Movimento 5 Estrelas

Partido de oposição na Itália impõe condições para formar governo

Com a renúncia de Giuseppe Conte e o fim da coalizão governista, Partido Democrático disse estar disposto a conversar com Movimento 5 Estrelas para barrar ascensão de Matteo Salvini

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Senado da Itália adiou uma vez uma votação marcada que poderia derrubar governo de coalizão
Senado da Itália adiou uma vez uma votação marcada que poderia derrubar governo de coalizão (Reuters)

ITÁLIA - ​O Partido Democrático (PD), principal sigla de oposição na Itália, disse ontem, 21, estar disposto a conversar com o Movimento 5 Estrelas – partido anti-establishment – a respeito da formação de um novo governo.

O Movimento 5 Estrelas fazia parte da coalizão governista dissolvida pelo Ministro do Interior, Matteo Salvini, líder do partido da direita nacionalista Liga. A cisão levou à renúncia do primeiro-ministro, Giuseppe Conte, e abriu vácuo de poder na Itália.

Nicola Zingaretti, chefe do PD de centro-esquerda, disse querer explorar a possibilidade de dividir o poder com o Movimento 5 Estrelas nos últimos três anos da legislatura. Se a aposta fracassar, as eleições devem ser antecipadas, disse.

Condições do PD ao 5 Estrelas

Chefe do PD, Zingaretti impôs cinco condições que disse que deveriam ser a espinha dorsal de qualquer acordo: "filiação leal" à União Europeia; dar um papel central ao Parlamento
desenvolvimento econômico baseado em sustentabilidade ambiental; mudança no tratamento dos imigrantes; mudança na política econômica para fortalecer o investimento.

"Se estas condições forem trazidas a bordo nos próximos dias, com base em uma descontinuidade necessária e com uma base parlamentar ampla, estamos dispostos a assumir a responsabilidade de criar um governo de mudança para a legislatura inteira", disse.

Os mercados financeiros se animaram com a renúncia de Conte, aparentemente esperançosos de que uma coalizão 5 Estrelas/PD possa vingar e evitar a antecipação das eleições.

Alguns investidores temem que, se Salvini usar as urnas para formar um governo liderado pela Liga e assumir como premiê, acelere os gastos e coloque a nação profundamente endividada em rota de colisão com a UE.

Dois dias de conversas

O presidente italiano, Sergio Mattarella, deve iniciar dois dias de conversas com vários líderes partidários, desde ontem, em busca de uma saída para a crise política desencadeada pela renúncia do primeiro-ministro.

Conte supervisionou uma coalizão entre o Movimento 5 Estrelas e o partido Liga, de Salvini. O atual Ministro do Interior decidiu acabar com a aliança e pressionar por eleições antecipadas na esperança de capitalizar sua popularidade crescente nas pesquisas.

Salvini pareceu ver como certo que o PD jamais cogitaria se aliar ao 5 Estrelas, partido com o qual sempre teve relações conturbadas. No entanto, a centro-esquerda disse que a economia frágil da Itália precisa ser preservada e está disposta a tentar minar a vantagem do direitista nas pesquisas antes de voltar às urnas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.