Editorial

Cinco décadas de história

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Meio século de história completou a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer) no último dia 19. Houve festa em São José dos Campos, na sede da empresa, reunindo funcionários, autoridades e parceiros comerciais. E há muito o que comemorar se se levar em conta os números dessas cinco décadas de caminhada em um mercado de milhões de dólares.

Sediada no Brasil, a empresa global atua nos segmentos de Aviação Comercial, Executiva & Agrícola, Defesa & Segurança e Serviços & Suporte. Projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves, sistemas e suporte ao cliente. Neste meio século, a Embraer entrou em um mercado muito competitivo, enfrentou e superou as turbulências, sempre acreditando na excelência para explorar novos horizontes.

A empresa tem 100 clientes de todo o mundo operando as famílias de aeronaves ERJ e E-Jet. Quase 900 aeronaves da família de jatos regionais ERJ 145 de 37, 44 e 50 assentos foram entregues às companhias aéreas desde sua introdução em 1996. A família de E-Jets inclui quatro aeronaves maiores que têm entre 70 e 130 assentos. Os E170, E175, E190 e E195 definem o padrão em sua categoria com sua engenharia avançada, alto grau de eficiência, cabines espaçosas e ergonômicas com assentos de dois por dois e economia operacional atraente.

Ainda no campo da aviação comercial, em 2013, a Embraer lançou o E-Jets E2, a segunda geração da família de E-Jets de aeronaves comerciais composta por três novos aviões - E175-E2, E190-E2, E195-E2 - com capacidade para 70 a 146 passageiros. Somente para o programa de E-Jets, a Embraer registrou quase 1.900 pedidos firmes e 1.500 entregas para cerca de 80 companhias aéreas em 50 países, redefinindo o conceito tradicional de aeronaves regionais, operando em uma variedade de aplicações de negócios.

Já a Embraer Defesa & Segurança oferece uma linha completa de soluções integradas, como aplicações C4I (Comando, Controle, Comunicação, Computadores e Centro de Inteligência), tecnologias de ponta na produção de radares, controle de tráfego aéreo e sistemas de comunicação, sistemas integrados de monitoramento de fronteiras e vigilância, bem como aeronaves de transporte militar e governamental. Líder na indústria aeroespacial e de defesa da América Latina, com mais de 60 países atendidos pela Embraer Defence & Security, a unidade inclui as empresas coligadas Atech, Visiona, OGMA e Savis e oferece soluções completas para todas as Forças Armadas.

Na área da Aviação Executiva, é um dos principais fabricantes de jatos executivos do mundo, tendo entrado neste mercado em 2000 com o jato Legacy, que levou ao lançamento dos jatos executivos da Embraer em 2005. A Companhia lançou em 2018 os novos jatos Praetor 500 e Praetor 600, das categorias de jatos médio e supermédio, respectivamente, com tecnologia fly-by-wire completa e redução de turbulência, introduzindo um alcance sem precedentes em seus segmentos.

Tem o portfólio mais amplo do mercado. A frota global da Embraer em jatos executivos supera 1.400 aeronaves, que estão em operação em mais de 70 países e contam com a rede global de suporte e serviços, composta por mais de 80 centros de serviços próprios e autorizados, complementados por um Customer Care Center 24 horas por dia, sete dias na semana.

No campo da Aviação Agrícola, o Ipanema é um dos primeiros aviões lançados pela Embraer e fabricado ininterruptamente há quase 50 anos, na unidade de Botucatu, São Paulo. A Companhia celebrou em 2018 a entrega de 1.400 unidades da aeronave Ipanema, líder no segmento de aviação agrícola no Brasil, com 60% de participação de mercado.

As celebrações desses números estão sendo compartilhadas. A Embraer já tem promovido ações globais de exposição pública que permeiam uma agenda especial no Brasil e no exterior, como participação em eventos e airshows nas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia, voos demonstrativos, exposição de aeronaves atuais e antigas e um livro comemorativo. Que os voos sigam em céu de brigadeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.