Lançamento

Livro ensina crianças a cozinhar de forma lúdica

Livro "Na cozinha com os dinossauros", de Celina Bodenmüller e Luiz Eduardo Anelli reúne assuntos mais adorados pelas crianças: comida e dinossauros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Capa do livro "Cozinha com os dinossauros"
Capa do livro "Cozinha com os dinossauros" (Cozinha com os dinossauros)

São Paulo - Seja pela experiência sensorial prazerosa, pela imitação do universo adulto, pela lista de ingredientes, as diferentes combinações, o fogo ou ainda a expectativa com a receita que ficará pronta, cozinhar é uma das atividades que mais atraem as crianças. E para tornar essa atividade ainda mais divertida, os autores Celina Bodenmüller e Luiz Eduardo Anelli lançam o livro “Na cozinha com os dinossauros” (Editora Moderna), que reúne receitas um tanto inusitadas como ovos petrificados, panquecas jurássicas, patê de dino e até mesmo bombom cocô herbívoro.

Dedicada aos jovens de oito anos em diante, a obra traz 12 receitas, que podem ser preparadas uma a cada mês, inclusive nos meses de férias. A cada nova receita, os autores trazem uma curiosidade da era pré-histórica sobre vulcões, ovos, chifres, alimentação, as diferentes espécies que coexistiram no mesmo período, entre outros.

De acordo com Celina Bodenmüller, o livro pretende unir o fazer e o saber, propondo que as crianças exercitem a culinária enquanto aprendem sobre a realidade do mundo. "Observar, entre outras coisas, a ação do calor do forno e da pressão do ar sobre os alimentos ou, simplesmente, a água ferver, traz a oportunidade de reflexão e de questionamento sobre fenômenos físico-químicos que acontecem durante o preparo dos pratos e, melhor ainda, estimula as crianças a formular hipóteses e a fazer comparações e experimentações que terminam em descobertas surpreendentes", explica.

O intuito da obra é ajudar as crianças a se divertirem na cozinha, com os dinossauros, com receitas que podem ser preparadas tanto em casa, na escola ou outro ambiente. Entre os temas abordados na obra estão o de culinária, como gênero textual de receita com lista de ingredientes e passo a passo, unidades de medidas, segurança na cozinha, educação alimentar, e também na área de paleontologia, como aspectos da paleontologia e do trabalho do paleontólogo, a vida dos dinossauros e de outros animais, fósseis, Geologia e evolução.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.