COLUNA

Insistência

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

A oposição na Assembleia Legislativa ao Palácio dos Leões ainda não desistiu de conseguir as explicações do secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, sobre a situação das estradas do Maranhão.
Mesmo depois de sofrer uma derrota no plenário com a rejeição de requerimento convocando o gestor, os deputados oposicionistas já preparam uma nova ofensiva para forçar a ida de Noleto à Assembleia Legislativa.
Desta vez, o convite para o titular da Sinfra poderá vir da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Casa. Uma audiência pública pode ser a oportunidade para Clayton Noleto mostrar todas as ações da Sinfra em relação às estradas do Maranhão.
E a aposta da oposição é que o pedido de audiência na comissão seja aprovado, até mesmo porque o presidente da comissão de Obras, deputado Felipe dos Pneus (PRTB), já havia se mostrado interessado em levar Noleto para falar para os deputados que compõem a comissão.
Resta saber se a base de apoio ao Palácio dos Leões vai conseguir barrar mais esse chamado dos deputados de oposição. Ou se, simplesmente, por ser um convite, o secretário não atenda ao pedido da Assembleia Legislativa.

PDT com Osmar
O PDT já fechou questão e elegeu o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho, como seu pré-candidato à Prefeitura da capital.
Osmar, impulsionado pelo apoio que já recebeu da cúpula do partido, já trata abertamente do projeto, que ele afirma estar sendo construído com diálogo aberto com todos os agentes que compõem o seu grupo político.
O presidente da Câmara conta com o apoio de figuras do PDT como o senador Weverton Rocha, os vereadores Raimundo Penha, Pavão Filho e Ivaldo Rodrigues, e do o próprio prefeito Edivaldo Júnior.

Pagamento
Os servidores públicos estaduais levaram um susto após o anúncio do governador Flávio Dino de que o pagamento de maio sairia somente em junho.
Nas redes sociais do comunista, os comentários foram somente negativos e, depois de um tempo, Dino deu outra notícia: o pagamento sairá um dia antes do previsto.
Vale lembrar que pela Constituição o pagamento de trabalhadores pode ser feito até o 5º dia útil do mês. Mas os servidores públicos do Maranhão sempre receberam antes do mês chegar ao fim. Por isso a reclamação.

Em dia
E falando em pagamento, a Prefeitura de São Luís também anunciou o pagamento da folha dos servidores.
O prefeito Edivaldo Júnior vai antecipar o pagamento do funcionalismo municipal de São Luís para sábado, dia 1º.
A gestão comemora mais este pagamento, já que, em outras capitais, os servidores públicos tiveram atrasos em seus vencimentos.

Comissões
A composição das 12 comissões temáticas da Câmara dos Vereadores de São Luís deverá ser chancelada na sessão da próxima segunda-feira, 3, pelo presidente da Casa, Osmar Filho (PDT).
Nos bastidores, ainda são definidos os últimos acordos para as indicações das presidências.
Apenas a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e de Educação têm nomes definidos e serão conduzidas, respectivamente, por Pavão Filho (PDT) e Marquinhos Silva (DEM). A Comissão da Saúde deverá ser presidida por Estevão Aragão (PSDB).

Força governista
A segunda recusa em pouco mais de um mês de convocação de um secretário em plenário demonstrou que a “crise” entre aliados e Executivo está aparentemente contornada.
Há algumas semanas, pautas de interesse do Governo tramitaram a “passos lentos” para que o governador Flávio Dino (PCdoB) fosse pressionado a liberar emendas.
Após a liberação, tudo mudou e até mesmo o pedido de empréstimo foi aprovado na Casa.

Estranho
O Palácio dos Leões silencia em relação às mudanças anunciadas pelo governador Flávio Dino em sua estrutura de governo.
O comunista havia anunciado que o Procon teria nova direção. Sairia a advogada Karen Barros para a entrada do também advogado Carlos Sérgio Barros.
No entanto, quase um mês após o anúncio, a mudança não se concretizou. Karen Barros, que fez até reunião de despedida, se mantém no comando do órgão e ainda anuncia em redes sociais ações do Procon.

DE OLHO

R$ 2 bilhões é o valor anunciado pelo governo estadual em investimento nas estradas e vias urbanas do Maranhão nos últimos quatro anos.

E MAIS

• Para não assumir a presidência do Procon, Carlos Sérgio chegou a afirmar à coluna que estava com um acúmulo de processos e que precisa de mais tempo para adiantar seu trabalho como advogado.

• Vale lembrar que Carlos Sérgio Barros é advogado da coligação que reelegeu o governador Flávio Dino em 2018.

• O secretário de Segurança do Estado, Jefferson Portela, ainda não marcou o dia e o horário em que comparecerá à Corregedoria Geral de Justiça para prestar depoimento em sindicância aberta pelo desembargador Marcelo Carvalho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.