Editorial

Brasileiros mais conectados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Não há como negar o avanço da internet no Brasil. Por onde se anda, é possível perceber que todos estão conectados, a grande maioria via celular. Agora, essa comprovação vem na forma de estudo. A nova edição da pesquisa TIC Domicílios, divulgada na quarta-feira, 28, que afere dados sobre conexão à internet nas residências do país, conclui que o número de brasileiros que usam a internet continua crescendo: subiu de 67% para 70% da população, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas.

O estudo, relativo ao ano de 2018, é feito anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic). Um dado que merece destaque é o aumento do acesso à internet entre a camada mais pobre. No ano passado, contabilizavam 48% da população nas classes D e E, acima de 42% registrados em 2017.

Claro que nas regiões urbanas, a conexão é um pouco maior do que a média, alcançando 74% da população. Além disso, um total de 45%, isto é, pouco menos da metade dos moradores da zona urbana disse ter acesso à rede.

Vale destacar que desse percentual de usuários da internet, 48% disse ter adquirido ou usado algum tipo de serviço on-line, como aplicativos de carros, serviços de streaming de filmes e música, ou pedido de comida.

O brasileiro também continua usando o celular como principal fonte de conexão, segundo 97% dos entrevistados na pesquisa. O computador ficou em segundo lugar (com 43%); e pela SmarTV (30%). Hoje, já são 46,5 milhões de domicílios com acesso à internet, ou seja, 67% do total no país.

A pesquisa também mostrou as preferências em termos comportamentais. Os usuários da internet preferiram usar a rede para acessar serviços de transporte por aplicativo (com 32%), plataformas de filmes e séries (28%) e pedido de comida (12%).

E essa realidade não é difícil de ser constatada no dia a dia. Todos estão ligados 24 horas, seja para estudo, trabalho, entretenimento e lazer. Até as crianças estão conectadas para acessar joguinhos no celular, uma febre entre os pequeninos. Os adolescentes, nem se fala, entram em crise sem um celular na mão para registrar todos os momentos e, claro, postar. É bom ressaltar que tudo deve ser na medida, sem exageros e com controle, para que não sejam permitidas intromissões ou invasões de privacidade.

Não dá para imaginar o mundo sem internet. A infinidade de informações e o acesso rápido e fácil a elas faz om que todos se afeiçoem e logo passem a depender dela. A rede é também uma grande facilitadora para quem quer empreender, com aplicativos oferecendo os mais diversos serviços.

Com tantas facilidades, não é à toa que o brasileiro está a cada dia mais conectado. E, com certeza, esse número só vai crescer nos próximos anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.