Editorial

A estratégia para sair crise

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

Se você é um empreendedor ou trabalha numa organização, você com certeza ainda está sentindo o impacto da crise econômica do país. Desde 2015, o Brasil vive uma forte recessão, marcada pela instabilidade político-econômica, que tem como resultado um alto número de desemprego e grandes contrações no desenvolvimento da economia.

Mas como um gestor ou um empreendedor consegue ultrapassar esse momento mantendo sua empresa ilesa ou, pelo menos, sem grandes prejuízos? A resposta simples é: tendo um bom planejamento estratégico. O desenvolvimento e a execução de uma boa estratégia, focada nas metas e nos objetivos da empresa, garantem com que momentos difíceis, tanto do setor micro quanto macroeconômico, sejam previstos e superados.

Esses momentos de crise são sempre indesejados, mas nem sempre é preciso abandonar seu negócio promissor por uma situação temporária e passageira. Então, como investir na sua estratégia para ter um melhor desempenho durante os períodos de crise econômica?

Primeiro, tenha seus objetivos muito bem definidos. Por que sua empresa está aberta? Quais problemas ela resolve? Esses problemas se mantêm durante o período de crise ou eles se alteram para outros? Seus clientes consideram o serviço oferecido pela sua organização descartável ou essencial?

Esteja ciente que a crise existe, mas não se faça de vítima dela. É claro que a crise irá atingir seu negócio de uma maneira ou de outra, mas você, na posição de empreendedor, precisa desenvolver controle sobre a situação. Portanto, tente enxergar boas oportunidades de crescimento mesmo em condições delicadas.

Pense fora da caixa e veja a instabilidade como uma forma de adentrar novos mercados! Toda crise tem seu fim, independentemente do seu tamanho e intensidade. O que faz a diferença é a maneira que você lida com essa fase, aproveitando para se tornar mais forte e preparado ou desistindo de todo o esforço colocado na sua empresa.

Seja ágil e se adapte. As crises promovem mudanças. E, na disputa entre concorrência e mercado, quem é mais ágil e criativo acaba vencendo a disputa. Aproveite o momento para reinventar sua estrutura, sua forma de oferecer seu produto e atender às necessidades do momento.

Sua estratégia precisa ser flexível o suficiente para não desmoronar em períodos instáveis. Para isso, você pode contar com o auxílio de estrategistas e executores, que têm pontos de vistas diferentes e complementares. Escute sua equipe e esteja sempre prevenido para situações inesperadas.

Por fim, economize o máximo que você puder, mas de forma inteligente. Essa dica parece óbvia, mas os gestores costumam lidar com ela de forma errônea, demitindo grande parte da sua força de trabalho no primeiro momento de crise. Para evitar essa ação drástica, faça uma revisão de todo o planejamento estratégico feito para aquele período em específico, diminua os estoques, faça promoções e enxugue gastos considerados mais supérfluos – ou menos essenciais.

Você talvez irá precisar abrir mão de projetos mais sofisticados, mas focando no esforço do seu capital humano, esse momento se torna mais simples e objetivo. Lembre-se que o maior bem de qualquer organização são seus colaboradores, então tente mantê-lo para superar a fase ruim. Você pode pensar em alternativas como o home office, que ajuda a economizar gastos na estrutura, dependendo do tipo de serviço que sua empresa fornece. Não se esqueça, toda crise tem início e fim!

E se todos os meus esforços não funcionarem?

Às vezes, nem os maiores esforços conseguem manter uma empresa funcionando. Os altos juros, a crise política e a inflação desfavorecem consideravelmente o desenvolvimento de uma empresa. Se este momento chegar, talvez você possa começar a pensar numa possível venda do seu negócio.

O período mais crítico da crise econômica já passou. Muitas empresas atualmente estão focando no mercado de fusões e aquisições para se desenvolverem, seja comprando empresas concorrentes ou se fundindo com fornecedores e empresas não concorrentes. Essa é uma boa alternativa para aqueles empreendedores que, motivados pela crise ou por outras razões, já estão dando por encerrada sua carreira em determinado mercado.

Dessa forma, os mais novos empreendedores também têm o caminho facilitado para desenvolver suas ideias. Vender uma empresa pode parecer um caminho complexo, mas com o planejamento correto e decisões bem pensadas conjuntamente fica muito mais fácil não sair no prejuízo em períodos mais conflituosos da economia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.