Eleições

TRE-MA anuncia projeto para facilitar recadastramento biométrico

Ideia do TRE-MA é confirmar se as ações planejadas de fato irão responder às expectativas

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
(Título de Eleitor)

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador Cleones Cunha, concede nesta segunda-feira, 22, entrevista coletiva para anunciar projeto-piloto que tem como propósito facilitar o atendimento de eleitores das cidades onde o recadastramento biométrico está ocorrendo de forma obrigatória.

A ideia do TRE-MA é, com este projeto-piloto, confirmar se as ações planejadas de fato irão responder às expectativas e que, se dando certo, serão estendidas a outros municípios do estado.

Até esta sexta-feira, o Maranhão registra um eleitorado total de 4 milhões 546 mil 214 eleitores, dos quais 3 milhões 651 mil 823 (80%) já se encontra biometrizado, restando serem alcançados cerca de 895 mil (19,68%) até dezembro de 2020.

A biometria será o sistema de identificação do eleitor nos 217 municípios do Maranhão nas eleições 2020, em que teremos votos para prefeitos e vereadores.

Verificação – Segundo o TRE-MA, existe uma forma simples de o eleitor verificar se já fez, ou não, o cadastro biométrico. No documento daqueles que já cadastraram as digitais na Justiça Eleitoral aparece – no canto superior direito – a inscrição “identificação biométrica”. Isso significa que, sim, você já está pronto para votar nas próximas eleições com a assinatura digital. Na versão digital do documento, obtida através do aplicativo “E-Título”, é só verificar se sua foto aparece. Se sim, o eleitor já tem biometria cadastrada.

Pode parecer estranho, mas já houve casos de eleitores já identificados biometricamente retornarem ao cartório para fazer novamente a biometria.

Agora, se o título não possui a inscrição “identificação biométrica” ou se a foto não aparece no “E-título’, o eleitor deve procurar os postos de atendimento do TRE-MA, em seu respectivo domicílio eleitoral, para fazer a biometria.

Para os municípios em fase obrigatória, o prazo final para realização do cadastramento biométrico é diferente em cada um e aqueles eleitores que não atenderem a convocação da Justiça Eleitoral até a data limite terão seus títulos cancelados. Além de não poderem votar nas Eleições 2020, o eleitor ficará impossibilitado – por exemplo – de obter passaporte, tomar posse em concurso público e receber auxílios do governo, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.