Pergentino Holanda: Trio de charme no Grand Cru
E mais: Vem aí o Fast Dance Brasil
Maio Amarelo
Como parte da Campanha Maio Amarelo, movimento nacional de órgãos, instituições e entidades para chamar a atenção da sociedade sobre os riscos de comportamentos imprudentes no trânsito, o Maranhão vai contar, a partir de agora, com ações nesse sentido no estado como um todo, por iniciativa do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), e, em particular, na Cidade de São Luís, da parte da Agência Estadual de Mobilidade Urbana.
A campanha trabalha o tema do Maio Amarelo 2024, “Paz no trânsito começa por você” e visa estimular o público a debater o assunto em todos os ambientes.
Nacionalmente, essa ação é organizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuam efetivamente para a redução dos elevados índices de ocorrências no trânsito brasileiro.
Maio Amarelo...2
No Maranhão, entre 2022 e 2023 houve uma redução bastante significativa no número de acidentes, em geral, nas rodovias estaduais e de mortes no trânsito de todo o Estado. A maioria dos sinistros tem como causas a falta de atenção, a perda do equilíbrio do veículo (motocicletas), a alcoolemia e o excesso de velocidade.
No Estado, o Detran é um dos órgãos parceiros do Observatório na realização da campanha, que terá como foco a redução de sinistros em todo o Estado, especialmente os acidentes envolvendo motociclistas.
Em 2021, o número de sinistros com motos no País bateu recorde, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). No mesmo ano, o Sistema Único de Saúde gastou R$ 15,78 bilhões com despesas médicas de acidentados por motos, segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS).
Fast Dance Brasil
Nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio, a capital maranhense será palco de um dos maiores festivais de dança da América Latina, o Fast Dance Brasil 2024.
Trata-se da segunda edição, a ser realizada no estado, com produção local da Olímpia Centro de Artes, e direção geral da mestra Zélia Mathias. O evento reunirá grandes nomes da dança do país e do exterior, e ofertará, além de espetáculos, oficinas e palestras.
Destinado a profissionais, professores, alunos e amantes da arte da dança, o Fast Dance Brasil, edição São Luís, terá como locais para as apresentações os teatros João do Vale, dia 17, às 19h, e o Arthur Azevedo, dias 18 e 19, às 19h, com entrada gratuita para o público em geral.
Mudança
Está em tramitação na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal um projeto de lei de autoria do senador Beto Faro (do Pará) que altera o artigo 1º da lei 10.779 para definir o prazo de pagamento do seguro-defeso.
De acordo com o senador, o pagamento desse benefício não ocorre com o início da proibição da atividade pesqueira.
Via de regra, o pagamento da primeira parcela, mesmo que o cadastro do pescador esteja regular, só ocorre até o ano seguinte.
O PL de Faro sugere que o benefício seja pago até o quinto dia útil do mês em que se inicia a proibição da pesca.
Posto de atendimento
Neste período de entrega dos novos cartões de passagem do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) ampliou o funcionamento do seu posto de atendimento do Terminal de Integração da Praia Grande, que funcionará neste sábado (11), e no sábado da semana seguinte (18), das 8h às 17h. A unidade é destinada ao atendimento de idosos e pessoas com deficiência.
A medida visa garantir aos idosos e pessoas com deficiência um prazo ampliado para o recebimento dos seus cartões de passagem dos ônibus urbanos e semiurbanos de São Luís e Região Metropolitana para os usuários de meia passagem, vale transporte pessoa física e passe fácil.
Em tempo: os novos cartões são gratuitos.
Espetáculo teatral
Os grupos potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa desembarcam em São Luís com o espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!”.
Com duas apresentações gratuitas e oficinas, a atração garantirá cultura e alegria em sessões ao ar livre, às 15h de sábado (11), no Parque Botânico da Vale, no bairro Anjo da Guarda, e às 16h de domingo (12), na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís.
Vinda de Natal (RN), a obra chega à ‘Cidade dos Azulejos’ após rodar parte do Brasil com mais de 50 apresentações. A narrativa do espetáculo parte dos personagens ‘Pai e Mãe Ubu’, da clássica obra ‘Ubu Rei’, de Alfred Jarry, que aposta na ironia para arrancar risos dos espectadores.
