Influenza

Campanha de vacinação contra a gripe segue intensa na capital

28.338 pessoas foram imunizadas até agora, o que corresponde a 13,5% do público alvo da ação, sendo a maioria idosos, com um total de 13.928; até 1º de junho, mais de 230 mil pessoas devem estar vacinadas em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Idosos estão sendo  imunizados  contra a gripe em postos de saúde de São Luís
Idosos estão sendo imunizados contra a gripe em postos de saúde de São Luís (vacina)

A campanha de vacinação contra a influenza começou no último dia 23 em todo o Brasil, e até o momento 13,5% dos ludovicenses que fazem parte do público-alvo foram imunizados. Até o dia 1º de junho, mais de 230 mil pessoas de­vem ser vacinadas em São Luís.

A procura pela vacinação contra a gripe continua intensa em São Luís. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 28.338 pessoas foram vacinadas até agora, sendo a maioria idosos, com um total de 13.928 imunizados.

Nesta primeira etapa da campanha, foram destinadas à capital maranhense 40 mil doses da vacina, o que corresponde a 20% do total a ser recebido. A vacinação está acontecendo normalmente em todos os postos da cidade, segundo a secretaria.

No entanto, há falta de doses em postos como o Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, localizado no bairro da Cohab. A estudante Ana Carolina Sousa levou a filha de seis meses para ser imunizada, mas além das doses contra a influenza, outras vacinas estavam em falta.

“Fui ao posto, mas não tinha a vacina e algumas outras vacinas para criança também não tem. A gente tá esperando chegar pra voltar lá de novo”, contou.

O Estado manteve contato com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, para obter informações sobre o envio de doses para o posto mencionado, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

SAIBA MAIS

COMO OCORRE A PRODUÇÃO DA VACINA

1) Todos os países possuem centros de vigilância que recolhem amostras e analisam as cepas do vírus da gripe que estão pintando em cada lugar – eles sofrem mutações constantes. Os dados são encaminhados para a Organização Mundial da Saúde (OMS).
2) A entidade então determina os três ou quatro tipos do influenza que serão incluídos no imunizante. Isso ocorre em fevereiro no Hemisfério Norte e em setembro para o Hemisfério Sul, para a vacina ser produzida a tempo de chegar à população antes do inverno.
3) Com base nas orientações da OMS, os laboratórios iniciam a manufatura do produto. Começa assim: amostras dos vírus são injetadas em ovos de galinha que contêm um embrião vivo em pleno desenvolvimento. Os ovos são incubados para o influenza se multiplicar ali. Aliás, é por isso que gente alérgica a ovo não deve receber uma dose.
4) O líquido que envolve o embrião dentro do ovo serve de matéria-prima para a vacina. Depois de extrai-lo, os cientistas fragmentam e inativam o vírus da gripe – assim, é impossível que ele cause a doença.
5) Aí, as vacinas são distribuídas nos postos de saúde e nas clínicas particulares. Ao entrar em contato com o produto, o corpo da pessoa passa a produzir anticorpos que impedem a instalação da gripe.
6) A campanha estreia no período do ano mais suscetível a doença, para proteger a população antes que o número de casos se eleve.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA

Crianças de 6 meses a 5 anos
Gestantes
Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias
Pessoas com mais de 60 anos
Profissionais da saúde
Professores da rede pública e particular
População indígena
Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide
Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia
Portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter
Pessoas privadas de liberdade
Adolescentes internados em instituições socioeducativas, como a Fundação Casa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.