Crise

Irã afirma que vendeu petróleo a bordo de navio liberado por Gibraltar

O comprador não foi anunciado, e nem se o petróleo foi adquirido antes ou depois do navio ter sido retido em 4 de julho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Bandeira iraniana no navio Adrian Darya, na costa de Gibraltar
Bandeira iraniana no navio Adrian Darya, na costa de Gibraltar (Reuters)

TEERÃ - O Irã anunciou ontem,26, que vendeu o petróleo que era transportado pelo navio que ficou quase um mês e meio retido em Gibraltar e foi liberado na semana passada pelas autoridades britânicas, apesar dos protestos dos Estados Unidos.

O petroleiro iraniano "Adrian Darya 1" tinha o nome "Grace 1" quando foi interceptado em águas territoriais britânicas por suspeita de transportar petróleo para a Síria, em violação às sanções europeias contra o país em guerra.

"A República Islâmica do Irã vendeu o petróleo deste navio e, no momento, o proprietário e o comprador decidem para onde será enviado", declarou o porta-voz do governo iraniano, Ali Rabiei.

Rabiei não anunciou quem era o comprador ou se o petróleo foi adquirido antes ou depois do navio ter sido retido em 4 de julho.

O Tribunal Supremo de Gibraltar autorizou em 15 de agosto a liberação do petroleiro, depois que Teerã garantiu por escrito que a carga de 2,1 milhões de barris de petróleo, avaliada em 126 milhões de euros, não seria entregue à Síria.

As autoridades de Gibraltar se negaram a manter o petroleiro retido, como era o desejo do governo dos Estados Unidos.



Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.