Eneva

Eneva tem interesse em adquirir novos blocos de petróleo e gás na Bacia do Parnaíba

Companhia é uma das 47 empresas inscritas no primeiro ciclo do sistema de Oferta Permanente de áreas para exploração de petróleo e gás

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Vista do Complexo Parnaíba, onde a Eneva desenvolve o modelo de negócios centrado no Reservoir-to-Wire
Vista do Complexo Parnaíba, onde a Eneva desenvolve o modelo de negócios centrado no Reservoir-to-Wire

A Eneva, que possui atualmente oito campos declarados comerciais na Bacia do Parnaíba, sendo cinco deles em produção, tem interesse em adquirir novos blocos, pois é uma das 47 empresas inscritas no primeiro ciclo do sistema de Oferta Permanente de áreas para exploração de petróleo e gás, cuja sessão pública para apresentação de ofertas acontecerá dia 10 de setembro.

O interesse demonstrado pela Eneva em investir ainda mais na Bacia do Parnaíba, foi informado pelo diretor de finanças da companhia, Marcelo Habibe, durante uma teleconferência com analistas.

Os cinco campos de produção de gás natural da Eneva na Bacia do Parnaíba são Gavião Real, Gavião Vermelho, Gavião Branco, Gavião Caboclo e Gavião Azul. Há ainda três em desenvolvimento - Gavião Preto, Gavião Branco Norte e Gavião Tesoura. A companhia possui também sete Planos de Avaliação de Descoberta (PADs), sete blocos exploratórios adquiridos na 13ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), em 2015, e cinco blocos adquiridos na 14ª Rodada de Licitações da ANP, em 2017.

A empresa produziu 70 milhões de m³ de gás natural no segundo trimestre do ano. O combustível é usado para a geração de energia em termelétrica, no Complexo Parnaíba, com um despacho médio ponderado de 12%. Apesar de menor volume de despacho, as térmicas ficaram disponíveis quase a totalidade do tempo. A geração térmica a carvão no segundo trimestre do ano foi de 289 GWh, com despacho médio de 43%.

As reservas remanescentes na Bacia do Parnaíba ao final do trimestre totalizaram 21,3 bilhões de m³ (bcm). Incluindo a Bacia do Amazonas, as reservas remanescentes da Companhia foram de 24,9 bilhões de m³ (bcm) ao final do segundo trimestre.

Reservoir-to-Wire

A Eneva é uma companhia integrada de energia, com negócios complementares em geração de energia elétrica e exploração e produção de hidrocarbonetos. Seu modelo de negócios é centrado no Reservoir-to-Wire (R2W), geração térmica integrada aos campos produtores de gás natural, no interior do Maranhão.

Com um parque térmico de 2,7 GW de capacidade instalada (sendo 81% operacional), a Eneva equivale a 11% da capacidade térmica a gás natural instalada no país. Na parte de óleo e gás, é a maior operadora privada de gás natural do Brasil. A companhia opera mais de 40 mil km² de área na Bacia do Parnaíba, no Maranhão, área equivalente ao tamanho do Rio de Janeiro.

Mais

O que é a Oferta Permanente

O processo de Oferta Permanente de áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural, prevê a oferta contínua de campos devolvidos (ou em processo de devolução), de blocos exploratórios ofertados em rodadas anteriores e não arrematados e também dos blocos devolvidos à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP).

De acordo com essa modalidade, as licitantes inscritas podem apresentar interesse para quaisquer blocos ou áreas, desde que apresentem declaração de interesse acompanhada de garantia de oferta. Apresentada uma ou mais declarações de interesse, e aprovada toda a documentação, a CEL da Oferta Permanente divulga cronograma para realização de um ciclo para apresentação de ofertas.

47

Empresas estão inscritas primeiro ciclo do sistema de Oferta Permanente de áreas para exploração

70

Milhões de m³ de gás natural empresa foram produzidos pela Eneva no segundo trimestre do ano

40

Mil km² de área são operados na Bacia do Parnaíba pela Eneva, equivalente ao tamanho do Rio de Janeiro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.