COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Em Brasília, encontro dos escritores maranhenses José Sarney (ex-presidente da República e atual decano da Academia Brasileira de Letras) e Daniel Blume (procurador do Estado, conselheiro federal da OAB e membro do PEN Clube do Brasil). O ex-presidente lançou a obra “José Sarney: Bibliografia e Fortuna Crítica”, que sintetiza sua extensa obra literária, bem como sua repercussão na crítica especializada nacional e estrangeira. Na oportunidade, Blume entregou a ele seu livro de poemas “Resposta ao Terno”, em versão traduzida para o italiano e o francês, lançado, recentemente, no Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suíça
Em Brasília, encontro dos escritores maranhenses José Sarney (ex-presidente da República e atual decano da Academia Brasileira de Letras) e Daniel Blume (procurador do Estado, conselheiro federal da OAB e membro do PEN Clube do Brasil). O ex-presidente lançou a obra “José Sarney: Bibliografia e Fortuna Crítica”, que sintetiza sua extensa obra literária, bem como sua repercussão na crítica especializada nacional e estrangeira. Na oportunidade, Blume entregou a ele seu livro de poemas “Resposta ao Terno”, em versão traduzida para o italiano e o francês, lançado, recentemente, no Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suíça
A diretora do Colégio Dom Bosco, Isabella Rodrigues Caracas, entre as conselheiras estaduais de Educação e autoras Elizabeth Rodrigues e Sônia Almeida, no lançamento do livro “Educação Básica e Superior no MA”
A diretora do Colégio Dom Bosco, Isabella Rodrigues Caracas, entre as conselheiras estaduais de Educação e autoras Elizabeth Rodrigues e Sônia Almeida, no lançamento do livro “Educação Básica e Superior no MA”

Natalino e Walter
A campanha eleitoral para Reitoria e Vice-Reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem mobilizado alunos e colaboradores da instituição, que já demonstram favoritismo aos candidatos Natalino Salgado e Walter Nunes.
Os grandes nomes mais cotados para comandar os campi apresentam propostas inovadoras, como a estimulação do empreendedorismo institucional para enfrentar as crises pelas quais a universidade vem passando, de sugestão do professor Walter Nunes.
O pacto entre as propostas de Walter Nunes e Natalino Salgado, que esteve à frente da universidade por dois mandatos consecutivos, os quais prosperaram grandes projetos e o crescimento da instituição, deve ser um período de ascensão para a instituição, de forma a alcançar o título de uma das melhores do Brasil.

Fogueira acesa
A fogueira de São João já está acesa em São Luís. Basta um giro pela Praia Grande, por exemplo, para testemunhar que a festa já deu o seu sinal verde, embora ainda nem estejamos na metade do mês de junho. Na verdade, são as prévias que, para muitos, já poderiam figurar como “programação oficial”, esta, sinalizada apenas para o dia 19.
No entanto, a maioria não espera e se engaja onde haja grupos evoluindo e dando o seu show de cultura popular. No Maranhão, são os grupos de bumba meu boi que formam a camada mais espessa das manifestações e, por essa razão, há programações em que eles abrirão a fecharão as noites juninas.

Fogueira acesa 2
Os grupos, aliás, estão cumprindo seus rituais de batismo, geralmente com a presença de um padre, que benze o couro do boi, seus brincantes e o povo que acompanha a ritualística. Para amos, cantores e brincantes, o “batizado”, como eles chamam, é de fundamental importância para que todos saiam de suas sedes, invadam os diversos terreiros e elas retornem
sãos e salvos.
Há quem jure de pé junto que, se assim não ocorre, é maior a probabilidade de incidentes pelo meio do percurso, ou seja, no trajeto de um arraial para outro, imprevistos, desistências de contratação e por aí vai. Ou seja, na dúvida, é sempre bom cumprir, “ipsis litteris”, o ritual
como manda a tradição.

