COLUNA

Triste realidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

A Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Corda tem se debruçado nos últimos dias à discussão a respeito da elevada taxa de mortalidade de recém-nascidos no Hospital Materno Infantil do município.
Na pauta da próxima sessão ordinária do Legislativo, o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) - tema abordado por O Estado em reportagem deste fim de semana - será apreciado pelos vereadores.
A situação alarmante de pelo menos 15 óbitos registrados em 2019 já provocou a reação de diversos órgãos e entidades de representatividade, a exemplo do Polo de Turismo de Barra do Corda, da Associação Comercial Agrícola e Industrial de Barra do Corda, do Clube dos Diretores Lojistas, do Sindicato dos Lojistas, da OAB, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Clube de Mães do município.
Lamentavelmente, contudo, a situação de elevada taxa de mortalidade infantil não se trata de um caso isolado, em Barra do Corda.
Estudo Desafios da Gestão Estadual (DGE) 2018, realizado pela Macroplan e divulgado em dezembro daquele ano, revelou que o Maranhão ocupa as últimas posições no ranking nacional que trata da mortalidade infantil.
O estado ocupa hoje a 22ª posição, à frente apenas de Roraima, Amazonas, Rio Grande do Norte, Goiás e
Rio de Janeiro.
Pelo relatório, mais de 50% dos óbitos registrados no Maranhão ocorrem na fase Neonatal Precoce. Outra fatia considerável dos óbitos acontecem na fase Pós-neonatal e a menor faixa ocorre na fase Neonatal Tardia.
Cerca de 70% dos óbitos no Maranhão durante a fase infantil, segundo o levantamento, ocorrem por causas evitáveis.
E se são evitáveis, acontecem, sem sombra de dúvida, por causa da ineficiência da assistência de saúde às mães e aos recém-nascidos.
Uma realidade que maltrata.

Prematuros
Outro aspecto analisado pelo DGE 2018 e que preocupa diz respeito à taxa de óbitos prematuros por doenças crônicas não transmissíveis em todo o país.
Apesar de estar melhor colocado em relação a outros aspectos, o Maranhão ocupa a 13ª posição, com elevação da taxa nos últimos anos.
A taxa do Maranhão é de 254,4, o que provoca um alerta do Governo Federal.

Filiação
O ex-secretário de Saúde Ricardo Murad deixou o PRP e se filiou ao PSDB. A assinatura da ficha de filiação aconteceu na noite da última quinta-feira, 16, na sede do partido.
A entrada de Murad no ninho tucano tem um objetivo já definido: o ex-secretário vai disputar a Prefeitura de Coroatá em 2020.
Além de Ricardo, a ex-deputada Andrea Murad também entrou nos quadros do PSDB. Ela comandará o PSDB Mulher em todo o Maranhão.

Nota do TJ
Depois de revelações a respeito de espionagem contra desembargadores - algumas bem detalhadas pelo delegando Ney Anderson - o Tribunal de Justiça emitiu nota.
O presidente do TJ, desembargador José Joaquim Figueiredo, exigiu “uma rigorosa e imparcial investigação de tais denúncias”.
Na nota, não há indicações de quem deva fazer as investigações. Mas, é provável que as diligências sejam realizadas pelo Ministério Público.

Com Moro
O tema que envolve a espionagem contra membros da Corte Estadual e seus familiares, aliás, já havia sido levada ao Ministério da Justiça.
Alarmado com as denúncias do ex-delegado Tiago Bardal, o deputado federal Edilázio Júnior (PSD) protocolou formalmente pedido de investigação ao ministro Sérgio Moro.
Na ocasião, ele sugeriu o destacamento da Polícia Federal para apurar o teor das denúncias.

Na agenda
O ex-candidato à Presidência da República pelo Partido Novo, João Amoêdo, desembarcará em São Luís no dia 4 de junho.
Amoêdo já quer começar a discutir, em todo o Brasil, as eleições 2020 e pretende definir candidatura própria do partido em São Luís.
O presidente nacional da sigla também quer a instalação de um diretório municipal na capital maranhense. Por isso a visita em junho, que também servirá para ampliar o número de filiados na sigla.

Eleições
Depois de confirmar pré-candidatura em entrevista à Rádio Mirante AM, o deputado estadual Neto Evangelista (DEM) participou de um encontro com o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Maia (DEM).
O deputado federal Juscelino Filho, presidente estadual do DEM e coordenador da bancada maranhense, participou do encontro.
O objetivo foi definir estratégias para as eleições municipais de 2020.

DE OLHO

R$ 2.249.431,00 é o valor que deve ser destinado à Corregedoria Geral de Justiça em orçamento aberto pelo Governo do Estado na última sexta-feira.

E MAIS

• A Justiça Eleitoral realiza audiências públicas nos dias 21 e 23 deste mês nos municípios de Barão de Grajaú e Aldeias Altas para tratar da biometria e segurança do processo eleitoral.

• O então governador em exercício do estado, Othelino Neto, recebeu a visita de cortesia de conselheiros de contas do TCE.

• O vice-governador Carlos Brandão reassume neste sábado o comando do Executivo Estadual; na segunda-feira, Flávio Dino retorna ao cargo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.