COLUNA

O PT sendo PT

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Por mais um ano, o Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão protagoniza a novela que deixa em cheque a credibilidade da legenda e, principalmente, dos filiados. No Processo Eleitoral Direto (PED) há suspeitas de que petistas estão enrolando os próprios petistas.
Como de costume, a eleição interna da legenda é quase um jogo de “Brasil e Argentina”. Cheio de manhas e “catimbas” para tentar ganhar numa oportunidade ou com o tempo. Não há um jogo limpo e corrido.
Os petistas do Maranhão mais uma vez repetem as cenas que ocorrem a cada dois anos quando os filiados se reúnem para escolher a direção do PT.
Este ano, em menos de dois dias após o PED - ocorrido no domingo, 8 - já houve recursos, confusões na sede da legenda, paralisação na apuração dos votos e perda do prazo para totalização e resultado da eleição em São Luís.
Resultado: somente a direção nacional para fazer com que o processo avance no estado.
As cenas do PED no Maranhão representa exatamente o que o PT é no estado: nada. Um partido, cujo atrativo nada mais é do que o tempo de televisão e rádio que tem. Não há força política para buscar espaços.
Dos dirigentes - pelo menos a maioria - trabalham desde sempre para questões pessoais e não de partido. Cargos de segundo escalão ou uma simples assessoria especial. Assim trabalham os petistas.
Com uma eleição burocrática e pouco transparente, o partido repete um cenário em eleições anteriores. Enquanto outras siglas já apresentam nomes para a disputa de 2020, o PT trava uma luta interna que deixa o partido cada dia mais fraco e sem expressão política alguma no estado.

Atrapalhando
No PED 2019, o imbróglio mais uma vez tem como protagonista o grupo do deputado estadual Zé Inácio, que apoia Kleber Gomes para presidente municipal e Augusto Lobato para a estadual.
O parlamentar - cujo assessor, Fernando Silva é quem presidente a comissão eleitoral - determina a suspensão da apuração a todo momento deixando o processo conturbado.
Ele já foi até “chamado” pela presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann, para deixar o processo correr. Mas desobediente e com aval da direção estadual, Zé Inácio vai atrapalhando o PED e comprometendo a imagem já abalada do PT.

Frente
O governador Flávio Dino (PCdoB) iniciou mais um passo rumo ao seu objetivo de disputar a Presidência da República em 2022.
O comunista agora articula uma frente de esquerda em estados do Sul e Sudeste contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL).
A informação é da jornalista Mônica Bérgamo que garante que as conversas envolvem PT, PCdoB, PDT, PSB e PSOL.

Nem tudo são flores
No entanto, nem tudo são flores na proposta de Flávio Dino. Pelo que já publicou a “sombra do comunista”, deputado Márcio Jerry, há uma certa resistência.
Jerry argumenta que há uma desarticulação, onde deveria haver uma busca por uma tal frente.
“Esquerdistas que miram progressistas que xingam democratas…, que reclamam de esquerdistas. A semana começando com ampla desarticulação dos que deveríamos estar buscando a Frente...ampla”, disse o parlamentar nas redes sociais.

Votação
O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) deve demorar mais uns 10 dias para ser votado no plenário da Câmara dos Deputados. Esta é a previsão dada por parlamentares maranhenses.
A votação em cerca de uma semana somente será possível devido a um requerimento de urgência aprovado na semana passada na Casa.
A proposta, do deputado Pedro Lucas Fernandes, teve votação favorável da maioria da bancada maranhense na Câmara.Somente Márcio Jerry e Bira do Pindaré (PSB) foram contra.

Ganhando corpo
As declarações do presidente estadual do PDT, senador Weverton Rocha, deu mais força para a pré-candidatura do presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT).
A pré-candidatura de Osmar, que vinha sendo tratada apenas como uma possibilidade, acabou sendo concretizada e já vem ganhando mais adesões.
A expectativa é que o próximo a declarar apoio ao presidente da Câmara para 2020 seja o prefeito da capital Edivaldo Júnior.

Mais nomes
A ideia do PDT é que Osmar Filho seja o adversário principal de Eduardo Braide (PMN), que vem sendo considerado o nome mais forte na disputa pela Prefeitura de São Luís.
No entanto, o presidente da Câmara terá outros nomes de seu grupo político que poderão fazer frente a Braide como Rubens Júnior - ainda sem muita expressão - ou Neto Evangelista (DEM).
Mas se for considerados outros nomes como os da oposição, Osmar Filho e os demais governistas terão que disputar “com unhas e dentes” espaço na opinião do eleitorado ludovicense.

DE OLHO
52 mil petistas estavam aptos a participar da eleição interna do partido no Maranhão. Por enquanto, não há informação certa sobre a quantidade de votantes no conturbado PED.

E MAIS

• A reforma Tributária vai ser discutida em São Luís. Técnicos da Câmara dos Deputados esclarecerão sobre o que vem sendo proposto em seminário que vai acontecer no próximo dia 20.

• O seminário sobre a reforma Tributária em São Luís contará com a presença dos deputados federais Hildo Rocha e Agnaldo Ribeiro, respectivamente, presidente e relator da comissão da especial que analisa a proposta na Câmara.

• Ainda não houve qualquer tipo de avanço na análise da proposta do novo Plano Diretor de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.