Climas apostos!

Em preparação para final, Sampaio e Náutico têm ambientes distintos

Enquanto o Tricolor mostra otimismo e aguarda capitão, Timbu prega cautela e poupa zaga titular

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Elenco do Sampaio em treino no Castelão
Elenco do Sampaio em treino no Castelão (SAMPAIO TREINO CASTELÃO )

SÃO LUÍS - Um com uma boa vantagem, podendo perder por até 1 x 0, o outro dependendo de dois gols, pelo menos para levar o duelo final para os pênaltis. Neste cenário, Náutico e Sampaio preparam suas equipes e estratégias para a partida que vale o título desta edição da Série C. No Sampaio, existe a esperança pelo retorno do capitão Paulo Sérgio, e a motivação que será potencializada pelo apoio em massa da torcida. No Timbu, o clima é de cautela, com alguns jogadores sendo poupados dos treinos, e muita ansiedade, principalmente pelo fato de que, de todo o elenco, apenas três jogadores já venceram competições nacionais.

Sabendo das dificuldades que vai encontrar, mesmo jogando ao lado da sua torcida, o Sampaio Corrêa finalizará sua semana de treinos com duas atividades no Castelão. Ontem (3), a equipe tricolor fez um treino no Castelão e nesta sexta-feira (4) volta a trabalhar no local. A comissão técnica não liberou o acesso à imprensa.

Apesar de o clube não permitir imagens dos treinos, não fica difícil imaginar que o técnico João Brigatti deve fazer até duas mudanças na equipe. A primeira deve ser na defesa. O capitão Paulo Sérgio, que se recupera de uma lesão na coxa, se mostrou otimista quan­to à sua presença no jogo e tem chances reais de entrar em campo.

“A vontade de estar em campo e ajudar meus companheiros a conquistar esse título é grande. Estou fazendo tratamento intensivo para poder ficar à disposição do treinador. Ainda temos mais alguns dias pela frente, e espero estar totalmente recuperado para essa batalha”, disse o capitão.
A outra modificação na formação boliviana deve ser a entrada do camisa 10 Rodrigo Andrade. O meia ficou no banco no jogo em Recife, quando Brigatti escalou o time com três volantes, mas, com a necessidade de vencer em São Luís, ele deve ser acionado. Com isso, Lucas Hulk ou Eloir devem perder a vaga.

Mesmo com as dificuldades, João Brigatti se mostrou otimista. “A situação é difícil, mas não impossível. Nosso elenco já deu exemplos de superação ao longo do campeonato, e eu confio neles para reverter esse placar. Vamos brigar muito por esse título, que será muito importante para todos nós, e principalmente para o Sampaio”, disse o comandante.

Zaga poupada e elenco “sem” título

Depois de conseguir uma vantagem melhor do que qualquer torcedor otimista imagina, depois de vencer por 3 x 1, nos Aflitos, o Náutico tem trabalhado com cautela para este jogo da volta. Nos dois treinos que fez nesta semana, o Timbu não contou com os zagueiros Camutanga e Diego Silva. A dupla foi poupada das atividades por conta de um cansaço muscular e não deve ser problema.
Caso os jogadores não fiquem à disposição do técnico Gilmar Dal Pozzo, as opções do treinador seriam Rafael Ribeiro e Fernando Lombardi.

O clima de ansiedade é grande, na equipe pernambucana. Do atual elenco, apenas três atletas já levantaram taça em competições nacionais. Os atacantes Paulinho, Matheus Carvalho e Jorge Henrique têm essa moral. Paulinho foi campeão da Copa do Brasil, em 2013, com o Flamengo. Matheus tem dois títulos da Série A, em 2010 e 2012, ambos pelo Fluminense, além de uma Série B (2016) com o Atlético/GO. Jorge ganhou a Copa do Brasil em 2009 e o Brasileirão de 2011, ambos pelo Corinthians.

Com todos estes componentes, Sampaio Corrêa e Náutico entram em campo neste domingo (6), às 16h, no Estádio Castelão. Como venceu por dois gols de diferença em casa, o Timbu pode perder até por 1 x 0 para ficar com o título. Já o Tubarão tem de vencer por 2 x 0 para levar para os pênaltis ou por uma diferença de três para ficar com o título direto. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.