Mistério elucidado

Governo brasileiro descobre navio responsável por manchas de óleo no Nordeste

Investigações conjuntas apontaram para navio Bouboulina, de origem grega, como responsável por vazamento que contaminou praias do litoral nordestino

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Navio Boubolina foi apontado por órgãos do governo como responsável por desastre
Navio Boubolina foi apontado por órgãos do governo como responsável por desastre (Boubolina)

De acordo com o Ministério da Justiça e Polícia Federal, o navio Bouboulina, de naturalidade grega, foi o culpado pelo maior desastre ambiental da história da costa nordestina. A embarcação é de propriedade da empresa Delta Tankers LTD.

Com base na investigação da Polícia Federal, foram cumpridos dois mandados de busca no Rio em sedes de representantes e contatos da empresa grega responsável pelo navio. Os mandatos foram ordenados pelo juiz federal Francisco Eduardo Guimarães Farias, da 14ª Vara Federal em Natal. Foi alvo a empresas Lachmann Agência Marítima, agente marítimo da Delta Tankers no Brasil, e a Witt O Brien's.

A Witt O Brien's foi envolvida no maior no caso de vazamento de óleo da plataforma DeepWater Horizon, que explodiu no Golfo do México em 2010, matando 11 trabalhadores e derramando milhões de barris de petróleo no mar.

As investigações que culminaram com a elucidação do caso foram realizadas de forma integrada por vários órgãos do Governo Federal. Entre eles a Marinha, Polícia Federal, Ibama e as universidades Federal da Bahia (UFBA), de Brasília (UnB) e Universidade Estadual do Ceará (UEC).

De acordo com as investigações, o navio mercante Bouboulina atracou na Venezuela em 15 de julho e o derramamento teria ocorrido a 700 quilômetros da costa brasileira entre os dias 28 e 29 de julho.

Neste momento o navio está ancorado em um porto da Nigéria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.