Educação no Maranhão
Com o objetivo de contribuir ainda mais para a oferta de uma educação inclusiva e de qualidade, o Conselho Estadual de Educação, sob a presidência de Maria do Perpetuo Socorro Azevedo Carneiro, lançou o livro “Educação Básica e Superior no Maranhão – Resoluções Normativas e Discussões Pertinentes”.
A obra reúne diversos artigos de autoria de conselheiros e educadores, sendo, por esta razão, de extrema importância para orientar a comunidade quanto à regulamentação vigente no sistema educacional do Maranhão.
Entre os autores da obra, está a diretora do Grupo Dom Bosco e conselheira estadual de Educação Elizabeth Rodrigues, que assina o capítulo “O Credenciamento da Escola como Fator de Qualidade na Oferta da Educação Básica”.

Homenagem a O Estado
A viúva do compositor e cantor maranhense José de Ribamar Viana. o Papete, está em São Luís. Ela veio especialmente para o ritual de batismo do Boi de Axixá, do qual é a madrinha.
A festa aconteceu na noite de sábado, na Casa do Maranhão, na Praia Grande, oportunidade em que a presidente de honra do grupo folclórico, Leila Naiva, prestou homenagem a vários profissionais, jornalistas, empresas de comunicação e instituições que contribuíram para a trajetória de sucesso do boi.
Entre os homenageados, estavam o jornal O Estado e a TV Mirante. Quem recebeu a Comenda Francisco Naiva representando o jornal foi o jornalista Evandro Júnior. A jornalista Olívia Franse recebeu pela TV.

Imersão profissional
Com o objetivo de aproximar os estudantes do mercado de trabalho, vem aí um evento que visa oferecer uma imersão e experiência profissional, com a oferta de aulas experimentais, orientação profissional e
desafios sobre carreiras.
Trata-se do “Giro das Profissões”, feira acadêmica promovida pela UNDB Centro Universitário, e que acontecerá na sede da instituição, no Renascença II, dia 11 de junho, voltado para alunos da graduação e do ensino médio e, também, para aqueles que desejam cursar uma segunda graduação.
Na programação, aulas experimentais, feira de profissões, orientação profissional com alunos e professores do Curso de Psicologia, bate-papo com pizza, talk-shows e júri simulado organizado pelos alunos do Curso de Direito, além do “Espaço Saúde”, clínica com oferta de serviços e esclarecimentos sobre os diferenciais dos cursos. As inscrições para o
evento são gratuitas.

Ação social reúne mais de mil
Foi realizada, no sábado, uma proveitosa ação social no bairro João de Deus, uma iniciativa do Movimento Popular de Lutas Urbanas, em parceria com o projeto "Nelson Andrade". Durante todo o dia, foram oferecidos diversos serviços, entre eles, aplicação de Flúor, massoterapeuta, testes de grupo sanguíneo, aferição de pressão arterial, enfermagem, estética e beleza, orientação jurídica, consulta a optometrista, pintura facial infantil e serviços de assistência social do CRAS. O evento teve saldo positivo, reunindo mais de 1.500 pessoa

TRIVIAL VARIADO
Encerrada, ontem, mais uma edição da tradicional Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara. Depois de dias e noites de fé e religiosidade, o numeroso público entrou no ritmo do forró de Mara Pavanelly.

A equipe econômica do governo federal decidiu não mais açambarcar todos os problemas ao mesmo tempo. Por isso, o projeto de
reforma da Previdência não incluirá estados e municípios.

A reitora da Universidade Federal do Maranhão, professora Nair Portela, anunciou que o jornalista, radialista e ex-deputado estadual José Raimundo Rodrigues será o homenageado da 42º edição do Festival Guarnicê de Cinema.

Aliás, por falar no Guarnicê: astros e estrelas do cinema e da TV convidados para o evento, visitarão a Feirinha São Luís, na Praça João Lisboa, na manhã do dia 16 de junho, onde, entre outras coisas, conhecerão a nossa rica e diversificada gastronomia.

