COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
NA CONCORRIDA e alegre noitada de sábado, no restaurante e casa de vinhos Oak Wine, embalada pela ótima música do Trio Art Du Jazz, um brinde de champagne à alegria de viver levantado pelo fotógrafo e cinegrafista Christian Matheus, Itaquê e Glória Câmara, o fisioterapeuta e cerimonialista Sérgio Balata e o Repórter PH. A boa conversa se prolongou até alta madrugada alimentada elos bons vinhos e os deliciosos quitutes da casa
NA CONCORRIDA e alegre noitada de sábado, no restaurante e casa de vinhos Oak Wine, embalada pela ótima música do Trio Art Du Jazz, um brinde de champagne à alegria de viver levantado pelo fotógrafo e cinegrafista Christian Matheus, Itaquê e Glória Câmara, o fisioterapeuta e cerimonialista Sérgio Balata e o Repórter PH. A boa conversa se prolongou até alta madrugada alimentada elos bons vinhos e os deliciosos quitutes da casa
Na programação festiva em homenagem ao Dia das Mães, realizada na Academia Viva Água, o professor carioca Eduardo Roberto, a jornalista Mônica Moreira Lima, o professor Dimas Araújo e a filha, Denise Araújo
Na programação festiva em homenagem ao Dia das Mães, realizada na Academia Viva Água, o professor carioca Eduardo Roberto, a jornalista Mônica Moreira Lima, o professor Dimas Araújo e a filha, Denise Araújo

The Platters
Um dos grupos vocais mais longevos e importantes da música negra norte americana estará de volta a São Luís no próximo dia 23. O quarteto The Platters relembra clássicos que embalam gerações se apresentará, mais uma vez, no Centro de Convenções Gov. Pedro Neiva de Santana.
Formado em 1952, em Los Angeles, o grupo vocal conquistou sucesso no ambiente de ascensão do rock´n´roll e da música negra para grandes públicos com canções como Only You, Great Pretender, Smoke Gets in Your Eyes e You? ll Never Know.
As diferentes formações ao longo dos anos acabaram dando início a disputas judiciais pelo nome The Platters – e diferentes conjuntos circulam pelo mundo reinvindicando o caráter, digamos, “oficial” do grupo. Todos os integrantes originais e seus sucessores diretos, que fizeram em algum momento parte da “formação clássica”, estão mortos ou aposentados.
Os quatro artistas que se apresentarão na Capital como The Platters são Kevin Carrol, Ronn Howard, Farah Melanson e Samuel Caesar (que substituiu B. J. Mitchell, morto em março). No site do grupo (theplatters.com), o quarteto titular é outro.
Como uma espécie de franquia, portanto, The Platters acaba sendo um nome usado por distintas formações para apresentar clássicos que embalam diferentes gerações desde os anos 1950.

A onda
A chuvarada que atingiu São Luís na tarde de sexta-feira pegou muito motorista de surpresa. Em questão de minutos, diversas partes da cidade alagaram, não deixando muita escapatória para quem estava dentro do carro, preso no trânsito.
Depois que a água baixou e o susto passou, os condutores ainda tiveram motivo para mais dor de cabeça: além de contabilizar o prejuízo, foi difícil encontrar um local disponível até para lavar o veículo.
Com tanta procura, o tempo de espera chegou a muitas horas.

Cleon noventão
O decano dos arquitetos maranhenses, Cléon Furtado, completou, no último sábado, noventa de muitos bem vividos anos.
Depois de uma longa e exitosa carreira profissional, Cléon continua em forma, jogando tênis e cantando em serestas de amigos, e como experiente globetrotter que é foi curtir a invejável data com sua família no Equador.
Mas seus amigos, particularmente os das quadras de tênis, aguardam seu retorno para uma já concorrida homenagem programada para o sábado, dia 25, no restaurante Sal & Brasa.

