COLUNA

Candidatura como foco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

Depois de ter dito que apenas brincou, no início do mês de maio, ao lançar-se candidato à Presidência da República para 2022, o governador Flávio Dino (PCdoB) recuou e admitiu o interesse pela disputa presidencial.
No início da semana, em entrevista à revista Veja, o comunista afirmou que “fica feliz” ao ser lembrado como provável candidato a presidente da República para o próximo pleito.
“Qualquer jogador fica feliz quando é convocado para a seleção brasileira”, disse, quando perguntado se havia o desejo de ser candidato. “Mas hoje meu time é o Maranhão”, completou.
O que Dino expressou agora em palavras, contudo, já tem sido manifestado em gestos e com a sua postura diária.
O chefe do Executivo estadual tem dedicado parte do seu dia de trabalho para expor manifestações diversas em seu perfil, em rede social, de contraponto ao presidente Jair Bolsonaro (PSL).
De forma sutil, ele também mudou toda a estrutura de seu perfil no Twitter. Trocou o tradicional vermelho, cor predominante do seu partido político, o PCdoB, por um fundo de colocação azul e adotou o uso de uma imagem da bandeira do Brasil.
Também deixou de apontar assuntos que dizem respeito apenas ao Maranhão e passou a explorar com maior intensidade temas sobre a economia e a segurança nacional.
Busca consolidar-se como a opção viável da esquerda junto ao ex-presidente Lula e investe na propaganda institucional em veículos das regiões Sul e Sudeste.
Movimentos que mostram que o seu principal foco, no momento, é a pré-candidatura à Presidência da República.
Mesmo depois de apenas iniciar o segundo mandato no Executivo estadual.

Exposição
O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) acabou expondo aliados do Palácio dos Leões no Congresso Nacional que optaram por não assinar representação contra o presidente Bolsonaro.
O comunista afirmou que a ação tem por objetivo reparar suposta violação de princípios constitucionais e suposto ato preconceituoso do presidente contra o Nordeste e o Maranhão.
Mas apenas Jerry e um outro membro da bancada maranhense assinaram a ação, que acabou esvaziada pelos parlamentares. Constrangedor.

Desassistência
O Hospital Juvêncio Mattos suspendeu o serviço de tomografia e deixou apreensivas famílias de crianças maranhenses com microcefalia que usufruíam do exame na unidade.
Médicos relataram ao jornalista Gilberto Léda que o local recebe pelo menos 150 crianças por mês, a maioria delas oriunda do projeto Ninar. O problema é que o serviço vai parar.
Situação semelhante ao que já aconteceu com o atendimento de mamografia por meio da Carreta da Mulher e do serviço de tomografia do Hospital Regional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro.

Realinhamento
A Secretaria de Estado da Saúde se posicionou sobre o problema e negou a suspensão dos serviços da Carreta da Mulher, que, segundo nota, será agora gerida pela Secretaria da Mulher.
A pasta também informou que o tomógrafo da unidade de Pinheiro aguarda a chegada de uma peça para voltar a funcionar.
E em relação às tomografias das crianças do projeto Ninar, no Juvêncio Mattos, a SES disse apenas “que os serviços da rede estadual de saúde passam por realinhamento”.

Reprovou
O senador do Maranhão Roberto Rocha (PSDB), em rede de troca de mensagens, respondeu a comentário feito pelo governador Flávio Dino (PCdoB) sobre a economia nacional e a liberação do FGTS.
Rocha reprovou a postura de Dino, que havia criticado a decisão do Governo Federal de liberar os recursos e cobrou coerência do chefe do Executivo Estadual.
De acordo com o senador, Flávio Dino precisa deixar de criticar por criticar.

Reforma
O Congresso Nacional aguarda a última semana do período do recesso parlamentar para reiniciar as discussões sobre a Reforma da Previdência.
No início do mês, os deputados federais aprovaram a reforma em votação de primeiro turno, após o relatório ter sido apreciado pela comissão especial.
Na primeira semana de agosto, o tema voltará à pauta e a expectativa é pela votação em segundo turno. Depois disso, a matéria segue para o Senado da República.

Tributária
Outra matéria polêmica e que será discutida na Câmara Federal diz respeito à Reforma Tributária do país.
A peça será discutida primeiro em comissão, que tem como presidente o deputado maranhense Hildo Rocha (MDB).
Quando começar a tramitar no Senado, a matéria terá como relator outro parlamentar maranhense: trata-se do senador Roberto Rocha (PSDB).

DE OLHO

R$ 230 milhões é a soma do valor de contratos firmados por municípios maranhenses e que estão sob análise da Justiça.

E MAIS

• A Prefeitura de São Luís ainda não retomou as obras de uma maternidade que deveria ser instalada na Cidade Operária.

• O Tribunal Regional Eleitoral deve dar continuidade à análise de recurso da ação que tornou o governador Flávio Dino inelegível.

• O Governo Federal deve acelerar, no segundo semestre, o projeto que tem como meta a privatização do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.