Estado Maior

A primeira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Depois de anos de promessas, justificativas, pressão do Ministério Público e até decisão judicial em seu desfavor, o Município de São Luís entregou no fim de semana a primeira das 25 creches anunciadas pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior nas eleições de 2012 e reafirmadas no pleito de 2016.
O prefeito inaugurou no sábado a creche de tempo integral U.E.B Salmoão Chaib, na Chácara Brasil, para atender 190 crianças de 2 a 5 anos de idade de toda a região. As matrículas para a unidade já foram realizadas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e as aulas já começam amanhã (24).
Além da creche, o pedetista entregou dois carros-biblioteca equipados e adaptados com obras infantis que serão utilizados para a promoção da valorização da cultura maranhense.
Foram 25 as unidades prometidas há quase seis anos. Há outras duas com obras já avançadas, mas o Município continua devendo. É necessário intensificar os projetos já existentes para a educação. Garantir uma rede ampliada de matrículas para crianças em idade pré-escolar. E assegurar a valorização no setor.
A creche entregue na Chácara Brasil vai mudar e muito a realidade de vida de centenas de famílias. Mas, é preciso avançar para as demais regiões da capital, onde outras 24 creches também foram prometidas. Importa que se alargue o programa.
Afinal, promessa é dívida.

Reforma
O senador Roberto Rocha (PSDB) participou do Encontro de Varejistas em São Paulo, para tratar da Reforma Tributária.
Na ocasião, 69 grandes empresas discutiram o texto apresentado pelo tucano - relator da matéria no Senado -, à CCJ da Casa.
“Tenho dito que a reforma é para todos, simplificando impostos, sem CPMF, e facilitando a vida das pessoas”, disse.

Clima
O deputado federal Edilázio Júnior, relator da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, participou de evento da ONU, no fim de semana, sobre o meio ambiente.
Em Nova York, o parlamentar dialogou com cientistas e ambientalistas de todo o mundo e tratou sobre a situação da Amazônia.
A Assembleia Geral da ONU se estenderá até a próxima sexta-feira e deverá contar com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Liderança
O governador Flávio Dino (PCdoB) falou novamente sobre o encontro que manteve com o ex-presidente José Sarney (MDB) em junho deste ano.
À revista IstoÉ, o comunista disse que o ex-presidente da República é “uma liderança política importante” e que, por isso também o procurou para conversar.
“O ex-presidente José Sarney é nosso adversário regional, mas também uma liderança política importante no Brasil”, disse.

Sem acordo
Na mesma entrevista, Flávio Dino afirmou que apesar do diálogo com o ex-presidente, não houve qualquer tipo de acordo político.
“Sem que haja qualquer tipo de acordo regional, porque não houve, de fato, nem da parte dele, nem da minha parte, mantivemos e manteremos um bom diálogo a respeito dos temas nacionais. Esse é o caminho certo”, acrescentou.
Dino tenta consolidar-se como pré-candidato à Presidência da República e busca a interlocução com lideranças de amplitude nacional para análises sobre o projeto.

Criticou
O deputado estadual Adriano Sarney (PV) criticou recente entrevista do governador Flávio Dino ao programa Canal Livre, da Band em que o comunista falou sobre a Reforma Tributária no país.
O parlamentar destacou que Dino falou sobre a racionalização dos impostos, mas fugiu sobre o tema referente à sua gestão.
Ele lembrou dos aumentos de impostos no estado, sobre o rombo na previdência do Maranhão e sobre o escândalo que ficou conhecido como “aluguel camarada”.

DE OLHO
R$ 13,5 milhões
foi
o valor da obra de reforma do Terminal do Cujupe, entregue no último sábado.

Articulação
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), tem buscado várias frentes de atuação para a consolidação do projeto 2020.
Além da condução do Legislativo Municipal e do diálogo com partidos políticos, o parlamentar tem optado por engrenar projetos que atraiam a atenção do eleitorado.
Exemplo disso está na ação de preservação e conservação do meio ambiente na capital, com o plantio de mudas no entorno de uma praça na Avenida Ferreira Gullar, na Ilhinha. A ação foi no sábado.

E MAIS

• O governador Flávio Dino tem permanecido mais tempo no eixo Brasília - São Paulo para articulações políticas.

• O deputado Hildo Rocha intensificará as discussões sobre a Reforma Tributária na Câmara Municipal. Ele é presidente de Comissão Especial na Casa.

• O deputado estadual Wellington do Curso não deve ter a legenda do PSDB para a disputa da Prefeitura de São Luís em 2020

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.