HOMENAGENS

Com festa garantida, homenagens a São Marçal acontecem neste domingo

Durante aproximadamente 20 horas de festa, uma média de 25 grupos fazem a alegria do público presente; data também comemorado o Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Avenida São Marçal por onde cerca de 20 grupos de bumba meu boi desfilarão neste domingo
Avenida São Marçal por onde cerca de 20 grupos de bumba meu boi desfilarão neste domingo (São Marçal)

SÃO LUÍS - Mais de 200 mil pessoas são esperadas neste domingo (30) para mais uma edição da Festa de São Marçal, realizada há mais de 90 anos na avenida que leva o nome do santo, no João Paulo. De acordo com a organização da celebração, todos os preparativos para o tradicional encontro de bois foram definidos para reunir brincantes e admiradores do bumba meu boi de forma segura. Durante, aproximadamente, 20 horas de festa, uma média de 25 grupos fazem a alegria do público presente e homenageiam a data em que, também, é comemorado o Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi.

Marcando o encerramento do período junino de São Luís, a festa em homenagem a São Marçal e aos brincantes dos grupos de bumba meu boi esta garantida em mais um ano, atingindo sua 92ª edição. Para tanto, organizadores contam com apoio do poder público estadual e municipal, responsáveis por oferecerem os incentivos essenciais para a realização da festa, como contou o radialista Juarez Sousa, que há três anos está à frente da organização do evento, com a expectativa de superação de público.

“Os detalhes foram previamente articulados para que a festa ocorresse e a tradição fosse assegurada. Garantimos, junto ao governo e à prefeitura, que serviços indispensáveis, como segurança, trânsito, saúde, Blitz Urbanas e limpeza pública, por exemplo, estejam presentes para oferecer a estrutura adequada ao público, brincantes e grupos presentes em mais esta edição da festa. No ano passado, a polícia militar estimou a presença de 200 mil pessoas, neste ano acreditamos que este número será ainda maior, por isso estamos ainda mais criteriosos com a segurança”, assegurou.

De acordo com Sousa, toda a estrutura de palco e som foi oferecida pelo Governo do Estado, assim como o efetivo de 340 policiais militares para atuação direta durante todo o evento, que inicia às 6h e encerra às 00h de segunda-feira. O organizador destacou, também, a presença de agentes da Blitz Urbanas para intensificar a segurança e evitar o uso de materiais de vidro, por exemplo. “Durante todas as edições destacamos a importância de não utilizar garrafas de vidro, tanto pelos vendedores ambulantes, quanto pelos brincantes e os agentes garantirão que incidentes relacionados a estes materiais”, frisou.

Por se tratar de uma festa espontânea, onde as brincadeiras mobilizam-se conforme suas condições, sem financiamento por parte da organização, não há programação ou um número definido de grupos participantes, mas uma média de 25 brincadeiras de bumba meu boi são esperadas para este domingo. “O primeiro grupo a se apresentar é o Riso da Cidade, do município de Timon. Eles participam da festa de São Pedro e em seguida, a partir das 6h, chegam à Avenida São Marçal. Infelizmente, tivemos uma perda significante este ano, com o falecimento do cantador Gilmar, do Boi do Maiobão, e eles não participam nesta edição, mas as homenagens serão prestadas e estamos esperando a passagem de 20 a 30 grupos pela festa”, confirmou Sousa.

Quem também confirmou presença no evento foi o comércio ambulante, que já na quinta-feira (27) iniciou a marcação dos espaços para instalação de barracas e bancas de comercialização de bebidas e comidas durante a festa. O comércio formal, por sua vez, não funciona durante as comemorações, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (31). Para isso, agentes de limpeza realização a coleta de lixo e lavagem da via assim que a festa é encerrada. “Outra parceria importante é com o serviço de limpeza pública de São Luís. Logo que a festa termina, por volta de 00h, os profissionais entram em ação para proporcionar as atividades normais do bairro na segunda-feira”, frisou o organizador do evento.

Trânsito

Na noite de sábado (29), devido às festividades de São Marçal, no bairro João Paulo, além do disciplinamento do trânsito feito pelas equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), haverá três pontos de interdição: Avenida São Marçal, próximo à Feira do João Paulo; Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Curso Wellington; e Avenida Kennedy, próximo ao Colégio Gonçalves Dias. As interdições ocorrerão às 22h de sábado (29) e segue no domingo (30), até terminar as festividades.

No sentido bairro-centro, pela Avenida São Marçal, o trânsito será desviado na Jordoa, pela Rua 5 de Janeiro, seguindo até o Elevado Alcione Nazaré. No trecho centro-bairro, serão feitas duas interdições: a primeira na Avenida Kennedy, onde o trânsito será desviado para a Rua Armando Vieira da Silva (em frente ao Colégio Gonçalves Dias), seguindo em direção à Avenida Getúlio Vargas; e a outra, na Avenida Getúlio Vargas, sentido centro-bairro, próximo ao Curso Wellington, com desvio em direção à Avenida dos Franceses. Também serão interditadas as ruas transversais que dão acesso à Avenida São Marçal, no trecho compreendido entre a feira do João Paulo e a Rotatória São Marçal.

Os ônibus do Sistema de Transporte Coletivo de São Luis que trafegam pelo João Paulo terão seus itinerários modificados conforme desvios programados pela SMTT, até o fim das festividades na Avenida São Marçal. A SMTT pede a compreensão dos condutores para que evitem transitar nas respectivas avenidas a fim de diminuir transtornos e, consequentemente, maiores complicações ao trânsito no local.

Atenção

Apesar da organização intensa, uma estrutura que não recebe manutenção a algum tempo representa perigo aos participantes da festa. Isto porque, o espaço, uma espécie de palanque, muito utilizado pelo público para apreciar a festa, tem degraus danificados, madeiras soltas e peças bastante enferrujadas, apresentando risco de desabamento iminente, principalmente em caso de grandes aglomerações, como durante a Festa de São Marçal. No local, não consta nenhuma sinalização ou isolamento da área. O Estado questionou a Prefeitura de São Luís sobre a situação, mas até o fechamento desta edição, não obteve retorno.

SAIBA MAIS

O primeiro encontro de bois no João Paulo data de 29 de junho de 1928, quando os batalhões do Sítio do Apicum, o Boi do Lugar dos Índios, do povoado de São José dos Índios, em Ribamar, e, segundo contam alguns, o Boi da Maioba se reuniram no espaço onde hoje é a Praça Ivar Saldanha, sob o pedido de José Pacífico de Moraes, comerciante, apreciador da cultura popular, que resolveu reproduzir, em seu bairro, um encontro que já ocorria desde 1924, todo dia 29, em honra a São Pedro, na então Vila do Anil.

O encontro se repetiu todos os anos até 1949, quando foi para o Monte Castelo, mas ficou lá somente um ano. Depois, foi para o Bairro de Fátima e rodou por outros bairros até retornar ao João Paulo, em 1959. Somente nos anos 1980 a festa tomou a forma que tem hoje.

Em 2006, a Prefeitura de São Luís, depois de ter sancionado a lei que alterou o nome da Avenida João Pessoa para São Marçal, atribuiu à Festa de São Marçal, através da lei Nº 4626 de 14 de julho, o título de bem cultural e imaterial, transformando a data no Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.