COLUNA

De olho na meta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Concluir o recadastramento biométrico dos eleitores do Maranhão até dezembro de 2019 é a principal meta da gestão do presidente Cleones Cunha, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).
Focado na atividade, neste mês de agosto, o órgão promove mais seis audiências públicas e uma reunião técnica, que tratarão do tema em cidades do interior do estado.
As duas primeiras, que serão realizadas em Morros e Santo Amaro, ocorrem nos dias 7 e 8, respectivamente, presididas pelo corregedor, desembargador Tyrone Silva. Já nas demais, o presidente Cleones Cunha assumirá os trabalhos.
Atualmente, dos 125 municípios que restavam para o TRE-MA recadastrar os eleitores, 28 já finalizaram, 40 estão em andamento e dois estão programados para iniciar em breve. Em 55, as datas ainda não foram definidas.
Dados atualizados do sistema de georreferenciamento do Regional mostram que, dos 4 milhões e 544 mil eleitores do estado, mais de 3 milhões e 800 mil já estão recadastrados biometricamente, faltando alcançar cerca de 745 mil eleitores. Só entre fevereiro e junho, período da gestão do desembargador Cleones Cunha, o TRE-MA atendeu quase 350 mil eleitores.
Todos estes dados podem ser acompanhados por meio do sistema de georreferenciamento disponível na aba "eleitor / eleições" do endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br.

Como assim?
Ninguém entendeu muito bem como se efetivou na verdade a exoneração de Núbia Dutra do cargo de secretária de Planejamento e Articulação Governamental.
O ato foi divulgado na sexta-feira, 2, mas foi publicado no Diário do Município do dia 1º de agosto. Com um detalhe: assinado pelo prefeito Domingos Dutra (PCdoB).
Ocorre que o comunista está internado numa UTI, após um AVC, o que levou a vice-prefeita, Paula da Pindoba (SD), a tomar posse.

Crime?
Segundo relatos de quem acompanha o prefeito Domingos Dutra no hospital, pelo menos até a sexta-feira, 2, ele estava sem qualquer condição de conversar, muito menos de assinar documentos.
A questão, agora, é saber como ele pode ter assinado um ato de exoneração, nessa situação, na quinta-feira, 1º.
Há quem entenda que, nesse caso, alguém pode ter cometido crime de falsificação de documento público. A coluna segue aguardando um posicionamento oficial da Prefeitura de Paço do Lumiar.

Repúdio
A Câmara de Vereadores de Coroatá aprovou na quinta-feira, 1º, por unanimidade, o envio de um ofício ao secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
No documento, eles reclamam do encerramento dos serviços de neurocirurgia do Hospital Macrorregional da cidade.
- A retirada desse serviço resultará em prejuízo irreparável para o povo de Coroatá e região, que a partir de agora engrossará filas dos Socorrões de São Luís - diz a nota.

Protelou
O Estadão divulgou na sexta-feira, 2, reportagem informando que há uma fila de pedidos de empréstimos para a região Nordeste que não foram autorizados pela Caixa Econômica Federal.
Entre eles, está o de um financiamento de R$ 133 milhões para a Prefeitura de São Luís (MA), para bancar obras de infraestrutura.
- O pedido do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) foi feito no dia 9 de maio e até hoje não houve uma resposta - diz a reportagem.

Não aprova
Ainda segundo o Estadão, a orientação para a área técnica do banco, segundo apurado, era de não aprovar o empréstimo, mesmo estando tudo certo.
A estratégia foi protelar até os documentos vencerem, em 30 de junho.
A Prefeitura de São Luís foi procurada, mas não se manifestou.

Movimentos
De olho nas eleições de 2020, o núcleo do partido Novo em São Luís mantém-se ativo e movimentando-se na busca por nomes para a disputa na capital.
A sigla decidiu levar adiante o projeto de realização de um processo seletivo para pré-candidatos a prefeito e a vereador.
Os nomes escolhidos precisarão passar pelo crivo do partido, que durante a semana começou a divulgar o oferecimento de um curso preparatório a interessados.

DE OLHO

R$ 2,7 milhões foi quanto o Governo do Maranhão pagou, em 2019, à Informe Comunicação Integrada, empresa que cuida da imagem do governador Flávio Dino (PCdoB) na mídia nacional.

E MAIS

• Em Paço do Lumiar, comenta-se que Núbia Dutra articulou sua exoneração para não ser exonerada pela vice-prefeita, Paula da Pindoba.

•Apoiado por Roberto Costa e por próceres do MDB, Wellington Gouveia está de olho numa candidatura a vereador em São Luís.

•Após vistoria, a juíza titular da 1ª Vara de Itapecuru-Mirim, Laysa de Jesus Paz Martins Mendes, e o Ministério Público identificaram irregularidades no transporte escolar municipal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.