Final e muita história!

Em busca do bicampeonato, Sampaio Corrêa vai enfrentar o Náutico

Tubarão, que tenta o seu quarto título nacional, ainda pode entrar na lista dos maiores vencedores da Série C

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Vitor Salvador fez o gol da vitória, por 1 x 0, sobre o Confiança
Vitor Salvador fez o gol da vitória, por 1 x 0, sobre o Confiança (VITOR SALVADOR SAMPAIO)

SÃO LUÍS - Seis anos após a última final e 22 anos depois do último título, o Sampaio Corrêa está de volta a uma decisão de Série C. Com a vitória imponente em dois jogos diante do Confiança nas semifinais, a Bolívia Querida, que já tem vaga garantida na Série B de 2020, busca o bicampeonato da competição e entrar no hall dos maiores campeões, ao lado de Vila Nova e Atlético (GO), que têm dois títulos cada. O Tricolor busca, também, seu quarto título nacional e, de quebra, ainda pode deixar o Nordeste entre as regiões do país com mais taças dessa divisão do Brasileiro, o Sudeste tem 13 e o Centro-Oeste cinco, com o Nordeste logo atrás, com quatro. Como tem a melhor campanha deste edição, o Sampaio faz a decisão em casa contra o Náutico, que bateu o Juventude, neste domingo (22), nos pênaltis, por 4 x 3, após 2 x 1 no tempo normal. As datas dos dois jogos ainda não foram divulgadas.

Único time brasileiro a conquistar três títulos em divisões diferentes - Série B (1972), Série C (1997) e Série D (2012) -, agora o Sampaio quer o bicampeonato da Série C. Com esse título adiado em 2013, quando foi superado pelo Santa Cruz na decisão, o Tubarão agora chega mais forte para essa final. Depois de engatar uma sequência de 5 vitórias e um empate na primeira fase, desde a chegada do técnico João Brigatti, o time avançou ao mata-mata, onde já tem três vitórias e um empate, eliminando São José e Confiança, respectivamente.

“Desde o dia que cheguei, tirando aquele primeiro jogo contra o Confiança, só tenho elogios a esse elenco. São guerreiros, doam-se ao máximo. Temos parte técnica e tática para melhorar, mas eles correram muito, contra uma equipe muito forte. Estão de parabéns, só tenho que enaltecer esse elenco, que comprou nossa ideia. Agora é colocar os pezinhos no chão, jogar mais uma vez com esse espírito. Esse elenco merece ser coroado com a faixa”, disse o treinador, após a vitória por 1 x 0 sobre o Confiança, no sábado (21), no Estádio Castelão, em São Luís.

Com um título invicto em 1997, o Sampaio agora quer mais uma taça da 3ª divisão. Caso consiga o feito, o clube entra para a história ao lado de Vila Nova e Atlético (GO), como os maiores vencedores, com dois títulos. Além disso ainda bota o Nordeste entre as regiões com mais triunfos. O estado com mais título é São Paulo, com oito, e em segundo está Goiânia, que tem quatro. São Luís pode chegar a dois, junto com Pará e Minas Gerais.
“Está todo mundo de parabéns, fico feliz de ver a vibração do elenco. É muito bom jogar nesse clube. Fica também o parabéns ao torcedor que compareceu. Agora é trabalhar e buscar essa quarta estrela”, comentou o goleiro.

Tubarão disparou!

Com a arrancada que deu após João Brigatti assumir o comando da equipe, o Sampaio tem a melhor campanha da Série C. Ao todo, são 41 pontos na classificação geral. São 22 jogos, com 12 vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Vinte e oito gols marcados e 21 sofridos.
“Eu sofri com lesões, mas graças a Deus voltei no momento certo e pude ajudar a equipe. Com o objetivo atingido, agora é descansar e quando voltar focar na final. Nós queremos esse título, por tudo o que a gente sofreu, acho que merecemos e vamos buscar, sempre respeitando o nosso adversário independente de quem for”, disse o meia esquerdinha, um dos destaques destas últimas partidas, lembrando que o Sampaio começou a competição muito mal.

Porém, mesmo com essa campanha impecável, João Brigatti ainda vê espaço para o time evoluir. “Para chegar até um final, você tem que jogar com esse espírito decisivo. Os jogadores foram guerreiros dentro de campo e deram o seu máximo. É claro que ainda precisamos melhorar em alguns aspectos técnico e táticos, mas os que correram, a forma como se doaram hoje diante de uma equipe muito díficil, eu só tenho a enaltecer o nosso elenco. Nosso elenco é de "Guerreiros"”, elogiou.

Campanha do Sampaio na Série C

22 jogos

12 vitórias

5 empates

5 derrotas

28 gols marcados

21 gols sofridos

Série C – Títulos por estado

São Paulo-8

Goiás-4

Rio de Janeiro-3

Santa Catarina-3

Minas Gerais- 2

Pará-2

Alagoas-1

Rio Grande do Norte-1

Paraná-1

Distrito Federal-1

Pernambuco-1

Maranhão-1

Série C – Títulos por regiões

Sudeste-13

Centro-Oeste- 5

Nordeste-4

Sul-4

Norte-2

Série C- Títulos por cidade

Goiânia-4 (Atlético Goianiense-2 e Vila Nova-2)

Belém-2 (Remo-1 e Tuna Luso-1)

Rio de Janeiro-2 (Fluminense-1 e Olaria-1)

São Luís-1 (Sampaio-1)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.