COLUNA

Assalto a bancos e um sistema falido

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Por pelo menos dois anos o governo do Maranhão passou a comemorar dados que mostravam queda no número de assalto a bancos no interior do estado. A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) divulgava aos quatro cantos do estado que a Polícia Militar formou um grupo de combate a banco, o Cosar, e com isso o enfrentamento a esse tipo de crime vinha surtindo efeito.
Realmente, a ideia do Cosar parecia que daria certo. No entanto, com o tempo, o grupamento passou a ser usado como segurança privada de uma companhia de seguros. Resultado: a qualidade do serviço dos homens do grupo começou a cair.
O reflexo disto, claro, foi a volta de assaltos a bancos com mais frequência e mais ousadia como os ocorridos na madrugada de ontem em Senador Alexandre Costa e Santa Helena. Para “coroar” a fase ruim na segurança, o grupo foi desfeito pelo atual comandante-geral da PM, coronel Ismael Fonseca, que alegou falta de recursos para manter o Cosar.
No entanto, na prática, o comandante-geral desmontou o grupo de combate a assalto a banco pelo idealizador do Cosar, o ex-comandante geral coronel Pereira, ser seu desafeto. As questões pessoais parecem ter mais peso para o oficial superior.
O fato é que as ações dos bandidos em bancos já não mais se resumem a cidades do interior do estado. Em São Luís, em 2019, oito agências foram alvo de marginais. E quem ainda combatia não mais existe.

Abandono
Aliado à falta de uma polícia ostensiva especializada, a SSP não tem a parte da inteligência que pode evitar os assaltos se as investigações fossem feitas.
Há muito abandonada, a Polícia Civil pouco atua no combate a assalto a bancos. Quando ainda há ação dos agentes civis, já é a de caça aos bandidos, que já explodiram agência, fizeram reféns e até atiraram contra quartel e delegacia de polícia.
O cenário, é no mínimo, de falência da Segurança, cujo titular é acusado de usar a estrutura da pasta para espionar autoridades.

Eleição no TJ
A eleição para a nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão vai acontecer somente em abril. Entretanto, já há articulações para a formação de chapas.
O desembargador Marcelo Carvalho, atual corregedor-Geral de Justiça, vai ser uma dos candidatos a presidente do TJ em 2020.
Ele deve ter como adversária a desembargadora Nelma Sarney, que, pela tradição que vinha sendo usada no tribunal, deveria ter sido a presidente eleita no último biênio.

Fake news
A superintendente da Funasa no Maranhão, ex-prefeita Maura Jorge, acabou publicando em suas redes sociais uma fake news.
Maura afirmou que o projeto de decreto legislativo para que a Justiça Eleitoral faça um plebiscito sobre a criação do Maranhão do Sul foi aprovado no Senado.
Nada disso. A proposta ainda está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), cujo relator é o senador Roberto Rocha (PSDB).

Pressão
Depois de denúncias na Assembleia Legislativa e uma sindicância aberta para apurar concessão de liminares, os mandados de segurança para transferência de alunos para curso de Medicina em Caxias começaram a cair.
Foram concedidas 17 liminares determinando a transferência de estudantes de Medicina de outros estados e até do exterior com o argumento de problemas de saúde.
Deste total, cinco já perderam o efeito. O próprio magistrado decidiu cassar as liminares concedida por ele.

Perderam
A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu no fim da noite de terça-feira, 3, que o recurso para cancelamento de filiações em São Luís não tem sentido.
Membros do PT maranhense como Fernando Silva, o deputado estadual Zé Inácio e o suplente de deputado Henrique Sousa até tentaram pressionar, mas não tiveram êxito.
O recurso dos petistas do Maranhão nada mais é do que a velha prática de deixar a eleição interna da legenda com pendências e com mais burocracias.

Eleição do PT
A reclamação do grupo do deputado Zé Inácio era de que mais de 2 mil novas filiações em São Luís não teriam validade por não terem sido submetidas ao diretório municipal.
Como o recurso foi rejeitado, a eleição para escolha do novo presidente municipal do PT de São Luís ocorrerá no próximo domingo, 8, com mais de 8 mil filiados aptos a votar.
Na disputa, estão o vereador Honorato Fernandes, que é o atual presidente municipal, e Kleber Gomes. Ocorrerá também a estadual, e disputam a presidência do partido Augusto Lobato, atual presidente, e Francimar.

DE OLHO

R$ 1 milhão é o valor que o município de Belágua deve receber com o megaleilão de petróleo que o Governo Federal deverá fazer em novembro deste ano.

E MAIS

• Medidas para combater o vandalismo na Praia Grande, no Centro Histórico, já foram iniciadas pela Prefeitura de São Luís, ontem.

• Uma operação de fiscalização de estabelecimentos comerciais ocorreu durante a tarde. A ideia é buscar alvará de funcionamento e registrar o tipo de prática comercial de cada estabelecimento.

• Da agenda do governador do Maranhão, Flávio Dino, em São Paulo, foram publicadas fotos somente de atos políticos. A tal busca por investimentos não teve qualquer registro. Estranho!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.