COLUNA

Promessas não cumpridas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

A confusão causada pela desapropriação de áreas na Zona Rural de São Luís leva para vários questionamentos que, durante todo o dia de ontem, não chegaram a ser respondidos.
O imbróglio judicial envolvia moradores da comunidade Cajueiro e uma empresa privada. A disputa pela área já dura anos. Em tese, o poder público pouco tem a fazer a respeito.
Mas por que o governo estadual acabou sendo envolvido em toda a questão? Talvez o uso político do caso antes de 2015 seja a resposta.
Em busca de apoios e votos, promessas foram feitas e compromissos foram assumidos e que agora não podem - dentro da legalidade - serem cumpridos por quem agora não é mais oposição e sim situação.
As famílias agora cobram de quem prometeu. Vão em busca de uma solução de quem assumiu o compromisso de que os moradores nunca perderiam seu lar.
Resultado de tudo isto? Um jogo triste de tentativas de justificar o que não pode ser justificado. E, infelizmente, mais uma vez o uso político de mais um capítulo deste problema social que já se arrasta há anos.

Sem visita
Os aliados do presidente Jair Bolsonaro no Maranhão já defendem que ele não cumpra agenda no Maranhão este ano conforme vem sendo previsto.
Motivos: acham a agenda de inaugurar a reforma da Rua Grande um evento fraco para um presidente e a participação da Prefeitura de São Luís na obra é incômoda.
Claro que a falta de relação institucional do governador Flávio Dino com o presidente Bolsonaro (e vice-versa) também atrapalha a tal visita.

Sem defesa
Na vontade de defender a todo custo o Palácio dos Leões, aliados do governo acabaram sendo comparados com o muito criticado pelos comunistas, o presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Ao defender a ação da Polícia Militar em frente ao Palácio, os governistas acabaram defendendo o uso da força policial contra protestos populares, o que sempre foi condenado pelos membros da esquerda.
O fato é que a ação da PM na porta do Palácio dos Leões vai ser munição dos adversários do governador Flávio Dino (PCdoB) que tem pretensões nacionais em 2020.

Filiações
O PSL vai realizar em todo o Brasil uma campanha de filiação partidária no próximo dia 17. No Maranhão, o evento ocorrerá em vários municípios.
Em São Luís, a direção estadual da legenda quer levar os mais de mil novos filiados do PSL que fizeram suas fichas pela internet para o evento.
De acordo com o presidente estadual da sigla, vereador Chico Carvalho, as novas filiações darão mais força ao partido para as disputas eleitorais do próximo ano.

Federalização
O deputado federal Pastor Gildenemyr (PL) apresentou projeto de lei na Câmara dos Deputados pedindo a federalização de duas MAs.
As MAs 014 e 106 podem ficar sob responsabilidade do Governo Federal se a proposta de Gildenemyr for aprovada no Congresso Nacional.
A ideia do parlamentar é facilitar o acesso à Base de Alcântara, cujo Acordo de Salvaguardas Tecnológicas para o uso comercial pode ser aprovado na Câmara ainda este ano.

Melhora e confusão
O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na tarde de ontem.
Dutra sofreu um AVC no dia 23 de julho e teve que se submeter a pelo menos duas cirurgias. O anúncio foi feito pela filha do prefeito, Nathalia Dutra, no fim da tarde, nas redes sociais.
Ela ainda reclama que não consegue visitar o pai, apesar de decisão judicial. Segundo Nathalia, uma guerra vai começar contra a esposa de Dutra, Núbia.

Comemoração
O prefeito Edivaldo Júnior (PDT) divulgou, ontem, em suas redes, a visita que fez à Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc), no bairro da Alemanha
A ideia foi conferir as ações implementadas que contribuíram para por fim às filas que já eram famosas na central.
Com investimento em novas tecnologias, valorização e capacitação profissional, descentralização dos pontos marcação e respeito à dignidade humana, o prefeito pode agora contabilizar mais um ponto positivo na gestão.

DE OLHO

R$ 9,05 bilhões é o valor da receita corrente líquida já arrecadada pelo governo estadual em 2019. Este valor é praticamente a metade do que está previsto para todo este ano.

E MAIS

• O prefeito de Santa Rita, Hiton Gonçalo, decidiu deixar o Avante. Além dele, a sua esposa, a prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, também vai deixar o partido.

• Os Gonçalo deixam a sigla após o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) ficar com o comando da legenda.

• Maranhãozinho indicou a secretária de Estado de Agricultura e Abastecimento, Fabiana Vilar, para o assumir o Avante no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.