Editorial

De volta à rotina

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Para muitas pessoas que gozaram as férias no mês de julho a rotina volta hoje ao normal. Os reflexos da retomada do cotidiano serão sentidos nas ruas, principalmente no trânsito, que ficará mais movimentado, com tendência a congestionamentos e maior risco de acidentes. Cientes das consequências do fim das férias, as autoridades se mobilizam para por em prática um esquema que, pelo menos, amenize os efeitos do fluxo maior de veículos e pedestres nas vias públicas da capital.

Responsável por organizar e garantir a segurança do tráfego na cidade, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), anuncia que manterá equipes de fiscalização nos principais corredores de circulação. Avenidas como Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche, Guajajaras e dos Franceses receberão atenção especial. O monitoramento será feito tanto por equipes de agentes de trânsito, quanto pelo sistema eletrônico, que tem se mostrado um eficiente instrumento para garantir a mobilidade e a paz no trânsito.

As ações voltadas à prevenção de acidentes demandam sempre um esforço tremendo. A previsão é de trabalho redobrado para a SMTT, com emprego de máximo efetivo e de toda a estrutura para evitar colisões, atropelamentos, capotamentos, abalroamentos, tombamentos e outras modalidades de desastres automobilísticos. A ordem é manter as estatísticas em um patamar aceitável, de modo a tornar o trânsito da capital maranhense cada vez mais humanizado.

Os pedestres também estarão no foco das operações de segurança do tráfego no retorno das férias. A orientação antes e durante a travessia é uma das ações primordiais e mais necessárias para evitar ocorrências. A busca por um nível maior de conscientização dos transeuntes é outra prioridade. Mas, para que o resultado seja efetivo, é necessária a realização de campanhas educativas, voltadas a todos os públicos, desde a infância, passando pelos adultos, até a terceira idade. São diferentes os fatores que, tomados em conjunto, fazem a diferença para que a cidade tenha um trânsito seguro, ou não.

A fiscalização também será intensificada nas rodovias federais que cortam o Maranhão. Além do emprego de maior efetivo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançará mão do uso de radares móveis para flagrar violações e punir os infratores. Principal causa de acidentes, tanto nas BRs, quanto nas áreas urbanas, o excesso de velocidade será coibido com a tecnologia. Nada mais oportuno e necessário, uma vez que as estatísticas apontam para o aumento da violência nas estradas, caso nenhuma medida concreta seja tomada por parte das autoridades.

A volta da rotina após o descanso merecido das férias significa a retomada do ritmo normal de produtividade. Ao mesmo tempo, representa maior risco de acidentes de trânsito, desde ocorrências leves a desastres de extrema gravidade. Pela preservação da vida e em nome da civilidade, é fundamental que as operações de segurança viária sejam bem planejadas e executadas com êxito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.