COLUNA

Consórcio?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

A cada novo passo, novo movimento, os partidos aliados ao governador Flávio Dino (PCdoB) dão mais mostras de que deve mesmo ficar pelo meio do caminho a tese de um consórcio de candidatos a prefeito de São Luís.
A ideia de alguns governistas, em tese, é lançar diversos candidatos, bater de frente com o deputado federal Eduardo Braide e garantir um segundo turno.
No papel, a articulação tem razão de ser. O problema é a prática.
E a crise entre o senador Weverton Rocha e o deputado estadual Yglésio Moyses no PDT é apenas mais um exemplo do balaio de gatos em que se transformou a base dinista na capital – veja mais detalhes na reportagem do repórter Ronaldo Rocha.
Atualmente, no seio comunista, há desavenças, ainda, entre os deputados Neto Evangelista (PSDB) e Duarte Júnior e deste, com Rubens Júnior, pelo direito de ser candidato pelo PCdoB. Aliás, Rubens Jr., pré-candidato preferido dos Leões, não decola.
Isso sem contar que o presidente da Câmara, Osmar Filho, pré-candidato do PDT; e o deputado federal Bira do Pindaré, do PSB, não saem do lugar.
Faltam 13 meses para a eleição de 2020. Também em tese, ainda há tempo de sobra para as coisas se acertarem entre os aliados de Dino.
O problema é a prática.

Recuou?
No mínimo curioso o duplo posicionamento do senador Weverton Rocha em relação à saída, ou não, do deputado Yglésio Moyses do PDT.
Durante coletiva na sede do partido, ele disse a jornalistas que não autorizaria a saída do parlamentar para buscar candidatura por outra legenda.
Depois, em reunião com o próprio Yglésio, garantiu que não haverá veto a uma possível mudança de partido.

Queda de braço
O deputado federal Aluisio Mendes (PSC) venceu mesmo a queda de braço com seu desafeto pessoal e também deputado Josimar de Maranhãozinho (PL) pelo controle do Incra no Maranhão.
Deve ser confirmada nesta semana a nomeação de Edson Bastos Faro como novo superintendente do órgão no estado.
Faro foi indicado por Aluisio e chega para substituir Mauro Rogério Maranhão Pinto, o Mauro da Hidraele, indicado de Josimar que não passou nem um mês no comando da pasta.

Expectativa
Credores de precatórios do Estado do Maranhão estão de olho no megaleilão do pré-sal a ser realizado pela União em novembro.
A venda de ativos deve render, a título de royalties, nada menos que R$ 731 milhões ao Governo do Maranhão, ainda neste ano.
Como o governo Flávio Dino (PCdoB) avalia em apenas R$ 623 milhões o necessário para quitar de uma vez o estoque previsto até 2024, os credores acreditam que podem fazer uma boa negociação.

Homenagem I
A bailarina Bruna Gaglianone recebeu ontem, na Assembleia Legislativa, a Medalha do Mérito Legislativo João do Vale, proposta pelo deputado César Pires (PV).
A homenagem, em sessão solene presidida pelo deputado Wellington do Curso, foi um reconhecimento ao talento da maranhense, que é dos seis estrangeiros que compõem o Teatro Bolshoi, da Rússia.
- O que fazemos hoje é uma justa homenagem ao talento, à persistência e a abnegação dessa jovem maranhense que conquistou seu espaço no mais famoso balé do mundo - enfatizou Pires.

Homenagem II
O Plenário da Assembleia Legislativa fez, na sessão de ontem, um minuto de silêncio pelo falecimento do juiz Fernando Luiz Mendes Cruz.
O magistrado, que tinha 50 anos, foi encontrado morto em sua residência, no bairro Olho d’Água, na manhã de hoje.
Por meio de notas, a Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) e o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) lamentaram o falecimento do juiz.

E as blitze?
Após mais um grave acidente, ludovicenses voltaram a engrossar o coro pela retomada das blitze da Lei Seca.
A percepção geral é a de que o governo parou com as blitze educativas, mantendo apenas aquelas voltadas à cobrança de documentos, visando à arrecadação.
No fim de semana, quatro pessoas morreram após um motorista com sinais de embriaguez cair em um barranco no Jaracati.

DE OLHO

222% foi quanto aumentou o desmatamento na Amazônia em agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Inpe.

E MAIS

• Uma emenda do deputado Rafael Leitoa retirou o caráter retroativo do projeto de lei que garantirá reajuste de 2,94% a servidores do Judiciário.

• Foi desarquivado na Assembleia projeto de lei que obriga o Governo do Maranhão a divulgar relatório de todas as viagens oficiais do governador e do vice, além dos integrantes do primeiro escalão.

• A Assembleia aprovou requerimento de autoria do deputado Adriano (PV) que solicita da presidente da Aged-MA), Fabíola Mesquita, informações sobre a situação de concursados não nomeados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.