DE RELANCE
Leveza em meio à tragédia
Transformado em abrigo desde que a enchente atingiu em Porto Alegre, o Centro Estadual de Treinamento Esportivo, na parte seca do bairro Menino Deus, proporcionou um momento de leveza em meio ao caos.
Na noite da última terça-feira, voluntários organizaram uma sessão de cinema ao ar livre para os abrigados.
Ligado à Secretaria Estadual do Esporte e Lazer, o local acolhia até então 356 pessoas, entre elas dezenas de crianças.
Por ter uma pista de atletismo e um gramado, o local tem recebido uma série de atividades infantis recreativas – como futebol, show circense e cama elástica.
Leveza em meio à tragédia…2
Incansáveis no trabalho, os voluntários levaram até um projetor de imagens para o lugar. Com o apoio de servidores, o equipamento foi instalado diante de um prédio ao lado da pista, normalmente usada para treinos e prática de exercícios físicos. A parede foi transformada em telão.
Ao cair da noite, quando as imagens começaram a aparecer, uma plateia se formou ao natural – e não só de crianças: os pais também pararam para assistir, em busca de distração e alento.
O filme projetado foi Shrek, com o famoso ogro verde arrancando sorrisos dos espectadores.
A intenção dos voluntários é repetir as exibições gratuitas sempre que o tempo permitir, para amenizar, ao menos por alguns minutos, a vida de quem perdeu tudo.
Viola Davis
Conhecida por falar sobre problemas sociais para seus 12 milhões de seguidores, a atriz norte-americana Viola Davis fez uma postagem sobre o RS.
Mais do que talento, a vencedora do Oscar mostrou empatia. Na publicação, em inglês, ela escreveu que está rezando pelo povo gaúcho. O post mostra uma imagem aérea das inundações, ao som de Querência Amada, na voz de Oswaldir e Carlos Magrão.
O remédio e o veneno
Numa bela crônica publicada ontem num jornal gaucho, Tulio Milman diz que é lindo e reconfortante ver tanta gente pronta para ajudar. E que tem um amigo empresário que ficaria furioso se ele revelasse o seu nome.
Ele passou o fim de semana na água, resgatando homens, mulheres e crianças. Não fez propaganda e nem postou nada nas redes. Fez porque tinha de fazer. Não é caridade. É justiça. Nada contra quem divulga suas boas ações. Elas certamente são inspiradoras e motivam muita gente a colaborar. Mas, fazer é mais importante do que dizer.
O remédio e o veneno…2
Essa rede de solidariedade é comovente. Pessoas abrindo os seus armários e os seus depósitos para estender a mão a quem perdeu tudo. Esses são momentos delicados, altamente emocionais, em que todos ficamos, justificadamente, comovidos.
Muita coisa boa tem sido feita. Investimentos em energia limpa, em logística reversa, em sustentabilidade consequente, e não apenas em propaganda. O setor produtivo vem evoluindo e se adaptando, assim como os indivíduos e as instituições.
Mas corremos contra o tempo. E o tempo somos nós mesmos. Continuemos a doar. Mas, depois, teremos de agir com mais velocidade para que o veneno deixe de ser parte do remédio.
O rostinho da esperança
Moradora de um bairro, em Canoas, grávida de 40 semanas, Gislaine de Oliveira Carlos viveu três dias de desespero ao lado do marido Pierry Silva. Foi resgatada quando a água já estava na altura do peito e ela lutava para salvar a própria vida e a do filho que carregava no ventre.
Acolhida no abrigo da Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do Rio Grande do Sul (Afisvec), que hoje atende 150 pessoas na zona sul de Porto Alegre, Gislaine começou a sentir as dores do parto na segunda-feira, um dia após o traumático resgate.
Levada ao Hospital, Gislaine deu à luz o menino Tayson, que nasceu saudável. No abrigo, ele já é considerado o rostinho da esperança.
Noite de Gala no Palazzo
De uma coisa todos podem ter certeza: a Festança de Maio em Noite Gala, que será realizada no Palazzo Eventos na noite de 29 de maio, uma quarta-feira, véspera do feriado de Corpus Christi, será o maior evento social desta temporada no Maranhão.
E é importante destacar que será uma festa elegante e descontraída com um toque de cultura popular.
Nessa noite teremos como ponto alto a apresentação do espetáculo inspirado na lendária “Festança Boi da Lua”, destacando a beleza das brincadeiras desse período em São Luís.
