SAÚDE

Hospital São Domingos celebra 30 anos de conquistas

Em três décadas, hospital ampliou sua estrutura física e expandiu serviços de saúde; até 2020, mais novidades serão implantadas na unidade

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Hospital São Domingos, com sede na Av. Jerônimo de Albuquerque e Unidades Diagnósticas em bairros
Hospital São Domingos, com sede na Av. Jerônimo de Albuquerque e Unidades Diagnósticas em bairros

SÃO LUÍS - No mês em que completa 30 anos de fundação - em 28 de julho -, o Hospital São Domingos (HSD) celebra conquistas reconhecidas pela população de São Luís e, também, por instituições e especialistas da medicina de renome nacional e internacional. Ao longo das três décadas, o hospital ampliou sua estrutura física, aumentou o número de leitos de internação e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), implantou serviços e expandiu a rede de atendimento, contando com o que há de mais moderno na medicina mundial e ofertando melhores serviços à população maranhense. Até 2020, mais no­vidades serão implantadas na unidade de saúde.

Está a pleno vapor a expansão do HSD em diversos segmentos, desde a estrutura física aos serviços médicos disponibilizados pelo hospital. O hospital, que começou com 30 leitos e 17 funcionários, em meados de 1989 como um projeto familiar, hoje é composto por 305 leitos, sendo 54 de UTI, 3.603 colaboradores e 571 médicos efetivos que realizam, diariamente, mais de 6 mil atendimentos. A perspectiva é de crescer ainda mais até o próximo ano, conforme destacou Marcelino Machado, diretor de Infraestrutura e Negócios do HSD.

“Alinhado com o propósito principal do hospital, que é cuidar de pessoas, estamos promovendo, por meio de um Plano Diretor amplamente discutido internamente, o crescimento orgânico do HSD como, também, de suas unidades. Essa obra, que nós temos em torno do hospital, vai ampliar a oferta de leitos da unidade e a gente pretende concluir esta etapa até 2020 e o hospital vai passar a contar com 480 leitos, sendo 110 de UTI, mas também ampliaremos a oferta de todas as nossas linhas de cuidado. Isso tornará o São Domingos um dos três maiores hospitais do Norte-nordeste do Brasil, uma conquista muito importante para a população maranhense”, esclareceu.

Machado frisou que as benfeitorias do HSD refletem, diretamente, na qualidade de vida da população, quer seja gerando empregos ou ofertando cuidados com a saúde de forma cada vez mais próxima. Entre as medidas adotadas para estar mais perto das comunidades, se destacam as Unidades Diagnósticas, distribuídas por bairros da capital, em três shopping centers, onde a população tem acesso a consultas e exames de imagem nas mais diversas especialidades.

Fundador e presidente do HSD, médico Hélio Mendes, destacou trajetória em evento comemorativo
Fundador e presidente do HSD, médico Hélio Mendes, destacou trajetória em evento comemorativo

Ampliação

De acordo com a diretora do Centro de Diagnóstico por Imagem e Ambulatorial, o projeto é de ampliação dos espaços e serviços disponibilizados. “Quando houve o nascimento dessas unidades, vi­mos, junto aos nossos colaboradores, que precisávamos melhorar o acesso dos nossos pacientes ao São Domingos. Então, com as dificuldades de mobilidade que existiam em São Luís, o melhor seria estarmos mais próximo de onde o paciente está. Por isso, iniciamos a implantação das unidades de medicina diagnóstica e ambulatorial avançadas. Temos pla­nos, também, de levar a essas unidades o pronto-atendimento, ou seja, aquela urgência poderá ser atendida mais próxima, sem precisar se deslocar até a sede do São Domingos, pois, muitas vezes, as dificuldades de acessibilidade podem atrapalhar o resultado fi­nal da assistência”, explicou a médica Gláucia Palácio.

Toda a dedicação em oferecer o melhor à população maranhen­se está intrinsecamente relacionada aos valores que basearam a origem do HSD e até hoje permanecem como prioridades do fundador e presidente do hospital, o médico Hélio Mendes. Para ele, a inspiração vem do amor à profissão e do desejo de oferecer o melhor serviço médico para cuidar dos pacientes.

“Nós, do Hospital São Domingos, nos sentimos muito honrados e felizes em saber que estamos cumprindo o dever de casa. A nossa instituição está completando 30 anos e, desde o dia em que foi aberta, até hoje, nunca parou de sofrer alterações, ampliações e modificações, tanto no sentido científico, técnico quanto físico, e este é o nosso trabalho”, afirmou.

E complementou: “Somos equiparados aos grandes centros hospitalares do país e tudo isso é uma questão de paixão. Na minha pessoa, não há vaidade. A vaidade, se é que há, está em devolver e entregar à minha cidade, ao meu estado, ao meu país, o que há de melhor para aliviar as dores e os sofrimentos das pessoas”, declarou.

Gláucia Palácio fala à equipe do HSD e convidados no evento que reuniu imprensa em São Luís
Gláucia Palácio fala à equipe do HSD e convidados no evento que reuniu imprensa em São Luís

SAIBA MAIS

História

A origem do Hospital São Domingos está ligada ao Hospital São Francisco de Assis, que começou a funcionar em 4 de outubro de 1975 no município de São Domingos do Maranhão, construído por Hélio Mendes da Silva e sua esposa, Maria Antônia Andrade da Silva, sendo essa a primeira experiência de ambos com a administração hospitalar, motivando-os, também, a trazer, para a capital, serviços de qualidade em saúde.

O HSD começou com 30 leitos e 17 funcionários, mas com estrutura em atendimento de Emergência, Cardiologia, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Clínica Médica e Maternidade. Desde o início o foco era prestar atendimento de excelência e alta complexidade para a população do estado. Reformas, adaptações e construção de prédios fazem parte da história do HSD e, atualmente, está sendo executado o Plano Diretor de Expansão, com obras previstas até 2023 para se adequar às transformações e demanda da capital por atendimento de saúde de qualidade.

Plano de expansão

Em 1993 foi iniciada a execução do Plano Diretor de Expansão, com reformas, adaptações e construção de prédios. A fase atual consiste na construção de 144 leitos de internação; 70 leitos de UTI, dos quais 10 são pediátricos; centro para Transplante de Medula Óssea (TMO); 8 salas cirúrgicas, entre elas uma de cirurgia híbrida; 50 consultórios; heliponto; pronto atendimento adulto (emergência); pronto atendimento infantil; polo oncológico (composto de radioterapia e quimioterapia). São cerca de 31 mil metros quadrados de obras nesta etapa de expansão.

Pioneirismo

O pioneirismo sempre foi um valor da instituição. O Hospital São Domingos foi o primeiro centro de saúde do estado a ter um aparelho de ressonância magnética, a ser referência em oxigenação por membrana extracorpórea (conhecida omo ECMO) e a utilizar a video-cirurgia laparoscópica, além de outros procedimentos.

A nossa instituição está completando 30 anos e, desde o dia em que foi aberta, até hoje, nunca parou de sofrer alterações, ampliações e modificações, tanto no sentido científico, técnico quanto físico, e este é o nosso trabalho”Médico Hélio Mendes,fundador e presidente do Hospital São Domingos

Números

251 leitos de internação

54 leitos de UTI

571 médicos efetivos

45 especialidades médicas

3.063 colaboradores

11 mil atendimentos mensais no Pronto Socorro

12 mil consultas ambulatoriais por mês

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.