COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
O ESCRITOR e palestrante convidado Flaviano Menezes vai debater o tema “Os lugares da memória de Josué Montello em Os Tambores de São Luis” na próxima quinta-feira
O ESCRITOR e palestrante convidado Flaviano Menezes vai debater o tema “Os lugares da memória de Josué Montello em Os Tambores de São Luis” na próxima quinta-feira

Palestra sobre a memória de Josué Montello
A Casa de Cultura Josué Montello, na Rua das Hortas, será palco no próximo dia 27, quinta-feira, às 15h, de mais uma palestra que integra a programação alusiva ao lançamento da edição especial do romance “Os Tambores de São Luís”.
O tema será “Os lugares da memória de Josué Montello em Os Tambores de São Luis”. E será proferida pelo professor e escritor Flaviano Menezes e mediada pela jornalista e escritora Talita Guimarães.
Flaviano Menezes é autor do livro “Moradas e Memórias”, uma rica pesquisa sobre os laços afetivos dos moradores de São Luís e suas respectivas moradias.
Após essa palestra, acontecerá um intervalo devido as férias escolares. E em agosto, a Casa de Cultura Josué Montello voltará a sediar gratuitamente outros debates com convidados sobre a obra Montelliana.

Michael em SLZ
Uma das estrelas da nova geração da música sertaneja desembarcou em São Luís para a temporada junina 2019.
Trata-se do cantor Michael Wesley, o fenômeno de “Moranguinho”, “Traição Cruel” e outros sucessos com mais de 2 milhões e 600 mil plays no @suamusica, veio com banda completa e todo o seu carisma.
Ele está acompanhado do produtor musical Jujuba, proprietário da famosa Jujuba Editora, uma das mais respeitadas do Brasil nesse segmento e associada a nomes como Gusttavo Lima, Bruno & Marrone, Wesley
Safadão, entre outros.

Michael em SLZ 2
Afinado e elogiado por cantores como Gusttavo Lima, Wesley Safadão e Solange Almeida, Michael Wesley é a simpatia em pessoa.
Nos palcos por onde tem passado, atrai os holofotes com suas interpretações impecáveis e uma performance elogiada da banda, que veio com ele de Fortaleza especialmente para abrilhantar a temporada junina no Maranhão.
No telão, imagens em Led do clipe da música “Traição Cruel” e do DVD “Live Beach”, que ele gravou ao vivo na Praia do Cumbuco,
em Caucaia (CE).
Um dos momentos mais marcantes do show é quando Michael Wesley monta a sua “Rádio da Pinga” e convida pessoas da plateia para subir ao palco e dividir a mesa com ele, ao som de músicas autorais e homenagens a outras feras da música sertaneja, inclusive Gabriel Diniz, morto este ano em acidente aéreo.

Fisioterapia
O Curso de Fisioterapia do Instituto Florence de Ensino Superior recebeu a visita de Gustavo Pires, representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão, para um bate-papo com os alunos do primeiro período.
No encontro, foram debatidas temáticas como a função do Conselho Regional de Fisioterapia, áreas de atuação da Fisioterapia, honorários fisioterapêuticos e mercado de trabalho da
Fisioterapia no Maranhão.

Fim de campanha
No último dia de campanha para reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado fez questão de visitar novamente todos os Centros do Campus do Bacanga e reafirmar compromissos assumidos desde o início da jornada em busca da eleição.
Em comitiva, o candidato conversou com estudantes, professores e técnicos, esclarecendo dúvidas sobre as propostas, bem como refletindo sobre as demandas da universidade.
A ação foi iniciada no Centro de Ciências Sociais (CCSo), onde Natalino reuniu-se com estudantes do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica. Lá, explicou os compromissos de campanha e ouviu atentamente os acadêmicos.

Alex Murad na CNDS
Assessor especial da presidência da OAB Maranhão, Alex Murad foi empossado como membro titular da Comissão Nacional de Direitos Sociais da CFOAB (Comissão Nacional dos Direitos Sociais do Conselho Federal).
A solenidade de posse ocorreu no último dia 19 e contou com a presença dos ministros do TST, Maurício Godinho Delgado e Delaíde Alves Miranda Arantes; do ex-presidente César Britto, e do atual vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Luís Viana.

Vem aí o décimo CEP-MA
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão reinicia hoje, no município de Açailândia, os encontros preparatórios para o 10º Congresso Estadual de Profissionais do Maranhão. Em Imperatriz, o encontro acontece amanhã e em Balsas, na quinta-feira. Estão previstos ainda reuniões em Caxias, Santa Inês e São Luís. O 10º CEP-MA acontecerá no dia 23 de julho, em São Luís. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local do evento. Poderão participar profissionais, graduandos, professores de engenharia, agronomia e a sociedade em geral.

TRIVIAL VARIADO
Reincluir estados e municípios na Reforma da Previdência está no radar, mas com um porém: mediante o compromisso dos governadores do Nordeste de mobilizarem seus parlamentares para votarem a favor.

No assunto: a condição foi realçada pelo governador João Doria no fim de semana após conversa entre ele e Rodrigo Maia para tratar do tema. Os gestores, por sua vez, já vinham revelando nas coxias a resistência das bancadas a abraçarem o tema.

Há quem diga que o ideal era que ficasse junto com a discussão geral, porque o Brasil é uma federação. Não dá para dividir 27 estados e mais de cinco mil municípios e achar que isso não tem relevância.

