Sínodo dos Bispos

Papa Francisco faz reunião informal com indígenas

Ele falou dos perigos de ''novas formas de colonização'' na região, segundo o Vaticano, e disse que todos os povos podem ''receber o anúncio de Jesus com sua própria cultura''

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Papa Francisco em reunião informal com indígenas no Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia
Papa Francisco em reunião informal com indígenas no Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia (Divulgação)

VATICANO - O papa Francisco teve um encontro informal com um grupo de indígenas no Vaticano ontem,17. A reunião improvisada ocorreu às 15h30 de Roma (10h30 de Brasília), nos bastidores do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, que começou em 6 de outubro e vai até o dia 27.

Sínodo cogita criar estrutura da Igreja para defender direitos humanos na Amazônia
Participantes do Sínodo criticam atividades 'predatórias' na Amazônia

O papa falou dos perigos de "novas formas de colonização" na Amazônia, segundo o Vaticano. Também comentou as origens do cristianismo e sua evolução em diferentes culturas - do mundo hebraico àquele greco-latino, e também em culturas eslavas, orientais e americanas.

De acordo com o Vaticano, com o papa estavam 40 indígenas. Alguns deles participam da assembleia do Sínodo e, outros, estão em Roma para eventos paralelos.

Os indígenas foram acompanhados pelo arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, e pelo cardeal Dom Cláudio Hummes, relator-geral do Sínodo. Na foto, também aparecem o cardeal Dom Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo, e o cardeal Dom Pedro Ricardo Baretto Jimeno, arcebispo de Huancayo (Peru).

O encontro começou com um breve discurso feito por dois participantes, um homem e uma mulher, que agradeceram ao papa pela realização do Sínodo voltado às questões amazônicas.

"Eles pediram ajuda para colocar em prática o desejo de garantir uma vida serena e feliz aos próprios povos", afirma o Vaticano, em comunicado à imprensa.

Pedido de ajuda

Os membros de comunidades indígenas também pediram ajuda para despertar atenção do mundo para o cuidado a seus territórios e às águas, "para que seus descendentes também possam aproveitá-las", diz a nota.

Já na primeira sessão do Sínodo da Amazônia, na segunda-feira,7, o papa afirmou que a sociedade moderna não deve tentar impor suas regras aos povos indígenas, mas sim respeitar sua cultura e permitir que eles planejem seu próprio futuro.

O pontífice advertiu que “as ideologias são uma arma perigosa”, e defendeu que "a colonização ideológica é muito comum hoje". O líder católico pediu que se controlem os impulsos "de domesticar os povos originais". Francisco disse, ainda, que por muito tempo muitos na Igreja tiveram uma atitude "depreciativa" em relação aos povos nativos e suas culturas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.