Transporte

SET faz balanço positivo do processo de automação em ônibus

Processo de modernização do sistema de transporte coletivo em São Luís inclui ações como venda descentralizada do bilhete eletrônico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Usuário adquire créditos em posto de venda descentralizada do bilhete eletrônico
Usuário adquire créditos em posto de venda descentralizada do bilhete eletrônico (SET venda de passagens crédito estudantil)

SÃO LUÍS - O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) avaliou como positivo o processo de modernização do sistema de transporte coletivo em São Luís, iniciado em abril deste ano, a partir da assinatura da Convenção Coletiva dos Rodoviários.

O processo visa a elevar São Luís ao mesmo status de diversas capitais brasileiras, nas quais os usuários desfrutam de mais agilidade e comodidade na compra dos bilhetes de transporte coletivo, os quais são eletrônicos e vendidos de forma descentralizada. Outras vantagens nesse tipo de modalidade são: a eliminação do problema de falta de troco aos usuários e a diminuição de assaltos em coletivos, ganhos já comprovados por pesquisas em capitais como Fortaleza, por exemplo.

“O SET agiu por conta própria, e iniciou, no último dia 16 de julho, a ampliação do horário de atendimento nos postos de venda do bilhete eletrônico, localizados dentro dos terminais de integração. Além dos dias úteis, a venda de créditos passou a funcionar também aos sábados, até as 12h. Mas, esse foi só o primeiro passo”, disse o presidente do SET, Gilson Caldas Neto.

Ele destacou como a segunda fase desse processo a descentralização e ampliação dos postos de vendas. Foram abertos diversos pontos de vendas de bilhetes eletrônicos do transporte coletivo nos meses de julho e agora em agosto; estrategicamente distribuídos pela cidade.

Meta

A meta do SET é minimizar cada vez mais o pagamento em dinheiro nos ônibus. Além disso, há o uso do bilhete eletrônico; vale lembrar também que, somente esse tipo de modalidade dá direito à integração temporal, na qual o usuário tem acesso a mais de uma viagem com troca de ônibus pagando apenas uma passagem.

Com a ampliação dos Postos de Venda, a duração do atendimento médio por cliente ficou em menos de 30 segundos. Só que o fator humano ainda influencia nesta duração (caso de usuários que se atrapalham na hora de pagar, demoram para tirar o cartão de transporte da bolsa, etc..).

Pensando nisso, e com o intuito de automatizar a venda de créditos eletrônicos, Gilson Neto anuncia agora a implantação do aplicativo RecargaPay, já em fase de testes.

“No mês de junho, o SET contratou o desenvolvimento desse aplicativo, que agora está em fase de testes e implementações. Tão logo o mesmo seja lançado ainda esse ano, os usuários vão poder comprar ou recarregar seus créditos usando o próprio celular smartphone para isso, com esse aplicativo, que será gratuito. Estamos trabalhando muito fortemente para entregar a cada usuário do transporte coletivo a comodidade que vai facilitar a vida de todos; e o mais importante, todas as medidas foram tomadas por iniciativa do SET, com foco no cliente. Estamos indo muito além do que determinam as leis vigentes, e agindo com o objetivo de que o usuário do transporte coletivo em São Luís tenha uma melhor experiência”, declarou Gilson Neto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.