Editorial

Novas obras no Centro Histórico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

O Centro Histórico de São Luís de São Luís é um dos mais ricos e mais bonitos do mundo, tanto que por suas singularidades recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco. E é sempre revigorante saber que essa maravilha arquitetônica será alvo de ações de melhorias. Mais uma vez o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está à frente de duas obras de revitalização, que resultam de parceria entre o órgão federal, Prefeitura de São Luís e empresa Vale.

O investimento da mineradora será de R$ 11,5 milhões. E será muito bem-vindo para toda a cidade, um atrativo a mais para turistas e maranhenses. Para começar, serão mais de 12 mil metros quadrados de obras no Largo do Carmo e Praça João Lisboa. Esses espaços públicos terão ampliação da área para pedestres, adequações às normas de acessibilidade, além de pavimentação da Rua Nazaré e uniformização das vias em paralelepípedos, o que inclui o reaproveitamento de peças retiradas da Rua Grande.

Outra iniciativa é a construção da Praça das Mercês, que terá área construída de 11.734 metros quadrados. A proposta é que o local seja a nova porta de entrada do Centro Histórico, isso porque terá estacionamento de ônibus de turismo e demais veículos, área para eventos com arquibancada, arborização, equipamentos de ginástica para idosos e deficientes físicos, quadra poliesportiva, pista de skate, posto policial, um mirante e o Memorial da Escravidão.

Não é de hoje que as ações fruto de parceria público-privada têm feito melhorias em São Luís. A reforma da Praça Gonçalves Dias, as adequações no trânsito nas avenidas Carlos Cunha e Daniel de La Touche. Todas resultando em melhorias para a vida da cidade e dos cidadãos que nela vivem.

As novas obras do Centro Histórico integram o leque de mais de 40 intervenções do Iphan programadas para São Luís, sendo 11 já entregues e somando um investimento de R$ 133 milhões. Fazem parte da nova política da União em torno do incentivo ao turismo em áreas de Patrimônio Mundial. Segundo a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, “a ideia é que as duas obras se iniciem simultaneamente, provavelmente em setembro”. E o cronograma para as duas obras está definido em 15 meses.

Assim, a previsão é que daqui a pouco mais de um ano, o maranhense possa contar com mais dois belos cartões-postais e espaços de lazer, a exemplo do que já ocorre com a Praça Deodoro que, na atualidade, virou cenário para eventos e postagens nas redes sociais.

A certeza disso vem do fato de que a população maranhense é apaixonada por sua terra e transmite esse amor como forma de apego ao que é feito para ressaltar essa beleza. Exemplos disso são a Praça Benedito Leite, que depois de reformada virou palco da Feirinha São Luís e atrai milhares de pessoas a cada domingo.

O maranhense sabe do potencial turístico de sua cidade e sabe reconhecer quando algo de bom é feito em prol dela e, claro, de sua população também.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.