Assassinato

Mais um feminicídio é registrado no estado, 35º somente este ano

Ideneide Pessoa, de 31 anos, foi morta a golpes de faca por seu companheiro na noite de terça-feira, data em que comemorava o seu aniversário

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Ideneide Pessoa, mais uma vítima de feminicídio no Maranhão
Ideneide Pessoa, mais uma vítima de feminicídio no Maranhão (Ideneide)

SÃO LUÍS - Chega a 35 os crimes de feminicídio este ano no Maranhão, segundo dados do Departamento de Feminicídio, órgão ligado à Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP). Somente este mês, a polícia já registrou seis casos, o último na noite de terça-feira, 20, no Parque Araçagi, em São José de Ribamar. A vítima, Ideneide Pessoa, de 31 anos, foi assassinada a golpes de faca no dia do seu aniversário por seu companheiro, Natanael Lopes Fernandes, de 27 anos.

O acusado se entregou a Polícia Militar após o crime e foi apresentado na sede da SHPP, na Avenida Beira-Mar, e foi ouvido pela delegada Viviane Fontenelle, que é chefe do Departamento de Feminicídio.

O detido declarou que vivia com a vítima há três anos e havia comentário de que estava sendo traído. Ele explicou que tentou por várias vezes ter acesso ao celular da companheira, sem obter sucesso. Na noite de terça-feira, 20, eles chegaram a discutir em via pública e durante a briga, houve troca de agressão física e ele acabou desferindo vários golpes de faca na mulher.

Ela ainda foi socorrida e levada por populares para o Hospital Municipal Socorrão I, no centro, mas não resistiu. Ontem pela manhã o corpo de Ideneide Pessoa foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para a autópsia e após os exames foi liberado para os familiares. O acusado foi autuado em flagrante pelo crime de feminicídio.

Sepultamento

Somente no fim da tarde de terça-feira, 20, foi que o corpo de Thays Andrade foi sepultado na cidade de Bom Jardim, sob forte comoção entre amigos, parentes e alunos da rede municipal. A vítima era secretaria de uma escola desse município e estudante do curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Thays Andrade foi encontrada em sua residência no bairro da Cohab, em Bom Jardim, na última segunda-feira com marcas de estrangulamento. No local do crime, a polícia não constatou sinais de arrombamento. O corpo dela foi removido para o IML, em São Luís, para ser periciado e o resultado vai ser encaminhado à delegacia regional de Santa Inês.

A polícia chegou rapidamente ao suspeito e prendeu na última terça-feira Daniel Santos Sousa, o Filho do Pastor, de 22 anos. O delegado Armando Pacheco informou que ele é filho do padastro da vítima e responde a processo por furto e arrombamento. Inclusive, ele havia deixado a unidade prisional recentemente.

Outros casos

Mais quatro casos de feminicídio ocorreram somente este mês. No sábado, 17, a polícia apreendeu um adolescente e prendeu um homem, nome não revelado, suspeitos de terem assassinado a adolescente Ananda de Sousa, de 16 anos, no povoado Curral do Anfilóquio, zona rural de Sucupira do Norte.

A polícia informou que havia marcas de pauladas na cabeça da vítima. O crime ocorreu ainda na sexta-feira, 16. O corpo da adolescente foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Timon para a perícia e o resultado vai ser encaminhado para a delegacia de São João dos Patos, onde o caso está sendo investigado.

Ainda no último sábado, foi preso em flagrante o açougueiro Francisco Linhares, de 32 anos, na zona rural do município de Cantanhede, acusado de ter assassinado a ex-companheira Taynara Cristina, de 23 anos, no município de Itapecuru-Mirim. O crime ocorreu na madrugada e o acusado fugiu para Cantanhede. A polícia informou que Francisco Linhares era muito ciumento e agredia constantemente a ex-mulher, principalmente quando ingeria bebida alcoólica.

Ainda no dia 14 ocorreu outro caso de feminicídio, no povoado Lagoa Verde, em Imperatriz. A vítima foi Tatiana Santana Gomes, de 36 anos. A polícia informou que ela foi assassinada pelo ex-companheiro, identificado apenas como Antônio. Nesta ação criminosa, Clebson Alves Leão também foi baleado e levado para o Hospital Municipal de Imperatriz.

No último dia 5, foi assassinada Evanessa Rocha Brito, de 28 anos, em uma quitinete, no bairro da Forquilha, em São Luís. De acordo com a polícia, ela morava com Vanilson Silva Serra, de 26 anos. No dia do crime, eles retornaram de uma festa, no Turu, e se desentenderam. O corpo da vítima foi encontrado por uma amiga, que acionou a polícia, que prendeu o acusado que estava ensanguentado.

A polícia já havia registrado outro caso de feminicídio no povoado Guajará, zona rural de Turilândia, no dia 1º deste mês. A vítima foi Maria Joaquina Rodrigues, 33 anos, e o principal suspeito é Jeremias Silva de Jesus, o Jereba, de 33 anos, que foi preso em flagrante. O caso está sendo investigado pela delegacia regional de Pinheiro, coordenada pelo delegado Oséas Ferreira.

Investigação

A delegada Viviane Fontenelle informou, ontem, que uma das mortes, ocorridas na noite do último dia 19, na cidade de Rosário pode ser tipificada como crime de feminicídio. “Um dos corpos das vítimas foi encontrado semidespido, e teria sido violentado sexualmente. Percebe-se um cunho de gênero muito forte”, explicou Viviane Fontenelle.

FIQUE POR DENTRO

Feminicídios ocorridos neste mês no estado

Dia 1º - Maria Joaquina Rodrigues, de 33 anos, em Turilândia

Dia 5 - Evanessa Rocha Brito, de 28 anos, na capital

Dia 16 - Ananda Sousa, de 16 anos, em Sucupira do Norte

Dia 17 - Taynara Cristina, de 23 anos, na cidade de Itapecuru-Mirim

Dia 19 - Thays Andrade, de 26 anos, Bom Jardim

Dia 20 - Ideneide Pessoa, de 31 anos, em São José de Ribamar

Número

35

casos de feminicídio já ocorreram somente este ano no Maranhão, seis deles somente este mês, segundo dados do Departamento de Feminicídio, na SHPP

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.