Diplomacia

Xi será primeiro presidente chinês a visitar Coreia do Norte em 14 anos

Em meio a tensões com EUA, visita de dois dias acontecerá nesta quinta-feira, 20,antes da reunião do G-20, em Osaka, Japão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Xi Jiping, na foto com Kim Jong Un, será o primeiro líder chinês a visitar a Coreia do Norte em 14 anos
Xi Jiping, na foto com Kim Jong Un, será o primeiro líder chinês a visitar a Coreia do Norte em 14 anos (Reuters)

PEQUIM — Nesta quinta-feira, 20, o presidente Xi Jinping desembarcará na Coreia do Norte para uma visita oficial de dois dias, segundo as agências oficiais de ambos os países. A viagem de Xi, o primeiro líder daChina a visitar Pyongyang em 14 anos, é uma medida que surpreende a poucos dias do encontro do presidente chinês com o americano Donald Trump. O último líder chinês a visitar a Coreia do Norte foi Hu Jintao, em 2005.

A China é o único grande aliado da reclusa Coreia do Norte — e a viagem de presidente chinês vem em meio ao acirramento das tensões entre Washington e Pyongyang após o fracasso das negociações sobre o programa nuclear coreano. A relação da Casa Branca com Pequim também passa por um momento difícil, com a escalada da guerra comercial travada pelos dois países.

"Os dois lados irão trocar opiniões sobre a situação na região e impulsionar um novo progresso para a resolução política da questão da Península Coreana", disse a emissora oficial chinesa CCTV, em uma longa reportagem que abriu seu noticiário noturno ontem, 17.

Segundo as imprensas oficiais chinesa e norte-coreana, o convite para a visita teria sido feito pelo ditador norte-coreano, Kim Jong-un.

Desde a reunião fracassada entre Donald Trump e Kim em Hanói, em fevereiro deste ano, que terminou antes do previsto e sem acordo , Pyongyang voltou a testar mísseis e alertou que haverá "consequências verdadeiramente indesejáveis" caso os Estados Unidos não demonstrem maior flexibilidade.

A visita de Xi dará início a uma série de atividades diplomáticas importantes na região. Trump deverá visitar a Coreia do Sul após o encontro do G-20, na semana que vem, em Osaka, no Japão. O gabinete do presidente sul-coreano, Monn Jae-in, disse que tem reuniões marcadas com Xi durante a cúpula.

Recado para Trump, diz diplomata

Kim visitou a China quatro vezes desde março de 2018, segundo a CCTV. A primeira das visitas, feita em segredo relativo, foi a primeira viagem de Kim da qual se tem conhecimento desde que assumiu o poder, em junho de 2011.

Diplomatas esperam uma visita de Xi à Coreia há muito tempo. Um diplomata ocidental em Pequim disse que o presidente chinês provavelmente tinha um convite em aberto e decidiu aceitá-lo às vésperas do G-20:

"É Xi mostrando a Trump que a China ainda tem uma cartada importante: a Coreia do Norte", disse.

A televisão chinesa ressaltou que, neste ano, a China e a Coreia do Norte comemoram 70 anos de relações diplomáticas.

Kim e Trump realizaram um encontro histórico no ano passado, em Cingapura — o primeiro entre os dois líderes. Mas depois da reunião em Hanói neste ano, a expectativa de uma solução rápida para a crise que se estende por décadas — e para a questão nuclear norte-coreana — foi por água abaixo.

Os Estados Unidos querem que a Coreia do Norte comprove que está abandonando seu programa nuclear antes de aliviar das sanções. Os coreanos, entretanto, reclamam que Washington não reconhece as concessões já realizadas por Pyongyang.

Kim já se encontrou com o líder sul-coreano três vezes, a última delas em setembro de 2018. O porta-voz Ko Min-jung disse esperar que a visita de Xi contribua para "uma volta antecipada das negociações para uma desnuclearização completa da Península Coreana e para o estabelecimento duradouro da paz".

As duas Coreias vivem em um impasse militar desde que foi declarado o cessar-fogo da Guerra da Coreia , em 1953. Um tratado de paz entre os dois países nunca foi assinado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.