COLUNA

Efeito contrário

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

As denúncias do ex-delegado Tiago Bardal e do delegado Ney Anderson Gaspar sobre espionagem contra desembargadores e políticos no Maranhão com suposta determinação do titular da Secretaria Estadual de Segurança (SSP), Jefferson Portela, ganhou repercussão maior do que poderia ser imaginado.
E tudo por conta das investidas de última hora do PCdoB para tentar barrar os depoimentos de Bardal e Ney Anderson na Câmara Federal. Ou seja, antes, o que parecia uma questão paroquial acabou ganhando visibilidade nacional com a entrada em cena da Presidência da Câmara.
Não se sabe se por “companheirismo” aos comunistas do Maranhão ou por ter sido levado ao erro, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, deu uma decisão suspendendo o depoimento de Tiago Bardal a pedido da deputada federal do PCdoB, Perpétua Almeida (do Acre).
Esta foi somente uma das investidas do partido de Jefferson Portela para barrar a audiência que teve também até descumprimento de decisão judicial por parte de policiais civis, que não queriam liberar Bardal para prestar o depoimento.
O fato é que os delegados reafirmaram denúncias contra o secretário. Em defesa, o deputado Márcio Jerry (PCdoB) usou suas falas para tentar desqualificar os depoentes.
Para resolver o impasse, o deputado Aluisio Mendes (Pode), que propôs a audiência, solicitou a Jerry que ele conversasse com o governador Flávio Dino para que uma auditoria fosse feita no Sistema Guardião e assim mostrar se realmente não houve arapongagem contra desembargadores e políticos no Maranhão.

Insistência
A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC) tentou, de todas as formas, impedir a oitiva não somente do ex-delegado Tiago Bardal como também do delegado Ney Anderson Gaspar.
Na abertura da reunião da Comissão de Crime Organizado da Câmara, ontem, ela chegou a propor o adiamento dos depoimentos, sob a tese de que Anderson não dispunha de “condições psicológicas”.
O pedido foi rechaçado de forma imediata pela presidência do grupo de trabalho.

Pessoais
As constantes sugestões dos deputados presentes à audiência talvez não surtiram efeito prático diante do governo estadual.
Aluisio Mendes e Edilázio Júnior pediram que Portela fosse afastado do cargo que ocupa, para que as investigações fossem imparciais, além da auditoria no Guardião.
Durante toda a audiência, o discurso de quem defendia Portela alegava que a motivação dos delegados são pessoais contra o secretário.

Citações
O delegado Ney Anderson disse que tanto o deputado Márcio Jerry e seus familiares quanto os familiares do senador Roberto Rocha tiveram seus telefones interceptados.
O senador tucano disse que vai pedir uma audiência para depoimentos dos delegados no Senado, por considerar graves as denúncias.
No rol dos interceptados ilegalmente, ainda segundo os delegados, havia ainda o deputado Josimar de Maranhãozinho (PL) e Astro de Ogum (PL) com direito a nome de operação criado.

Mais depoimento
E ainda sobre o depoimento dos delegados na Comissão de Segurança da Câmara, ficou confirmada durante a audiência que uma comissão de oito deputados federais virá ao Maranhão.
Este pedido foi feito por Aluisio Mendes após decisão de Rodrigo Maia de proibir o depoimento de Tiago Bardal na comissão.
Mesmo o presidente voltando atrás da decisão, Mendes manteve pedido e o ex-delegado será ouvido pelos parlamentares no estado.

Oposição
O deputado Adriano Sarney (PV) revelou que foi contra o encontro da semana passada entre o ex-presidente da República, José Sarney e o governador Flávio Dino (PCdoB).
O parlamentar também reforçou seu posicionamento contrário ao comunista, afirmando que se mantém na oposição ao governo estadual.
Para o deputado, não foi seguido o ideal democrático pelo governador Flávio Dino ao sugerir a conversa com Sarney.

Biometria
O total de eleitores do Maranhão é de pouco mais de 4,54 milhões. Com o total já incluído no sistema biométrico, restará ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recadastrar pouco mais de 750 mil eleitores.
Até as eleições de 2018, havia pouco mais de 2 milhões de eleitores com identificação biométrica. Somente no início deste ano, o TRE conseguiu incluir mais de 350 mil no sistema.
A previsão agora é que as eleições municipais do próximo ano no estado ocorra quase em sua totalidade de eleitores já votando com a impressão digital.

DE OLHO

3,8 milhões de eleitores do Maranhão já estão com o título eleitoral com identificação biométrica.

E MAIS

• O projeto de lei “IPTU Justo” começou a tramitar na Câmara Municipal de São Luís. A proposta foi encaminhada para as comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento da Casa.

• A matéria é do vereador Honorato Fernandes (PT). Ele propõe desconto de até 30% no valor do imposto caso o contribuinte não tenha os serviços previstos na Lei Orgânica sendo disponibilizados.

• Os membros da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados desembarcam amanhã em São Luís para vistoria no Porto do Itaqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.