São João 2019

Festa na praça

Arraial da Praça Maria Aragão segue animado nesta terça-feira, com as apresentações da Dança do Lelê de São Simão, Boi Famosão de Humberto de Campos, Boi Fé em Deus, entre outros, e show especial do cantor Michael Wesley

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Michael Wesley faz show hoje no Arraial da Maria Aragão
Michael Wesley faz show hoje no Arraial da Maria Aragão (Michael Wesley )

Um dos mais prestigiados espaços juninos de São Luís, o Arraial da Praça Maria Aragão, na Beira-Mar, segue com programação animada e diversificada. Hoje, a festança começa às 19h e a programação incluirá dança do Lelê de São Simão, Boi Famosão de Humberto de Campos, Boi Fé em Deus, Boi Lendas e Magias, Boi Oriente e Boi Brilho da Juventude. O show especial da noite será do cantor Michael Wesley, que já está em São Luís e envolverá o público com seu repertório de sertanejo autoral e homenagens. O arraial segue até dia 30, quando receberá a cantora Elba Ramalho.

A noite desta terça-feira na Maria Aragão será marcada pelo tradicionalismo das danças folclóricas da capital e do interior maranhense, a exemplo da atração de abertura: a Dança do Lelê de São Simão, também conhecida como Pela Porco, manifestação com características europeias das danças de salão trazidas no século XIX para o Brasil. O significado do “Pela Porco” é relacionado ao costume antigo de matar galinhas e pelar porcos para servir de alimento depois da festa. O banjo, cavaquinho, violão, castanholas, flauta e rabeca são instrumentos utilizados nessa dança.

Na sequência, se apresentarão os integrantes do Boi Famosão de Humberto de Campos e o Boi Fé em Deus, seguido de Boi Lendas e Magias, Boi Oriente e Boi Brilho da Juventude. O grande show da noite será do cantor Michael Wesley, que desponta como uma das vozes mais afinadas da seara sertaneja no Brasil, elogiado por artistas como Gusttavo Lima, Wesley Safadão e Solange Almeida. Na Arena do Forró em Grupo Baião do Mará e Mikael Prata e Forró do Xeleléu.

Michael é maranhense, mas está com projeto musical fincado em terras cearenses e contrato assinado com a Jujuba Editora, uma das mais respeitadas do Brasil e responsável por compor músicas para nomes de peso, como Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Lucas Lucco, Gustavo Mioto, Márcia Fellipe, dentre vários outros. Michael desembarcou na capital com banda completa e na companhia do próprio Jujuba. Um dos momentos mais esperados da apresentação é quando, no palco, o artista monta a sua “Rádio da Pinga” e convida algumas pessoas da plateia para dividir a mesa com ele, durante a execução de algumas canções do repertório, que inclui músicas como “Moranguinho”, “Traição Cruel”, “A dor desse amor”, “Preciso ser amado” e “Eu juro”.

“Nosso show está redondo e muito descontraído. Vamos levar a nossa descontração para esse arraial sobre o qual só temos ouvido muitos elogios. É um grande prazer tocar na minha terra”, disse Michael Wesley, que dia 26 de julho retornará ao Maranhão para novo show, ao lado da dupla Zé Neto e Cristiano.

Atrações - O arraial está consolidado no calendário cultural como um dos maiores de São Luís. Em doze dias de programação, com mais de 100 atrações, marca a história dos festejos juninos maranhenses. Grupos de bumba meu boi, quadrilhas juninas tradicionais e estilizadas, tambor de crioula, cacuriá, forró pé de serra, dança do boiadeiro/country, danças regionais e dança portuguesa, shows com artistas locais e nacionais, apresentações de grupos alternativos valorizando a cultura nordestina são algumas das atrações que o público pode apreciar no arraial promovido pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado.

“O São João faz parte da cultura do povo ludovicense e é uma marca da nossa cidade. Este é um período muito singular e especial, onde a alegria da população fica evidenciada durante as festividades juninas”, destaca o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

Foram montados três espaços diferentes, sendo um principal para apresentação de cantores e artistas diversos, uma plataforma principal para a apresentação dos grupos folclóricos e uma estrutura exclusiva para apresentações de bandas de forró pé de serra. A organização disponibilizou ainda serviços de segurança, alimentação, saúde e informações turísticas e culturais da cidade, com atendimento diário, das 18h até meia-noite.

Nas primeiras noites, passaram pelo espaço o Tambor de Crioula Brilho da União da Vila Mauro Fecury I, Dança Portuguesa Império de Lisboa, Bumba Meu Boi de Orquestra Encanto do Olho d'Água, Grupo Alternativo Boizinho Barrica, Bumba Meu Boi de Matraca de Maracanã. E ainda Dança Portuguesa Uma Noite em Portugal, Grupo Mirim Barriquinha, Quadrilha Império Nordestino, Bumba Meu Boi de Orquestra Lendas e Magias, Grupo Alternativo Novilho Branco, Bumba Meu Boi da Baixada Unidos de Santa Fé, Bumba Meu Boi de Orquestra de Axixá, entre outras.

Serviço

O quê

Programação Arraial da Praça Maria Aragão

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Beira-Mar

Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.