Facção

Criminosos foragidos de Manaus são presos no Maranhão

José Lobo Rodrigues e Malyson Prata, líderes de facção que tiveram envolvimento no massacre em presidio de Manaus, foram localizados em São Luís e em Estreito, respectivamente

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

SÃO LUÍS - José Lobo Rodrigues e Malyson Prata, suspeitos de integrarem uma facção criminosa que tem como base a Região Norte, com envolvimento no massacre com 56 pessoas no sistema prisional do estado Amazonas, foram presos nesta sexta-feira, 26, no Maranhão durante a operação Guará. Essa operação ocorreu no Maranhão e também no Ceará, Amazonas e Santa Catarina.

O delegado da Polícia Civil do Amazonas, Silvan Barroso, informou que José Lobo foi preso no residencial Amendoeira, área do Maracanã. O criminoso estava utilizando nome falso e portava uma arma de fogo. Enquanto, Malyson Prata foi localizado na cidade de Estreito. Ele é suspeito, também, de comercializar droga.

Ainda segundo o delegado, até a tarde desta sexta-feira, 17 pessoas já tinham sido presas e apreendido fuzis, metralhadoras, pistolas e entorpecentes. Todos os presos serão recambiados nos próximos dias para Manaus, no estado do Amazonas.

O delegado também declarou que o massacre ocorrido no Amazonas teve como “estopins” o assassinato de um dos membros de uma facção criminosa, especializada de tráfico de droga, ocorrido no mês de maio deste ano, na capital piauiense, mas o corpo foi achado em uma estrada vicinal na zona rural de Caxias. “Essa facção pretende, no momento, se fortalecer no Maranhão, Piauí e Ceará e adquirir novas rotas do tráfico de droga, principalmente na região nordeste”, disse o delegado.

Mulheres do tráfico

Cinco mulheres foram presas no interior e na região metropolitana de São Luís em menos de 24 horas. Elas, que são acusadas de comercializarem drogas na cidade de São José de Ribamar. Ana Kelly Alves e Mayra Serra Sousa, no bairro Roseana Sarney. Com elas, a polícia aprendeu 8 kg de maconha e uma motocicleta CG, de placa OJH-6826.

Ainda nesse dia foram presas Célia Fernanda Pereira Cavalcante e Cristina da Silva Sá em companhia do mototaxista Sandro Lúcio Fernandes da Paz, na cidade de Imperatriz. Com eles foram encontrados mais de 1 kg de maconha. A polícia informou que Célia Pereira começou a ser monitorada pela polícia após a prisão de sua filha, Louse Fabrícia Pereira Cavalcante, a Dama do 15, também pelo crime de venda de droga, ocorrida no mês de maio deste ano.

Também na quinta-feira, 23, foi presa por tráfico de droga Darlene Ferreira Viana, no Presidente Dutra. Com ela, os policiais civis encontraram uma quantidade de crack, vários papelotes de maconha, cachimbo, dinheiro e material para embalar droga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.