Aperitivos juninos
Estamos praticamente na metade de maio e isto quer dizer que, apesar das chuvas, a fogueira de São João está na iminência de ser acesa, para a alegria dos grupos folclóricos. Principalmente os batalhões de bumba meu boi intensificam os ensaios em suas sedes.
Abertos ao público, os ensaios são uma maneira de incentivar a cultura popular, além de ser um esquenta para que os amantes do São João entrem no
clima dessa festa, que no Maranhão tem gosto de comida típica e som
de matracas e pandeirões.
Foi assim no fim de semana na Capital, quando manifestações do gênero como Boi de Maracanã, Boi Pirilampo e o Boi de Sonhos receberam a comunidade
em seus terreiros.
Em Alcântara, o fez o Boi da Floresta, garantindo o aperitivo que move os corações dos maranhenses nesta época do ano, avançando até o mês de julho.

Bolshoi do Brasil
O Teatro Arthur Azevedo divulgou a data da pré-seleção para o Ballet Bolshoi do Brasil. A pré-seletiva será realizada dia 26 de junho, na sala de dança do teatro, na Rua do Sol, objetivando inserir alunos em vários cursos. As etapas são eliminatórias e consecutivas e a primeira consistirá de exercícios de barra, centro e pontas, além de exercícios lúdicos para os candidatos visando ao curso básico. Entre os cursos, há o de Dança Clássica, por exemplo. As inscrições prosseguirão até o dia 23 de junho, via site da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

TRIVIAL VARIADO
Quem está circulando na cidade é Murilo Albuquerque. Ontem, ele participou do almoço das mães, no Class Eventos, com sua mãe Cacilda Albuquerque e seus irmãos Fernando e Ana Lúcia (esta, com Amaro Santana Leite).

Outra grande mesa reunia toda a família Feijó – à frente Célia e Maurício Feijó com a filha Michellinne e o genro Anderson Bentes de Sousa e os amigos Graça e Edmar Jansen de Mello.

Faltam 8 dias para o governo federal anunciar novo corte de despesas. Está difícil conter em 139 bilhões de reais o déficit no orçamento deste ano.

Fim de uma era: a 12 de maio de 1996, a equipe econômica do Ministério da Fazenda concluiu programa para solucionar a crise dos bancos estatais. Resumia-se à oferta de recursos do Tesouro Nacional. Em troca, os governos estaduais perderiam o controle acionário das instituições financeiras.

O presidente Jair Bolsonaro começa a assimilar as aulas sobre como evitar tempestade
em copo d’água. No fim de semana, afirmou que, se o decreto que facilitou o porte de armas for inconstitucional, tem que
deixar de existir.

O plenário da Câmara dos Deputados votará, nesta semana, medida provisória que autoriza até 100 por cento de capital estrangeiro em companhias aéreas com sede no Brasil. Caso fique comprovada a redução das tarifas, ninguém poderá ir contra.

Na ex-Cidade Maravilhosa, uma placa foi afixada no telhado de um prédio do Complexo da Maré, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, com os dizeres: “Escola. Não atire.” É um pedido desesperado para que as operações policiais preservem professores e alunos.

Em 1969, Gilberto Gil compôs “Aquele Abraço”, de grande sucesso. A primeira frase da música: “O Rio de Janeiro continua lindo”. Se Gilberto Gil quiser fazer uma adaptação da letra, passados 50 anos, dirá: “O Rio de Janeiro está feio, triste, sujo e violento.”

O que sabemos: o Rio costuma ser o laboratório. Tudo o que se consolida por lá, espalha-se para as demais capitais.

Perto da Torre de Babel: a divisão na política brasileira só não perde para os indígenas. São 900 mil no País. Dividem-se em 305 etnias e falam 274 línguas.

DE RELANCE

Contra a violência
O Ministério Público do Maranhão lançou, na última sexta-feira, a campanha “18 de Maio”. A ação integra um conjunto de medidas de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. É bom que se ressalte: de janeiro a março deste ano, foram registrados 153 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Maranhão. Ou seja: mais de uma ocorrência por dia. Isto fora os casos que as autoridades não chegam a tomar conhecimento.

