Anarriê

É São João! festança no Arraial do Ilha anima público com diversidade

Emmanuel Menezes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Boi de Morros, sotaque de matraca, anima o público durante apresentação
Boi de Morros, sotaque de matraca, anima o público durante apresentação (Arraial do Ilha 2019 Boi de Morros)

SÃO LUÍS - Com muita animação, foi dada a largada para o Arraial do Ilha, ontem (7), na Praça de Eventos do Shopping da Ilha, no bairro Maranhão Novo. O público lotou o espaço para conferir a programação que incluía de cacuriá e bumba meu boi do sotaque de orquestra.

A Banda de Música do Bom Menino das Mercês foi a responsável por fazer a abertura da festança. Com um repertório variado, do xote ao baião, os 50 integrantes animaram a galera. "Nossa intenção é trazer animação e também trabalhar a nostalgia com o público. A banda está afinada e estamos felizes em participarmos desse arraial", disse Nielza Costa, pedagoga da Banda do Bom Menino.

O rebolado tomou de conta do palco com o Cacuriá do John. Há 20 anos trazendo mais gingado para os palcos dos arraiais da Ilha, o grupo trouxe novas coreografias e, também, um elenco mais jovem. "Em 2019 tivemos a adição de novos dançarinos que estão com todo o gás que o cacuriá precisa. Esperamos ter conquistado o público de fato", disse John, dono do grupo e também dançarino.

Para encerrar, o tradicional Boi de Morros trouxe o marcante laranja e roxo para o palco. O grupo folclórico animou a todos com a sua apresentação.

"Estamos batendo nessa tecla de trazer a religiosidade para o palco há alguns anos. Entendemos que o folclore e a religião são duas coisas que podem ser trabalhadas juntas de maneira muito bonita", diz Clarice Lobato, diretora do Boi de Morros.

O Arraial

Em 2019, o Arraial do Ilha está com a sua maior edição já feita. São 16 dias de programação. Além do palco principal, uma quermesse foi montada no espaço com uma barraca de comidas típicas, brincadeiras pra criançada, touro mecânico, bola na lata, tiro ao alvo e muitas outras atrações.

"São alguns desses atributos que tornam o Arraial do Ilha o maior arraial indoor de São Luís. Além da estrutura ser ampla, trabalhamos com a transmissão ao vivo no Imirante.com", explica Elirdes Costa, gerente de marketing do Shopping da Ilha.

Esse é o terceiro ano que o Imirante.com transmite o evento. A coordenadora de conteúdo do Imirante e também apresentadora do Arraial do Ilha, Cintia Araujo, ressalta que a cultura local sempre tem espaço de destaque dentro de todas as marcas do Grupo Mirante. “Essa valorização é muito nítida, e o Arraial do Ilha é um dos maiores exemplos dessa valorização. Somos um arraial que é transmitido ao vivo para todo o mundo, basta um clique”, disse.

No total, mais de 40 atrações culturais estão confirmadas para passar pelo palco do Ilha. Além da barraca de comida típica, na Praça de Eventos, o shopping oferece mais de 30 opções pra comer na Praça de Alimentação.

Programação do fim de semana

08/06 - Sábado

17h – Músicas e brincadeiras juninas

18h – Boi Meu Tamarineiro

19h – Barriquinha

20h – Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra

09/06 - Domingo

16h – Músicas e brincadeiras juninas

18h – Cacuriá Assa Cana

19h – Boi de Nina Rodrigues


Confira abaixo registros do repórter fotográfico De Jesus:

Arraial do Ilha, noite de estreia 7 de junho sexta

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.