Programa

Mais Médicos divulga cidades em que cada aprovado trabalhará

Municípios com vulnerabilidade social e extrema pobreza foram prioridade no processo seletivo. Selecionados começarão a exercer função entre 24 e 28 de junho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Programa Mais Médicos para o Brasil divulgou resultados ontem, 19
Programa Mais Médicos para o Brasil divulgou resultados ontem, 19 (Divulgação)

BRASÍLIA - O resultado do processo de seleção de municípios do Programa Mais Médicos para o Brasil foi publicado ontem, 19, no Diário Oficial da União. Os candidatos devem consultar a lista, disponível neste link, e verificar em qual cidade poderão trabalhar, caso aceitem a oferta.

São mais de 2 mil vagas, em cidades com altos índices de vulnerabilidade social e de população em extrema pobreza.

Para garantir a oportunidade, os aprovados têm até o dia 21 de junho para acessar o termo de adesão e incluir os arquivos solicitados pelo sistema. Depois, entre 24 e 28 de junho, esses médicos precisam comparecer pessoalmente ao município onde foram selecionados. Será necessário apresentar duas vias do termo e documentos pessoais, listados no site do programa, com cópias autenticadas.

Os aprovados começarão a trabalhar logo em seguida. O cumprimento desses prazos é essencial para não perder a vaga.

Quem pode participar

Nesta primeira fase, puderam participar: médicos formados em instituições de ensino brasileiras ou que possuem diploma revalidado no Brasil.

Caso haja vagas remanescentes, no período do dia 2 ao 4 de julho, as inscrições serão abertas para profissionais brasileiros formados em instituições estrangeiras, com habilitação para o exercício da medicina no exterior.

Regiões atendidas

As vagas foram abertas em municípios que se encaixem em alguma das seguintes categorias: áreas com os maiores percentuais de população em extrema pobreza; cidades que estejam entre as 100 com mais de 80 mil habitantes, que tenham baixos níveis de receita pública e alta vulnerabilidade social; municípios que estejam nas regiões de Vale do Ribeira, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri ou Região do Semiárido, que tenham IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) baixo ou muito baixo;
locais de atuação de Distrito Sanitário Especial Indígena.

Bolsa-formação

Os médicos selecionados poderão receber uma bolsa-formação, no valor de R$ 11.865,60, paga mensalmente por até 3 anos. Esse valor possibilita que eles se matriculem em cursos de especialização ofertados pelo Sistema Universidade Aberta do SUS (UnaSUS).

É obrigatório que cumpram, semanalmente, oito horas em atividades acadêmicas teóricas e 32 horas em atividades nas unidades básicas de saúde.

Calendário

1ª etapa

19/06 - Publicação do resultado final de médicos para cada município
19 a 21/06 - Confirmação da escolha de vaga
24 a 28/06, até 18h - Apresentação pessoal dos médicos nas cidades em que trabalharão e início das atividades

2ª etapa

02 a 04/07 - Inscrição de brasileiros formados fora do país, que tenham habilitação para exercer a medicina no exterior
05 a 26/07 - Validação dos documentos dos brasileiros descritos acima
29/07 - Publicação preliminar da validação desses médicos
07/08 - Publicação do resultado final
08 e 09/08 - Escolha das vagas
13/08 - Lista com alocação dos médicos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.