O surgimento de uma nova “pesquisa” - agora favorável à senadora Eliziane Gama (Cidadania) - e a consequente reação da própria parlamentar, admitindo “recomeçar” suas articulações já de olho em 2022 dão bem o tom de como andam as coisas no grupo do governador Flávio Dino (PCdoB).
Ou de como não andam.
Focado numa candidatura a presidente da República, ou apenas em algum protagonismo nacional, o comunista tem antecipado o quanto pode um debate sucessório que deveria começar apenas após as eleições municipais de 2020.
Por outro lado, acaba deixando desgarradas suas “ovelhas” no Maranhão.
E, agora, vê seu grupo - que já tinha em plena campanha com dois pré-candidatos a governador: o senador Weverton Rocha (PDT) e o vice-governador, Carlos Brandão (PRB) - com mais uma pretensa candidata ao posto que ele hoje ocupa.
Todo mundo colocando a carroça na frente dos bois, para ocupar um espaço que Dino vem deixando aberto em virtude dos seus anseios nacionais.
Ouriçada
A senadora Eliziane Gama (Cidanania) reagiu rápido à divulgação de “pesquisa” - ainda que regionalizada - que a coloca à frente de Weverton Rocha e de Carlos Brandão na corrida pelo governo em 2022.
Foi rápida, mas um tanto enigmática. Ao jornalista Marco D’Eça, a parlamentar disse que avalia “recomeçar” sua articulação política.
“Estava me recuperando dessa campanha dura [pelo Senado]. Mas vamos recomeçar” sinalizou.
Pegou mal
Ainda sobre a tal “pesquisa”, outro dado chamou atenção: o fato de o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), que tem pretensões em 2022, aparecer apenas em terceiro lugar.
O caso não pegou bem porque o levantamento foi feito justamente numa região em que o parlamentar tem grande influência política.
E como deseja ser candidato a governador, ou senador, deve começar fazendo o dever de casa, buscando liderança onde sempre levou a fama de ter controle absoluto dos votos.
Eleição
Desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) já se preparam para mais uma eleição para a presidência da corte.
Segundo apurou a coluna, devem ser candidatos a desembargadora Nelma Sarney e o desembargador Lourival Serejo.
As primeiras sondagens apontam para uma disputa acirrada. A escolha do sucessor do desembargador José Joaquim ocorre em dezembro.
Ninguém entendeu
O Ministério Público do Maranhão disparou ontem um release à imprensa informando de uma ação contra o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), por improbidade.
Segundo a nota, o procedimento foi motivado por irregularidades na celebração de convênio entre a Prefeitura de Caxias e a Faculdade Vale do Itapecuru (FAI) de Caxias.
Ocorre que, de acordo com a Prefeitura, essa ação já foi julgada, e rejeitada, pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.
Isolado
O jornal O Globo destacou, ontem, o isolamento em que ficou o PT ao posicionar-se contra o acordo assinado entre Brasil e EUA que permitirá o lançamento de satélites com tecnologia norte-americana a partir de Alcântara no Maranhão.
Segundo a publicação, sustentando teses anti-imperialistas que remontam à Guerra Fria, os petistas ficaram sozinhos, abandonados até mesmo por aliados como PDT, PCdoB e PSB.
O Globo lembrou, ainda, do desperdício de mais de R$ 2 bilhões no acordo com a Ucrânia que possibilitou a criação da empresa binacional Alcântar Cyclone Space.
Encontro
A direção do PV realizará um encontro estadual no próximo dia 21, a partir das 14h, no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa.
O evento terá a participação do ex-deputado federal, ex-ministro do Meio Ambiente e atual secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Sarney Filho, membros da Executiva Nacional e outras autoridades e lideranças. O presidente do PV no Maranhão, deputado estadual Adriano Sarney, é quem está à frente do ato.
Na ocasião, o partido reafirmará suas ideias e fortalecerá seu posicionamento nos cenários políticos nacional, estadual e nos municípios maranhenses, com ênfase para a capital, São Luís, onde a sigla segue firme com o projeto de lançar candidatura própria a prefeito.
DE OLHO
R$ 3 milhões a mais é o valor aproximado que a SES pagará por um novo contrato anual de aluguel de ambulâncias após desclassificação da empresa vencedora em pregão realizado neste ano.
E MAIS
• Em prisão domiciliar desde o ano passado, a ex-prefeita de Anapurus Tina Montelles foi flagrada fazendo compras em Chapadinha, descumprindo ordem judicial.
• Não repercutiu bem, nem mesmo entre aliados, a recente reunião política entre o pré-candidato a prefeito de São Luís Rubens Júnior (PCdoB) e o vereador Astro de Ogum (PL).
• O deputado Zé Inácio ainda tenta articular uma data para conceder medalha já aprovada pela Assembleia, ao jornalista Glenn Greenwald.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.