Como a Festança de Maio em Noite de Gala será realizada no mês de maio, repito: aproveitarei para comemorar, entre amigos de sempre, minha nova idade que transcorre no próximo dia 19.
Noite de Gala no Palazzo... 2
Voltamos a repetir: a Festança de Maio em Noite de Gala não será uma festa caipira, mas um baile elegante com o mesmo charme e glamour de outros eventos do gênero realizados nesse período.
A produção sugere às mulheres que usem e abusem da criatividade acrescentando ao look com suas roupas de gala os adereços mais bonitos das brincadeiras de bumba-meu-boi.
Os homens que não quiserem entrar no clima, estarão bem vestidos usando uma camisa social preta (de manga comprida) ou um blazer azul marinho ou preto.
Noite de Gala no Palazzo...3
Responsável pela elaboração da lista de convidados, Teresa Martins está a mil por hora pedindo aos convidados que confirmem presença o quanto antes para facilitar a produção do evento.
As confirmações de nomes badalados de nossa sociedade na Festança de Maio em Noite de Gala sinalizam que teremos um evento que ficará marcado na vida social de São Luís como um dos mais glamurosos.
Ou seja: o evento será mais um grande sucesso com a marca desta coluna.
Será, com certeza, uma noite de muitas e inesquecíveis surpresas num ambiente decorado com bom gosto e criatividade pela designer Cintia Klamt Motta.
Para escrever na pedra:
“O bom do caminho é haver volta. Para ida sem vinda, basta o tempo”. De Mia Couto.
TRIVIAL VARIADO
Desmatamento - Índice na Amazônia registra queda de 21,8% em um ano, segundo dados do sistema Prodes. Pantanal reduz 9,2%.
Itaipu - Bônus de R$ 399 milhões vai ajudar a baixar a conta de luz em julho. Desconto será para unidades consumidoras de até 350 KWh mensais.
Preço do arroz: O governo federal estuda a possibilidade de taxar a exportação do arroz como uma das medidas para evitar o desabastecimento e a alta no preço do produto.
A preocupação surge diante da tragédia no Rio Grande do Sul. O estado responde por 80% da produção nacional.
Nos supermercados de Belém, consumidores relatam que já sentem os reajustes de preços, motivados pelas cheias no Sul. O preço do feijão, por exemplo, teria tido aumento em torno de 20% nos últimos dias.
A indústria do Maranhão está otimista há seis meses. Isso é o que mostra a pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) junto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O índice que mede a confiança dos empresários da indústria no Maranhão subiu um pouco em relação a março e chegou a 53,4 pontos em abril. No Nordeste, a confiança da indústria também aumentou, chegando a 54,9 pontos. Já no Brasil como um todo, houve uma pequena queda, mas o índice ainda mostra otimismo, com 51,5 pontos.
Olhando para os diferentes setores da indústria no Maranhão temos: a indústria de transformação e a indústria extrativa estão mais confiantes, com 54,3 pontos (aumento de 0,5 ponto), e já a construção teve uma queda de 1,7 ponto, mas ainda está otimista, com 50,8 pontos.
Sobre a situação atual da economia, das empresas e do estado, a avaliação melhorou um pouco em abril, subindo para 47,6 pontos. Apesar de ainda estar abaixo dos 50 pontos, esse número é maior do que em abril do ano passado.
As empresas estão com melhor avaliação (48,6 pontos). A economia brasileira foi o item que mais subiu de um mês para o outro e chegou a 45,9 pontos. Já a situação do estado do Maranhão é vista como a mais desafiadora, com 45,3 pontos, mas também melhorou.
Expectativas – Para os próximos 6 meses, as expectativas dos empresários caíram um pouco, para 56,3 pontos, o menor número desde janeiro. Mesmo assim, ainda há otimismo.
As empresas seguem com as melhores perspectivas (58,1 pontos). As expectativas para a economia brasileira e para o Maranhão estão um pouco menores, com 52,8 e 52,2 pontos, respectivamente.
Esses números mostram como os donos de indústrias no Maranhão estão vendo a economia atual e o que esperam para o futuro próximo. A pesquisa completa pode ser encontrada no site da FIEMA - www.fiema.org.br.
ResponderEncaminhar Adicionar reação |
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.