Editorial

Junho e o orgulho do maranhense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

Estamos no mês mais festivo do ano no Maranhão. Junho é diferente para quem nasceu para as bandas de cá. A população aguarda ansiosa pelo rufar dos pandeirões, pelo bater das matracas e acordes de orquestras. Na terra do bumba meu boi, todos têm sua matraca à mão, um coca de índia, um enfeite de cabelo ou um chapéu bordado com canutilho.

É assim por estas terras, que se distancia do Nordeste por não propagar só o forró nos sistemas de sons no período joanino e, assim, se faz único e mais forte em sua tradição, feita por homens e mulheres que dedicam a vida às manifestações. Não é à toa o frisson que a chegada dos festejos juninos provoca, com as pessoas fazendo selfies com mosaicos de bandeirinhas nas ruas ou trocando a trilha sonora dos carros pela sonoridade das matracas e orquestras.

As redes sociais e aplicativos, com seus feeds e stories, estão aí para comprovar essa paixão desenfreada do maranhense. Dada a largada, todo ano é assim. Todo mundo aproveita para demonstrar e expor seu coração, com registros ao lado de seus grupos preferidos.

Levadas muito a sério, as chamadas brincadeiras juninas são pulsantes em sua essência. Quem delas participa, se entrega com alma, dedica seus dias a fazê-las mais bonitas e esplendorosas a cada ano. É uma paixão que faz com que a comunidade se reúna em torno do mesmo objetivo, com índias e índios bordando suas indumentárias nas madrugadas, para que tudo esteja perfeito nos terreiros.

E as manifestações são plenas, em todos os sotaques e diversidade de ritmos e cores. Do bumba meu boi à dança portuguesa, passando pelo tambor de crioula, cacuriá, dança do Lelê, dança do coco e muito mais. Todas, com sua punjança característica que atrai multidões aos arraiais.

E este ano, os arraiais indoor ganharam força por oferecerem atrações de primeira linha, conforto e segurança. Um dos destaques é o "São João do São Luís Shopping", promovido em parceria com o jornal O Estado. O espaço foi sucesso no primeiro fim de semana, reunindo grande público para acompanhar atrações diversas.

E a festança, que ocorre sempre às sextas-feiras e sábados, continua neste fim de semana. Além das manifestações da cultura popular, atividades interativas para todas as pessoas de todas as idades, que amam o São João, e na medida para a família.

Então, prepare-se. Na sexta-feira (21), a animação ficará por conta do Cacuriá de Dona Teté e do Boi de Nina Rodrigues. No sábado (22), a festança ficará por conta da Quadrilha Fogo Caipira e do Boi Barrica. E todo dia tem músicas juninas e atividades recreativas, sempre a partir da 17h.

A programação tera continuidade também na sexta-feira (28), com Cacuriá da Rogéria, Quadrilha Flor do Sertão do Monte Castelo e o tradicional Boi de Axixá; e se encerra no Dia de São Pedro (sábado, 29), com apresentações do Cacuriá da Vila Goreth e do Boi Brilho da Ilha. Então, aproveite o São João!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.