Tecnologia e educação
O grupo de estudos Google, com apoio da Faculdade de Negócios Faene, promoveu seu segundo encontro nas instalações da instituição, no Residencial Pinheiro. Um dos destaques foi a palestra de Cássia Furtado, sobre tecnologias aplicadas à educação e seu aplicativo educacional Tecteca. Na semana passada, aliás, quem esteve na faculdade foi o professor Fábio Arruda, falando sobre o Green Supply, para os alunos do MBA em Logística.

Campanha de vacinação
A campanha de vacinação antirrábica em São Luís foi encerrada no fim de semana com saldo positivo. Pelo menos 160 mil animais foram imunizados contra a raiva, conforme relatório da Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho foi iniciado no mês de fevereiro e as ações avançaram por diversos bairros. No total, mais de 200 vacinadores dividiram-se em horários específicos e integraram a campanha desde sua fase inicial. No entanto, mesmo com seu encerramento, a vacina continuará disponível.

Não atire
Vejam a que ponto chegamos no Brasil: uma placa foi afixada no telhado de um prédio do Complexo da Maré, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, com os dizeres “Escola. Não atire.” Trata-se de um pedido desesperado para que as operações policiais preservem professores e alunos. A operação da Polícia de combate ao crime deixou oito mortos na região, recentemente. Durante a ação, tiros foram disparados por agentes de dentro de um helicóptero. O objetivo era prender um grande traficante.

Festejo do Barrica
A Companhia Barrica abrirá sua programação junina no dia 19 de junho, na Casa Barrica, na Madre Deus, celebrando seu 35º festejo junino. O grupo maranhense já esteve em países como Alemanha, Argentina, Canadá, Japão, Coréia, França, Itália, México, Portugal, Emirados Árabes e China. Este ano, a companhia vai para os terreiros com 120 integrantes, entre brincantes e apoiadores. No repertório, clássicos e músicas novas escritas pelos compositores Luís Bulcão, Inácio Pinheiro e Roberto Brandão.

Sem canudos
Um poderoso inimigo do meio ambiente acaba de ser banido do Maranhão. É o canudo de plástico, que podem levar séculos para se decompor totalmente. A chamada Lei dos Canudos, uma iniciativa dos deputados Adelmo Soares e Duarte Jr, veta a comercialização e a utilização de canudos de plástico e promove a utilização de canudos reutilizáveis ou biodegradáveis, que podem ser de bambu, aço,
papel e outros materiais.

Sem canudos 2
Com a Lei dos Canudos, o Maranhão junta-se a São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro no ainda pequeno grupo de estados e cidades brasileiras que baniram o uso de canudos e outros materiais de plástico. Em todo o mundo, dezenas de países já baniram o plástico, seja em canudos ou sacolas, como Nova Zelândia, Ruanda, Índia, Bélgica, Costa Rica, França, Granada, Indonésia, Noruega, Santa Lúcia e Serra Leoa, entre outros.

Mais engessado
O orçamento do governo federal está ficando mais engessado a cada ano que passa. Em parte, pelas limitações impostas pelo teto de gastos, que determina o gasto máximo em cada área com reajuste pela inflação. De outro lado, há a pressão que a Previdência, cujos gastos crescem num ritmo mais rápido do que a inflação, e folha salarial fazem sobre as contas públicas. A gestão Temer optou por colocar R$ 248,9 bilhões como despesas condicionadas, sobretudo em gastos para o pagamento de benefícios da Previdência e do Bolsa Família, e assim cumprir a tal regra de ouro.

Festival Guarnicê
98 trabalhos foram pré-selecionados para competirem no 42º Festival Guarnicê de Cinema. A lista completa dos 98 trabalhos você confere em: www.cultura.ufma.br/42guarnice. Disputarão as mostras nacionais competitivas Guarnicê de filmes de longas e curtas metragens, competitivas Guarnicê de filmes maranhenses de longas e curtas e, exclusiva aos maranhenses, as competitivas Guarnicê de curtíssimas metragens, videoclipes, reportagens televisivas e
de filmes publicitários.

Para escrever na pedra:
“A fortuna não muda os homens, apenas desmascara-os.” De Madame Suzanne Necker, escritora francesa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.