Eleições 2020

PT e PSD confirmam que terão candidatos a prefeito em São Luís

Presidentes das legendas garantiram que há um acordo com a direção nacional de cada sigla para que, na capital, sejam lançadas candidaturas a prefeito em 2020

Gilberto Léda/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Honorato se reuniu com Hoffmann e Edilázio com Kassab para tratar de candidatura própria em SL
Honorato se reuniu com Hoffmann e Edilázio com Kassab para tratar de candidatura própria em SL (Edilázio)

Mais dois partidos confirmaram, nesta sema­na, que devem mesmo lançar candidaturas próprias na disputa pela Prefeitura de São Luís em 2020.

Atualmente, considerando-se tam­bém os pré-candidatos que estão filiados às mesmas legendas, já há mais de dez postulantes ao cargo hoje ocupado por Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

Na quarta-feira, 30, o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na capital, vereador Honorato Fernandes, visitou a presidente nacional da sigla, deputada federal Gleisi Hoffmann, para discutir o projeto “São Luís PT 2020”.

“Na pauta, questões partidárias, mas em especial a posição do nosso partido em São Luís diante das eleições de 2020”, destacou o petista.

A tese também é defendida pelo deputado estadual Zé Inácio, outra liderança do PT que tem advogado abertamente a favor da candidatura própria da sigla.

Segundo ele, o resultado da pesquisa Escutec divulgada há duas semanas pelo jornal O Estado mostra que a sucessão em São Luís está “completamente indefinida e aberta”, o que favoreceria uma candidatura petista.

“Analisando pesquisa Escutec/O Estado, chego à seguinte conclusão: sucessão em São Luís completamente indefinida e aberta. Na espontânea, um candidato isolado acima de 20% e nenhum outro acima de 3%. Nenhum dos 14 nomes da estimulada ultrapassa 10%, no­mes já na disputa há vários meses. É o momento de o PT apresentar candidatura própria. Várias pesquisas têm apontado que mais de 50% da população de São Luís reconhece o legado do PT e a força de Lula”, destacou.

Também na quarta, o deputado federal Edilázio Júnior, presidente do PSD no Maranhão, confirmou que o partido lançará candidato a prefeito não apenas na capital, mas também em Imperatriz.
Ele reuniu-se em Brasília com o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.

“Foi deliberado hoje [ontem], junto com o presidente nacional do meu partido, Gilberto Kassab, que o PSD terá candidaturas próprias em todas as cidades do Maranhão com mais de 50 mil habitantes, incluindo São Luís e Imperatriz”, destacou.

Deputados ainda em buscam de partidos para se candidatar

Pelos menos dois deputados estaduais que pretendem ser candidatos a prefeito de São Luís ainda estudam as possibilidades partidárias: Wellignton do Curso (PSDB) e Yglésio Moyses (PDT).

O tucano nunca foi abertamente descartado pela direção partidária, atualmente sob o comando de Roberto Rocha - que diz apenas não estar debatendo eleições de 2020 “ainda”. Membros da sigla, no entanto, relatam que o senador não parece propenso a apoiar uma empreitada do deputado.

Já Yglésio teve um confronto aberto com o presidente estadual do PDT, senador Weverton Rocha, há pouco mais de um mês. Mas já acertou sua saída.

Nesta semana, confirmou a jornalistas na Assembleia Legislativa que vai mesmo filiar-se ao Solidariedade, partido pelo qual deve disputar a Prefeitura.

A mudança, segundo ele, deve ser oficializada ainda no mês de novembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.