SÃO LUÍS - Há três dias atrás manchas de óleo foram encontradas em Alcântara. O fenômeno também foi constatado em outras praias do Nordeste. Foram identificadas manchas dezenas de municípios no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) colheu amostras e solicitou ajuda da Petrobras para a identificação da substância e limpeza das praias atingidas. As análises revelaram que o material colhido se trata de petróleo originário de fora do Brasil.
A Petrobras divulgou comunicado em que revela que o material encontrado não é produzido e nem comercializado pela empresa.
O grupo de comando das investigações foi transferido para o Maranhão, onde o surgimento de novas manchas já foi relatado em pelo menos dez locais.
O Ibama tranquilizou a população e informou que “não há evidências de contaminação de peixes e crustáceos”. Dessa forma, o consumo do pescado nas regiões atingidas não foi prejudicado.
O Ibama orienta que banhistas e pescadores não entrem em contato com o óleo e que, se identificarem o material, notifiquem a prefeitura. Caso cidadãos encontrem animais com óleo, devem acionar órgãos ambientais. Esses animais não devem ser lavados e devolvidos ao mar.
Saiba Mais
- Áreas de risco no Olho d'Água, Caolho e Ponta d'Areia estão sinalizadas
- Laudo da Sema aponta 14 trechos nas praias da Ilha impróprios para banho
- Botes passam a ser usados como patrulhamento na orla da Ponta d'' Areia
- Bombeiros intensificam ações preventivas na orla marítima
- Prefeitura de Imperatriz divulga normas para utilização das praias
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.