Estado Maior

Justiça e juventude

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

A Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão realizou, no último fim de semana, a primeira atividade prática do Projeto Voto Jovem na Escola, edição 2019. Trata-se de uma palestra realizada na escola Liceu Maranhense, situada no Centro da capital.
O presidente do TRE, desembargador Cleones Cunha; o corregedor-eleitoral, desembargador Tyrone Silva, o desembargador Bernardo Silva; a desembargadora Anildes Cruz, ex-presidente do Tribunal; além de servidores da Justiça Eleitoral, gestores e estudantes do Liceu, participaram do evento.
Na palestra, os magistrados levantaram um breve histórico da Justiça Eleitoral do Brasil, trataram da segurança das urnas eletrônicas e reforçaram o papel imprescindível da biometria no combate às tentativas de fraudes no momento da votação.
O projeto Voto Jovem na Escola é de responsabilidade social da Justiça Eleitoral do Maranhão e busca estimular o alistamento eleitoral e o desenvolvimento da consciência cívica dos jovens estudantes do ensino médio, das redes estadual e particular, com idade entre 15 e 18 anos.
Dentre os objetivos, está a conscientização dos estudantes a respeito da importância do voto como instrumento de cidadania; participação dos jovens e adolescentes no processo eleitoral de forma proativa; fomento à educação política nas escolas de ensino médio do estado; esclarecimento sobre o funcionamento e segurança das urnas eletrônicas; aproximação da Justiça Eleitoral à sociedade, em especial ao jovem e futuro eleitor, além da divulgação do acesso aos serviços eleitorais.
O projeto é desenvolvido pelo TRE desde 2008 e para a edição de 2019 estão previstas atividades como palestras educativas, concurso de redação, treinamento e simulações de votação nas urnas eletrônicas, além do alistamento eleitoral.

Negou
O desembargador Jaime Ferreira de Araújo, do Tribunal de Justiça do Maranhão, negou novo recurso à defesa de Zé Gomes (PRB), prefeito cassado do município de Buriticupu.
Com isso, despacho anterior que garantia validade da decisão do juiz Raphael Leite Guedes, que determinou a perda do cargo e a suspensão dos direitos políticos do ex-gestor por oito anos, foi mantida.
Com a decisão, o TJ mantém no comando do Executivo municipal o vice-prefeito, Ivanildo Santos dos Santos, o Grande (PDT).

Infarto
O deputado estadual Hélio Soares (PL) sofreu um infarto na tarde do último sábado (24), na cidade de Satubinha.
Ele participava de um evento político ao lado dos deputados Josimar de Maranhãozinho (federal) e Detinha (estadual).
Hélio Soares foi levado primeiro para o Hospital Macrorregional de Santa Inês, e passou a noite de sábado em uma UTI. Depois, foi transferido para um hospital particular na capital, onde está sendo submetido a tratamento.

Ajuda
O Ministério da Economia aprovou a liberação de R$ 38,5 milhões para o Ministério da Defesa. O descontingenciamento havia sido pedido na última sexta-feira.
Segundo a pasta da Economia, a liberação será imediata, “procurando atender de forma emergencial” o pleito da pasta, que vai utilizá-lo na Amazônia.
Há também em conjunto, o emprego das Forças Armadas no combate aos incêndios na Amazônia.

Conflitos
O Poder Judiciário do Maranhão inaugurou na comarca de Bacabal (a 246 km de São Luís), um Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
O centro vai oferecer serviços jurídicos, de informação e orientação aos cidadãos, com incentivo à solução de demandas por meio da conciliação.
A unidade - coordenada pelo juiz Antônio Jorge Sales Leite -, funciona nas instalações da Faculdade Pitágoras, situada no Centro.

No jogo
O vice-governador Carlos Brandão vai tentar protagonismo com o PRB nas eleições municipais do próximo ano para fortalecer o seu projeto de disputa ao Governo do Maranhão em 2022.
Ele tem acenado com a sigla para a filiação de pré-candidatos a prefeito de São Luís, a exemplo de Duarte Júnior, e participação ativa na sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
Adversário direto para 2022 dentro do próprio grupo, Weverton Rocha já tem o PDT como cacife para a disputa na capital: trabalha com o presidente da Câmara Municipal, Osmar Filho.

DE OLHO
R$ 100 milhões
é o valor
anunciado pela Prefeitura de Imperatriz como investimento em obras de infraestrutura na cidade.

Privatização
A Frente Parlamentar em Defesa dos Lençóis Maranhenses da Assembleia Legislativa deve retomar nesta semana as discussões sobre a concessão do parque no estado.
A inclusão dos Lençóis no programa de privatizações e concessões foi confirmada pelo Governo Federal na semana passada.
A expectativa é de que o processo seja iniciado em 2020.

E MAIS

• O Governo Federal assegurou ajuda ao Maranhão no combate a queimadas e incêndios no estado.

• Dirigentes e parlamentares do Partido Verde dos estados da Amazônia Legal divulgaram nota com protesto contra a inviabilização do Fundo Amazônia.

• O deputado estadual Adriano Sarney assinou o documento divulgado no último fim de semana pela legenda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.