COLUNA

Com rumo certo?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

Os espaços para a disputa eleitoral pela Prefeitura de São Luís estão sendo “caçados” desde o fim das eleições de 2018. O grupo ligado ao governador Flávio Dino (PCdoB) já vem costurando estratégias para o próximo ano. Mais lento nessas articulações está o deputado federal Eduardo Braide, eleito pelo PMN, mas em busca de outra legenda porque a sua não alcançou as cláusulas de desempenho.
Mas como conseguiu espaços na Câmara dos Deputados para sua atuação política mesmo sem um partido definido, Braide foi levando e deixando para depois sua nova “casa”.
Agora, faltando cerca de um ano para o registro de candidaturas para a próxima eleição, ele parece ter saído da toca e se posicionado - ou, pelo menos, indicando - sobre seu futuro partidário. O seu próximo partido deverá ser o Podemos. Esta possibilidade é tanto sustentada pelo próprio Eduardo Braide quanto pelo atual presidente estadual do partido, deputado Aluisio Mendes.
O deputado federal do PMN, na verdade, acaba ficando com o espaço que lhe restou, já que outros partidos já têm donos e grupos políticos definidos, o que dificulta as possibilidades de uma candidatura.

Costura
O que Eduardo Braide e Aluisio Mendes vinham costurando era uma possibilidade de o segundo conseguir uma nova legenda e “dar de presente” o Podemos para o primeiro ser candidato a prefeito.
Mendes tentou primeiro com o PSL. Ele queria comandar o partido de Jair Bolsonaro no Maranhão e deixar o Podemos com Braide.
Assim, em 2020, o PSL também poderia reforçar a candidatura de Braide, que já teria um excelente tempo no programa eleitoral.

Sem ônus
As conjecturas de Aluisio Mendes, no entanto, não conseguiram se configurar, porque o PSL continua sob o comando do vereador Chico Carvalho.
E como presidente do partido, Carvalho vem buscando nomes fortes para que a sigla no Maranhão tenha candidatura própria em São Luís.
A direção nacional acabou não “acolhendo” Aluisio, porque percebeu que Braide queria o PSL, mas sem qualquer ônus de ser da legenda.

Críticas
O governador Flávio Dino (PCdoB) voltou a defender a anulação das sentenças do ex-juiz Sérgio Moro contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O gestor vem se posicionando contra o agora ministro da Justiça a cada diálogo divulgado pelo The Intercept Brasil.
Na última posição, Dino disse que juiz não pode praticar atos em processos sem que haja publicidade de sua posição.

Sem ilusão
Membros de partidos de esquerda como PSB e PT no Maranhão garantem não ficar surpresos quanto ao voto dado por parlamentares como Gil Cutrim (PDT) e Pedro Lucas Fernandes (PTB).
Segundo os esquerdistas, tanto o PDT quanto o PTB estão com representantes que, na verdade, representam “uma elite” e não os trabalhadores, apesar dos partidos aos quais eles pertencem.
O posicionamento contra os parlamentares diz respeito ao voto dado na Reforma da Previdência ocorrida na semana passada em primeiro turno.

Trabalhando
O senador Roberto Rocha, como presidente do PSDB no Maranhão, vem trabalhando para conseguir ter - pelo menos - 50 prefeitos em sua base de apoio nas eleições de 2020.
Com emendas e articulações em órgãos federais como Codefasv e Funasa, o tucano espera atender ao pleito de gestores municipais e assim ganhar dividendos políticos.
Para Roberto Rocha, o momento é único, já que o governo estadual não tem mais caixa para atender às demandas dos prefeitos pelo interior do estado.

Encontro
A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e a Câmara Municipal de São Luís debateram, ontem, a geração de emprego e renda durante reunião de trabalho.
Algumas deliberações foram determinadas após o encontro. A Fiema terá participação ativa nos trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo na capital maranhense, que foi proposta pelo presidente da Câmara, Osmar Filho.
A frente deverá ser instalada na volta do recesso parlamentar, em agosto.

DE OLHO
15 ecopontos foram instalados em São luís em bairros diferentes da capital. O último posto em funcionamento foi do Parque dos Nobres.

E MAIS

• Cairá hoje a primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais de São Luís. A data já havia sido divulgada pelo prefeito Edivaldo Júnior (PDT).

• O deputado federal Márcio Jerry apresentou proposta para proibir cancelamento de bolsas de pesquisa nas universidades federais.

• Seria interessante se algum deputado estadual do Maranhão fizesse proposta semelhante, mais direcionada ao pagamento de bolsas de estudos, porque o governo estadual pagou somente R$ 6 mil até o momento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.