Estado Maior

Petistas nas urnas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

O complicado processo eleitoral do Partido dos Trabalhadores (PT) ainda tem meses até ser concluído. Ontem, os petistas foram às urnas, no Processo de Eleição Direta (PED), para escolher seus dirigentes municipais e também delegados que terão direito a voto na escolha para a direção Estadual.
No Maranhão, cerca de 50 mil filiados do partido fizeram suas escolhas em quase 200 municípios. A votação ocorreu até às 17h do domingo, mas a previsão é de que os resultados saiam somente após meia noite porque o PT ainda usa cédulas em seu processo eleitoral.
Em São Luís, a disputa municipal que mais recebe atenção, oito mil petistas escolheram entre o vereador Honorato Fernandes, que busca a reeleição, e Kleber Gomes.
Até o fechado da coluna, o resultado na capital ainda não havia sido oficializado.
Sobre a direção Estadual, somente em outubro é que o próximo presidente da sigla no Maranhão será conhecido. Disputam o cargo Augusto Lobato e Francimar Silva.
Ainda vai demorar para se saber como o PT vai se organizar para as eleições do próximo ano. Porque além do complicado PED ainda há os recursos que passam pela Executiva Estadual e termina na Nacional para finalmente fechar a composição dos dirigentes da legenda.

Dois turnos
E a eleição para a direção Estadual pode ocorrer em dois turnos. Segundo o regulamento do PT, o PED pode ocorrer em dois turnos para a eleição de presidente nos estados.
Já a escolha dos nomes dos dirigentes nacionais da sigla ocorrerá após o PED nos estados.
Segundo o calendário petista, o próximo presidente nacional do partido será conhecido em novembro.

AST
Não há previsão ainda de quando o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) vai entrar na pauta do plenário da Câmara dos Deputados.
Apesar da aprovação do pedido de urgência na votação da proposta, que prevê o uso comercial da Base de Alcântara, a matéria somente entra em pauta após reunião de líderes na Casa.
A próxima reunião está prevista para amanhã. Se os líderes entenderem que a matéria é prioridade e tem condições de aprovação, deve entrar em pauta.

Tramitação
Ainda sobre o pedido de urgência do AST, pelo que foi aprovado, a proposta não precisa ser votada nas sessões das comissões de Constituição e Justiça e de Ciências e Tecnologia.
Os pareceres das comissões técnicas serão dadas em plenário e após isso, pode ser votada pelos parlamentares.
Do Maranhão, ainda não há deputado da bancada que tenha se posicionado contra o acordo entre Brasil e os Estados Unidos.

Críticas de volta
O governador Flávio Dino (PCdoB) saiu, ontem, do plano traçado pelo seu marketing de não entrar em polêmicas com o presidente Bolsonaro ou seus auxiliares.
Em postagem, o comunista fez críticas aos diálogos que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, teve com o Ministério Público em relação ao ex-presidente Lula.
Em sua postagem, o governador maranhense fala sobre o papel do Ministério Público e o respeito que o órgão deve às pessoas.

Comemoração
As comemorações pelo aniversário de São Luís foram um sucesso. Durante três dias, públicos de todas as idades foram à praça Maria Aragão.
Foram shows para todos os tipos de públicos incluindo o evangélico. No encerramento teve a cantora maranhense Alcione.
O prefeito Edivaldo Júnior (PDT) não comemorou somente a festa. Os números das obras da gestão também foram destacados pelo pedetista, principalmente, as do Centro da capital.

DE OLHO
R$ 370 mil
é o valor
já pago pelos trabalhos na Secretaria Estadual de Transparência e Controle do governo do Maranhão.

Sem espaço
Ao contrário do que acredita, o deputado Wellington do Curso não deverá ter espaço no PSDB para entrar - de novo - na disputa pela Prefeitura de São Luís.
O partido, comandado pelo senador Roberto Rocha, somente iniciará o debate sobre a sucessão na capital no próximo mês.
Wellington chegou, num encontro da legenda, a se colocar como pré-candidato, mas foi desautorizado por Rocha pouco tempo depois.

E MAIS

• O deputado estadual Adriano Sarney (PV) disse à coluna que sua candidatura a prefeito de São Luís é irreversível.

• Ele vai ser o nome da oposição ao grupo do governador Flávio Dino que pretende sair com, pelo menos, quatro candidaturas.

• O senador Weverton Rocha (PDT) falará hoje, em entrevista coletiva, sobre voto seu já vendido na CCJ do Senador durante análise da reforma da Previdência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.