Ou o hacker que invadiu o celular de integrantes da força-tarefa da Lava-Jato é seletivo ou os editores do Intercept estão guardando material, porque até aqui não apareceu
uma palavra sobre Eduardo Cunha.

A arquitetura brasileira está de luto com o falecimento de Ana Eliza Niemayer, neta de Oscar Niemeyer. Ela morreu em 19 de junho, aos 67 anos, no Rio de Janeiro. E, assim como o avô, também seguiu carreira na arquitetura e era quem comandava um escritório que leva o nome de Oscar.

Rosimar e José Carlos Salgueiro já bateram o martelo: vai ser no dia 26 de outubro a comemoração das Bodas de Ouro de sua feliz união matrimonial. Como esta coluna antecipou, Alcione já avisou que vem cantar para o casal e seus amigos.

Ainda não fui a nenhum arraial da cidade, este ano. Mas a partir de hoje pretendo visitar os mais famosos para matar saudade das brincadeiras de bumba-meu-boi. Até agora só aplaudi o Boi de Morros, que está com uma bela produção comandada por Lobato.

DE RELANCE

Pelo contrário
Está certíssimo o jornalista Tulio Milman quando diz que existe uma estratégia surrada, usada por homens públicos e suas tropas de choque para tentar desqualificar críticas. E que ela ressurge agora, em meio ao saudável debate sobre a relação entre o ex-juiz Sergio Moro e procuradores da Lava-Jato. Temos ouvido, aqui e ali, alegações de que questionar a atuação dos envolvidos é um ataque às instituições que representam. Nada mais rasteiro e absurdo. Constatar que a troca de mensagens entre acusação e magistrado ultrapassou os limites da lei e da ética é justamente o contrário. É a única forma aceitável de defender as instituições envolvidas.

Pelo contrário 2
Quem atenta contra elas é quem não compreende o seu papel nesse complexo tabuleiro de leis, egos e vaidades. Até o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, caiu nessa armadilha semanas atrás, quando endossou a censura à publicação de uma reportagem que o citava: confundiu críticas a ele com ataques ao Supremo. É por compreender e valorizar ao extremo os papéis dos juízes, procuradores e promotores que devemos estar atentos. Todos são parte nesse processo. Tem também o outro extremo, o que confunde, de propósito, as críticas ao teor das conversas com a defesa de corruptos que estão, com justiça, na cadeia.

Pelo contrário 3
Tulio vai mais fundo quando questiona: se o teor das conversas entre Sergio Moro e representantes da acusação tem sido alvo de intenso debate, a investigação sobre o crime na origem dos fatos permanece envolta em silêncio. É um bom sinal. Chegar aos autores da invasão do celular de Deltan Dallagnol é tarefa complexa. O que se sabe até agora é que o hackeamento não foi obra de amador e que custou caro. Desvendar essa trama é, atualmente, um dos maiores desafios da Polícia Federal brasileira, que tantos e relevantes serviços tem prestado ao país. Agir em silêncio e deixar baixar a poeira são etapas necessárias nesse trabalho que requer inteligência, paciência e tecnologia de última geração. E isso, a nossa PF tem.

Emoções positivas
As emoções positivas tais como alegria, otimismo, esperança, dentre outras, fortalecem nossos recursos intelectuais, físicos e sociais dos quais podemos lançar mão quando uma oportunidade ou uma ameaça se apresentam em nossas vidas. Importante cultivar estes pensamentos positivos também no âmbito do trabalho. A propósito, nesta terça às 19:30 o Prof. Cidinho Marques fará uma palestra na Livraria AMEI no São Luís Shopping com o tema “Psicologia Positiva Aplicada à Liderança”, na ocasião lançará seu mais novo livro, “Liderança Sistêmica”, em coautoria com outros escritores.

Redes do Maranhão
Uma mostra que está fazendo sucesso na Praia Grande é a de Redes do Maranhão, que reúne 25 peças vindas de 14 cidades do estado, com o objetivo de mostrar um pouco da diversidade de técnicas e materiais presentes no artesanato maranhense. Da riqueza das fibras vegetais à tecelagem manual de algodão, passando pelo uso de retalhos de tecido, de embalagens plásticas e até do nylon de guarda-chuvas quebrados, com varandas elaboradas ou sem elas, são peças cheias de estilo e beleza. A exposição inaugura a série Vitrine Mapearte.

Aposentadorias especiais
Causou frisson no começo da semana a revelação do relator da Reforma da Previdência na Comissão Especial da Câmara, deputado Samuel Moreira, de que vem sofrendo pressão de senadores e deputados para não alterar as aposentadorias especiais. A turma que não concorda com a manobra diz que é uma vergonha, em um momento de transformação do País, pressionar o relator da reforma da Previdência, para aliviar as aposentadorias especiais para políticos. Ou seja: muitos dos que estão gritando contra a reforma nas ruas são exatamente os que não querem perder esse tipo de privilégio.

A hora e a vez do forró
O forró pode ser declarado como patrimônio imaterial do Brasil até meados de 2020. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) iniciou pesquisa nos nove estados do Nordeste, mais o Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo para identificar a forma de expressão que além de gêneros musicais diz respeito a festas e interações sociais ao som da sanfona, zabumba e do triângulo. A iniciativa foi bem acolhida entre os músicos. Muitos grupos e artistas que se denominam “de forró” fazem adaptações de cumbia e zouk (de países hispânicos sul-americanos e caribenhos).

Para escrever na pedra:
“A culinária é a paisagem de um país na panela”. Do escritor catalão Josep Pla.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.