Jogo político

Mudanças partidárias podem influenciar eleições em São Luís

Pelo menos dois deputados do Maranhão deverão ser oficializados em novas legendas; outros, como Hildo Rocha, também negociam mudança de legenda

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Aluisio Mendes vai se filiar hoje ao PSC, abrindo espaço no seu antigo partido, o Podemos, para Eduardo Braide
Aluisio Mendes vai se filiar hoje ao PSC, abrindo espaço no seu antigo partido, o Podemos, para Eduardo Braide (Aluísio mendes)

Thiago Bastos
Da editoria de Política


A confirmação de mudanças em quadros partidários envolvendo membros da bancada maranhense na Câmara dos Deputados pode influenciar no processo eleitoral ludovicense no ano que vem. Com a oficialização, nas próximas horas, da inclusão do deputado federal Aluisio Mendes no PSC, o colega de parlamento Eduardo Braide (PMN) deverá deixar a composição da legenda atual e substituir Mendes no Podemos.
Amanhã, a partir das 9h, no Blue Tree Towers, em São Luís, a Executiva Nacional do PSC deverá confirmar a indicação de Aluisio Mendes como líder do partido no cenário estadual. Além do presidente da legenda, Everaldo Dias Pereira, também prestigiarão o evento os governadores do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e do Amazonas, Wilson Miranda Lima.
As razões da saída de Aluisio Mendes do Podemos não foram oficialmente confirmadas. Nos bastidores, especula-se que uma orientação da direção nacional do partido (encabeçado pela deputada federal de São Paulo, Renata Abreu) foi responsável pela mudança.
Com isso, abriu-se espaço para Eduardo Braide ingressar no Podemos, que já expôs abertamente sua pretensão de ser candidato a prefeito de São Luís em 2020. Braide, caso confirme sua migração partidária, terá mais tempo de inserção no rádio e TV e recursos do fundo partidário por ultrapassar a chamada cláusula de barreira.
A inclusão futura e provável de Braide no Podemos tem a ver ainda com sua ideia de se posicionar de forma neutra nas eleições do ano que vem. A legenda, apesar de compor a base de apoio ao Governo Federal em Brasília, é vista como menos voltada aos interesses da direita em comparação ao PSL, por exemplo, que chegou a pretender Eduardo Braide em seus quadros há alguns meses.

Convite
O PSL, por sua vez, negocia a ida de Hildo Rocha - que atualmente é membro do MDB - para seus quadros. A O Estado, o deputado confirmou a negociação. “Recebi o convite e o que posso dizer no momento é que estamos negociando”, afirmou, se referindo ao responsável pelo partido no âmbito estadual, o vereador Chico Carvalho.
O vereador de São Luís disse que o nome de Hildo foi encaminhado ontem à direção nacional. “O convidei [Hildo] no último sábado lá em Arari, e ratifiquei agora em Brasília”, afirmou ontem, no fim da manhã. Nos próximos dias, o partido deverá se pronunciar sobre a indicação. Caso Hildo Rocha aceite o convite, o MDB perderia um dos nomes mais experientes de seus quadros. O partido analisa internamente o lançamento de um nome próprio como candidato a prefeito na capital.
Outra consequência com a possível mudança de partido de Hildo seria vista no próprio PSL. Com experiência política, o deputado se transformaria em uma das vozes ouvidas na definição do partido quanto ao lançamento do candidato apoiado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na capital em 2020. Além do superintendente de Patrimônio da União no Nordeste, coronel Monteiro, o apóstolo Sílvio Antônio disputa a indicação.

PSC deve compor base de apoio ao Podemos em 2020

O PSC, em reunião amanhã na capital maranhense, deverá encaminhar a base de apoio ao Podemos nas eleições municipais do ano que vem. O acordo deverá ser selado pelo deputado Aluisio Mendes, que, além de ser efetivado como membro do partido, também liderará os rumos da legenda em todo o estado.
Atualmente, a bancada maranhense na Câmara dos Deputados não registra nenhum membro do PSC, cuja direção não esconde o desejo de ampliação da influência da sigla na composição dos quadros legislativos estaduais e municipais. Em 2018, a legenda abriu mão de candidatura à presidência no país e foi responsável pela indicação do vice do então candidato Álvaro Dias, do Podemos.
Com a posição do PSC nas eleições de São Luís, outras legendas também deverão pensar em composições para o fortalecimento de suas candidaturas próprias, em especial a prefeito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.