Concessão

Bancada vai discutir a concessão dos Lençóis com ministro Salles

Reunião entre parlamentares maranhenses e o ministro do Meio Ambiente está marcada para a tarde de hoje, na sede do ministério, em Brasília; deputados querem ouvir proposta da concessão do Parque

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, vai se reunir com a bancada do Maranhão para tratar de privatização dos Lençóis Maranhenses
Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, vai se reunir com a bancada do Maranhão para tratar de privatização dos Lençóis Maranhenses (Ricardo salles)

A bancada maranhense no Congresso Nacional discutirá hoje com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a concessão do Parque Nacional dos Lençóis, que integra os municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão.
O encontro, marcado para a tarde de hoje na sede do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, será o primeiro entre os parlamentares e o ministro, após o anúncio do Governo Federal de intenção de conceder a exploração econômica do parque à iniciativa privada.
A O Estado, o coordenador da bancada maranhense, deputado Juscelino Filho (DEM), confirmou o encontro e explicou que na reunião, os deputados vão buscar detalhes do planejamento do Governo em relação à proposta para os lençóis.
“Soubemos que há a intenção do governo de avançar com a concessão, privatização de serviços em alguns parques nacionais, incluindo o dos Lençóis Maranhenses. Então a bancada está solicitando essa reunião para ouvir do ministro se de fato há essa intenção e qual seria o modelo a ser proposto pelo Governo Federal”, disse.
A privatização do parque maranhense foi sugerida pelo ministro na ocasião de uma visita à região dos Lençóis no feriado da Semana Santa. Ele elogiou o potencial turístico do parque e sugeriu a entrega à iniciativa privada.
“O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vale muito a visita. Se concedido ao setor privado então, se tornará um dos principais destinos de ecoturismo do mundo. Vamos em frente”, escreveu em seu perfil, em rede social, numa publicação com foto do local.
Na oportunidade da visita, o ministro foi recebido no Maranhão pelo deputado federal Edilázio Júnior (PSD), que o apresentou as belezas naturais de Barreirinhas e de Santo Amaro.

Governo
O projeto de concessão do Parque Nacional dos Lençóis, elaborado primeiro pelo governo Michel Temer (MDB), já foi apresentado ao governador Flávio Dino (PCdoB) e começou a ser discutido efetivamente entre o Governo Federal e o Governo do Maranhão, no mês de abril deste ano.
Salles e o governador Flávio Dino sobrevoaram o parque no dia 18 daquele mês, após reunião realizada no Palácio dos Leões, onde houve uma pactuação para o ‘desenvolvimento turístico dos Lençóis Maranhenses’.
Toda a agenda do ministro e a discussão pela concessão do parque à iniciativa privada foi registrada pela mídia institucional do Governo do Maranhão e distribuída à imprensa, em matéria que tinha como título: “Ministro do Meio Ambiente garante parceria com o Governo do Estado para Lençóis Maranhenses”.
Na publicação do próprio Governo do Estado, há referência à concessão do parque à iniciativa privada, tratada entre o ministro e o chefe do Executivo Estadual.

“Nosso governo mantém o diálogo respeitoso com o Governo Federal em busca de parcerias e medidas que possam ajudar o Maranhão”, disse Flávio Dino na ocasião, ao fazer referência à implementação de ações voltadas para a qualificação de serviços de visitação no parque.
O ministro completou. “É preciso avançar na parte de estruturação e na ideia de concessão do parque como um todo para a exploração e incremento do turismo e do ecoturismo na região”, enfatizou.
A bancada maranhense agora busca informações mais precisas sobre o tema.

SAIBA MAIS

A Assembleia Legislativa do Maranhão instalou, no mês passado, a Frente Parlamentar em Defesa dos Lençóis Maranhenses para tratar da concessão do parque. O colegiado realizou uma audiência pública em Barreirinhas. A mobilização ocorreu por sugestão do deputado estadual Arnaldo Melo (MDB) e após O Estado abordar o tema com exclusividade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.