Celebração

30 anos do Hospital São Domingos são celebrados em noite festiva

Fundado em 28 de julho de 1989, no bairro Bequimão, pelo médico Hélio Mendes da Silva e a assistente social Maria Antônia Andrade da Silva, o hospital tornou-se referência em medicina de alta complexidade no Maranhão

Ribamar Cunha / Subeditor de Economia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

[e-s001]Música de qualidade, dança e peça teatral marcaram uma noite de celebração aos 30 anos do Hospital São Domingos, no Teatro Arthur Azevedo, com a presença de diretores, médicos, enfermeiros e demais colaboradores, além de convidados. A cerimônia, que ocorreu na terça-feira, 30, teve também o tradicional “Parabéns pra você” à unidade hospitalar, fundada em 28 de julho de 1989.

Foi uma noite de gala, encerrando as atividades comemorativas durante o mês de julho, como forma de celebrar o trabalho, as conquistas e realizações do Hospital São Domingos, que é referência em medicina de alta complexidade no Maranhão.
Celebração marcada pelo lançamento de selo comemorativo dos 30 anos do Hospital São Domingos, confraternização com a imprensa, missa e culto em ação de graças, abertura do Espaço 30 anos, memorial, com a exposição de fotos, vídeos e documentos, culminando com essa grande festa no Teatro Arthur Azevedo.

O hospital é conduzido por uma equipe de profissionais, com muita dedicação, muito amor, carinho, respeito e dignidade à pessoa, e também focado no que há de melhor dentro da medicina brasileira e mundial. Nós não medimos esforços para investir no que há de melhor para a saúde e segurança dos nossos pacientes” Médico Hélio Mendes, fundador e presidente do Hospital São Domingos

O fundador do Hospital São Domingos, o médico Hélio Mendes da Silva, definiu esse momento histórico com muito orgulho, não só para ele e seus familiares, mas para todos os profissionais que ajudaram a tornar esse sonho uma realidade e para o Maranhão, que dispõe de um serviço hospitalar do mais alto nível.

“O hospital é conduzido por uma equipe de profissionais, com muita dedicação, muito amor carinho, respeito e dignidade à pessoa, e também focado no que há de melhor dentro da medicina brasileira e mundial. Nós não medimos esforços para investir no que há de melhor para a saúde e segurança dos nossos pacientes”, ressaltou Hélio Mendes da Silva, ao acentuar que o Hospital São Domingos continua a crescer, inovando, atualizando serviços e equipe.

[e-s001]A diretora do Centro de Diagnóstico por Imagem e Ambulatorial, Glaucia Palácio, também destacou a importância histórica do Hospital São Domingos para a medicina do Maranhão, que há 30 anos começou com apenas 17 leitos e hoje dispõe de 251 leitos de internação e 54 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo reconhecido pela sociedade como uma referência.

“Trinta anos... Não foi fácil. A gente sabe que é uma construção no dia a dia, sempre buscando a qualidade, a segurança dos nossos pacientes, colaboradores e todos os Stakeholders [demais públicos de interesse]. Mas também é um sentimento de presente, estamos muitos felizes por esse momento, é um marco que deve ser comemorado. De modo que a importância social do Hospital São Domingos hoje pra São Luís e para o estado do Maranhão é inegável”, declarou Glaucia Palácio.

Alta complexidade
Fundado em 28 de julho de 1989, pelo médico Hélio Mendes da Silva e sua esposa, a assistente social Maria Antônia Andrade da Silva, o Hospital São Domingos, cresceu e tornou-se referência em atendimento de alta complexidade no Maranhão.

Ao longo desse período, implantou vários serviços e expandiu a estrutura de atendimento, contando com moderno Centro de Diagnóstico, Pronto Socorro, Centro Cirúrgico, Centro de Cardiologia, Laboratório de Patologia, Radioterapia, Iodoterapia, Central de Infusão, Medicina Hiperbárica, entre outros. Também implantou Unidades de Medicina Diagnóstica e Ambulatorial nos bairros Cohatrac (Shopping Passeio), Maiobão (Pátio Norte Shopping) e Calhau (Golden Shopping Calhau).

[e-s001]O Hospital São Domingos vem executando o Plano Diretor de Expansão, que consiste em reformas, adaptações, ampliações e construção de prédios que, na atual fase, tem obras previstas até 2023. Destaque para o Bloco E, com a construção de 144 leitos de internação; 70 leitos de UTI, dos quais 10 pediátricos; oito salas cirúrgicas, entre elas uma sala híbrida; nova área de consultórios; heliponto; nova área de Pronto Atendimento Adulto (emergência); Pronto Atendimento Infantil; Centro de Atendimento ao Paciente Oncológico, onde estarão no mesmo andar a Radioterapia, Quimioterapia, além de ambulatórios.

HSD EM NÚMEROS

251 leitos de internação
54 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
571 médicos efetivos
45 especialidades médicas
3.063 colaboradores atualmente
17 colaboradores em 1989
11 mil - média mensal de atendimento no Pronto Atendimento (emergência)
12 mil - média mensal de consultas ambulatoriais no Hospital
800 - média mensal de cirurgias
4 mil - média mensal de atendimento nas Unidades Diagnósticas do Hospital São Domingos nos shoppings Golden Calhau, Pátio Norte e Passeio
17 mil - média de atendimento no Centro de Diagnóstico por Imagem (matriz)
5 mil refeições são servidas diariamente para pacientes, acompanhantes e colaboradores

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.