IMUNIZAÇÃO

Mais de 1 milhão ainda não foram imunizados contra gripe no MA

Público-alvo deve procurar os postos de vacinação para receber a dose da vacina contra a gripe até o dia 31 deste mês

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Apesar  da procura ser contínua em postos, ainda há muito do público-alvo a ser imunizado
Apesar da procura ser contínua em postos, ainda há muito do público-alvo a ser imunizado (A campanha de vacinação contra a gripe será encerrada dia 15)

Um total de 57,3% da população maranhen­se que integra o público-alvo para vacinação contra a gripe ainda não compareceu aos postos de saúde para garantir a imunização. De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), até terça-feira (7), cerca de 1 milhão não tinham recebido a dose da vacina. Crianças, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e demais população que faz parte do público-alvo e que ainda não foi imunizado, tem até o dia 31 deste mês para se proteger do vírus da Influenza.

Em todo o Maranhão, até o dia 7, quando ocorreu o Dia D de mobilização nacional, 801.706 pessoas, que compõem o público-alvo, foi imunizado, ou seja, 42,7% do total alvo estabelecido pelo MS. De acordo com o mesmo balanço, o estado ainda registrava um déficit de 1.075.697, total que tem até o último dia do mês de maio para procurar pela imunização nos postos de saúde e manter a caderneta de vacinação atualizada, bem como manter a saúde em dia.

Esse mesmo quantitativo de pessoas que ainda necessita receber a dose da vacina contra o vírus da Influenza no estado compõe o mesmo grupo recomendado como alvo pela Organização Mundial da Saúde (OMS). São eles: crianças, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos, professores – ensino básico e superior, comorbidades, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o balanço representa um resultado positivo para a campanha de 2019. “Foi um bom resultado que nos fez crer que estamos no caminho certo para atingir a meta de vacinar, pelo menos, 90% do grupo prioritário até o fim da campanha, que prossegue até o dia 31 de maio. A vacina é um direito constitucional e a maneira mais eficaz de proteger nosso país contra doenças”, afirmou.

SAIBA MAIS

O que é gripe (influenza)?

A gripe (Influenza) é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Normalmente, tem evolução por tempo limitado, durando de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. O Sistema Único de Saúde (SUS) concede de forma gratuita a vacina que protege contra os tipos A e B do vírus.

O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus.

Qual a importância da vacina da gripe?

A vacina da gripe é essencial para todas as pessoas acima de seis meses que não possuam contraindicação em recebê-la anualmente. Porém, para o público-alvo, é ainda mais importante, pois para essas pessoas as chances de complicações como consequência da infecção pelo vírus da gripe são muito mais frequentes.

Casos de gripe no Brasil

Neste ano, até 20 de abril, foram registrados 427 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 81 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é o vírus influenza A(H1N1)pdm09, com registro de 213 casos e 55 óbitos. Todos os estados estão abastecidos com o fosfato de oseltamivir e devem disponibilizá-lo de forma estratégica em suas unidades de saúde. Para o atendimento do ano de 2019, o Ministério da Saúde já enviou aproximadamente 9,5 milhões de unidades do medicamento aos estados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.