COLUNA

Mais um...

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

O cenário pré-eleitoral de São Luís ainda está indefinido e é sem dúvida um dos mais complexos de todos os municípios do Maranhão.
Até a última terça-feira, por exemplo, pelo menos 14 nomes já haviam sido citados por partidos políticos, lideranças e/ou pesquisas dos mais diversos institutos que vez por outra aparecem na capital. É de longe o maior número de pré-candidatos já citados para o pleito de 2020 em todos os 217 colégios eleitorais do Maranhão.
Para a disputa do próximo ano, portanto, já haviam sido citados até terça-feira os deputados estaduais Adriano Sarney (PV), Neto Evangelista (DEM), Wellington do Curso (PSDB), Duarte Júnior (PCdoB) e Yglésio Moisés (PDT); os deputados federais Eduardo Braide (PMN) e Bira do Pindaré (PSB); o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT); o vereador Astro de Ogum (PR); o secretário de Estado de Cidades, Rubens Júnior (PCdoB); o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues (PDT); o ex-prefeito de São Luís Tadeu Palácio (sem partido); o ex-deputado Victor Mendes e o juiz federal Roberto Veloso.
Mas não para por aí. Ontem, o jornalista de O Estado Gilberto Léda revelou a articulação por mais um nome, defendido por uma ala do PDT: trata-se do senador Weverton Rocha.
Rocha, aliás, que tem defendido a pré-candidatura de Osmar Filho - vale ressaltar -, surgiria como um ponto de harmonia dentro do grupo do governador Flávio Dino (PCdoB), que concentra o maior número de pré-candidatos entre os já citados. Grupo este que corre o risco de se esfarelar justamente por falta de sintonia em torno de um só nome.
Com mandato no Senado assegurado até 2026 [foi eleito para 8 anos de exercício no cargo], Weverton Rocha pesa na balança. Resta saber agora qual o real impacto de uma eventual candidatura à Prefeitura de São Luís, tendo em vista que o seu projeto já definido é a disputa pelo Governo em 2022, na sucessão ao próprio Flávio.
Ou haverá mudanças de planos?

Homenagem
Uma missa celebrada ontem na Igreja Menino Jesus de Praga, na Cohama, marcou a passagem dos 11 anos da morte do radialista Deny Cabral.
Um dos maiores ícones da radiofonia maranhense de todos os tempos, Deny foi sem dúvida um profissional que deixou um legado para a sua geração.
A celebração reuniu familiares, amigos, colegas de profissão e admiradores do comunicador, que morreu precocemente, aos 47 anos, no auge da carreira, vítima de leucemia.

Improbidade
O Ministério Público Estadual ajuizou Ação Civil Pública por improbidade administrativa contra o prefeito de Mirinzal, Jadilson Coelho (PSB), e a professora da rede pública municipal Niradalva Silva Silveira.
A medida deu-se em razão de a professora não exercer suas funções e colocar em seu lugar outra pessoa estranha aos quadros da educação do município, com o consentimento do prefeito.
Na ação, o titular da Promotoria de Justiça de Mirinzal, Frederico Bianchini dos Santos, pede a condenação do gestor e da professora, com a aplicação das penalidades previstas na Lei da Improbidade Administrativa (nº 8.249/92).

Suspensão
O Hospital Macrorregional da cidade de Coroatá vai suspender a partir de hoje os serviços de neurocirurgia.
A informação é de médicos que atuam na unidade de saúde, administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A medida ocorre depois da suspensão de três serviços [ortopedia, urologia e otorrinolaringologia] no Hospital Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, e de tomografia no Juvêncio Mattos, em São Luís.

Acabou o descanso
A partir de hoje, está oficial e regimentalmente encerrado o recesso parlamentar no Congresso Nacional [Câmara Federal e Senado da República].
Na próxima semana, serão retomadas as discussões sobre a Reforma da Previdência na Câmara e iniciados os debates sobre a Reforma Tributária.
Todas as atenções concentradas em Brasília.

Fiscalização
Na Assembleia Legislativa, a bancada de oposição promete fiscalizar o Governo na aquisição de uma linha de crédito para pagar precatórios.
Na ocasião da votação do projeto de lei que autorizou o empréstimo de R$ 623 milhões, a oposição rechaçou a proposta.
Agora, com a autorização também do STF, resta ao Executivo aderir a uma linha de crédito e retomar o pagamento de débitos aos credores. A OAB também ficará de olho.

Pré-candidatura
O prefeito do município de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, anunciou na terça-feira, em entrevista a uma rádio da capital, a sua pré-candidatura ao Governo para o pleito de 2022.
Recém-filiado ao PSL, ele afirmou que espera contar com o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro, para fortalecer sua pré-candidatura.
Em São Pedro dos Crentes, na eleição 2018, Lahesio conseguiu impor derrota a Flávio Dino. No primeiro turno, levou 75,76% do eleitorado para a então candidata Roseana.

E MAIS

• A situação de saúde do prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, é grave, mas o quadro permanece estável.

• A obra de prolongamento da Avenida Jerônimo de Albuquerque, na altura do Angelim, ainda não foi concluída.

• Ruas e avenidas da Cidade Operária, Jardim América, Janaína, Santa Clara e Vila Riod estão esburacadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.