DE RELANCE

Lançamento do Guarnicê
A coletiva de lançamento do 42° Festival Guarnicê de Cinema acontece amanhã, no Grand São Luís Hotel, oportunidade em que serão apresentados o conceito, a programação, identidade visual, homenageados nacionais e estaduais, convidados, lançamentos de filmes, ações formativas e as
novidades da programação oficial.

Carros elétricos
Idosos e pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida podem contar agora com carros elétricos, para ajudar na locomoção pelo Centro Histórico de São Luís. A TVN, operadora de internet fibra óptica, telefonia e TV a cabo, é uma das empresas parceiras que viabilizaram a aquisição dos veículos. A entrega oficial dos carros aconteceu na sede da Câmara Municipal de São Luís. Esses veículos, que contam com espaço para cadeirantes e acompanhantes, serão operados pela Secretaria
Municipal de Trânsito e Transporte.

Cortejo de bumba meu boi
A segunda exposição “Diamante Brasileiro Boi de Santa Fé: Cultura e Tradição!” será encerrada na próxima quinta-feira, com um grande cortejo de rua, reunindo grupos de bumba meu boi. A concentração será no Largo da Igreja de São João, na Rua da Paz. Depois, os participantes percorrerão toda a extensão da Rua Grande, finalizando na frente do Palacete Gentil Braga. O evento é produzida pela Associação Cultural do Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula
Unidos de Santa Fé.

Elenco para musical
Abertas, na Oficina de Interpretação SLZ, as audições para o processo seletivo que formará o elenco do espetáculo musical “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, inspirado na versão original de 197! e na de 2005 do clássico do cinema. O musical tem direção da bailarina e coreógrafa paulista Carol Marcondes, com passagens pela Brodway.

Seleção de bolsistas
O Núcleo de Relações Internacionais da Universidade Federal do Maranhão está com edital aberto para seleção de bolsistas de mobilidade estudantil internacional do programa de bolsas íbero-americanas do Banco Santander. As inscrições podem ser realizadas até o dia 7 de julho. O processo seletivo oferece uma bolsa de três mil euros para estudantes de graduação presencial de todos os campus da Universidade Federal do Maranhão que desejam participar da mobilidade acadêmica internacional. Esse intercâmbio ocorrerá no primeiro ou segundo semestre de 2020.

Arraial no shopping
O estacionamento do São Luís Shopping voltará a sediar um evento junino. Trata-se do “Arraiá 4Mãos”, que será realizado de 14 a 29 de junho. O grande terreiro receberá artistas nacionais, como Marília Mendonça, Avine Vinny, Diego & Victor Hugo, Kiko Chicabana, Montana & Rafael, Thales Lessa, Matheus Fernandes e Thullio Milionário. Entre as atrações locais, destaque para o Boi de Nina Rodrigues, Boi de Axixá, Cia. Cazumbá, Boi de Maracanã, Boi de Sonhos, Grupo Lamparina, Boi de Santa Fé, Cacuriá de Dona Teté, Boi Encanto do Olho d’Água, Fabrícia e Banda, Pepe Jr, Michael Wesley, Mix in Brasil, Daysa Costa, Fernando & Franco, Guto Ximenes e Lucas Seabra.

Contra afogamento
A Maior Aula de Natação do Mundo já tem data para acontecer. O evento que faz um alerta para os altos índices de afogamento será realizado no dia 20 de junho, às 9h30, pontualmente e simultaneamente, em várias partes do Brasil e do mundo. Em São Luís, a aula acontecerá nas piscinas do complexo aquático da Academia Viva Água, no Renascença II. O esforço, além de despertar para a seriedade do problema (afogamento), é quebrar mais um recorde do Guinness Book of Records para o maior número de pessoas dentro de piscinas ao mesmo tempo.

Para escrever na pedra:
“A maior glória não é ficar de pé, mas levantar-se
cada vez que se cai” (Confúcio)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.